sexta-feira, 13 de junho de 2008

Avô cria navegador de web para neto autista

Taí uma iniciativa muito legal. John LeSieur trabalhacom software e percebeu que os computadores não estavam preparados para crianças autistas como o neto dele, Zackary, de seis anos de idade. A grande oferta de atividades nos computadores pessoais confundiam o menino, que frustrado, jogava o mouse longe.

O avô então procurou na internet ferramentas on-line que pudessem audar o menino autista, mas não encontrou nada. Insatisfeito com o resultado, ele criou pessoalmente um programa para crianças autistas. Claro que o soft foi apelidado de Zac Browser, em homenagem ao neto.

O programa está disponível de graça para quem estiver interessado. (http://www.zacbrowser.com/). O sistema simplifica a tarefa de usar o computador, ao bloquear o carregamento de vários sites, impedir o acesso a materiais violentos, de conteúdo sexual, etc... e apresenta algumas opções de sites com jogos educacionais, músicas, vídeos e imagens divertidas, como um aquário virtual, por exemplo.

Ao utilizarem o navegador de LeSieur, as crianças selecionam as atividades clicando em ícones maiores que os normais, como uma bola de futebol para jogos e uma pilha de livros para histórias. O Browser Zac também configura a tela para barrar propagandas e outros tipos de distração que eventualmente surgiriam diante do usuário.

Fonte:

Folha Online

quinta-feira, 12 de junho de 2008

Cicarelli ganha processo contra os poderosos YouTube e Globo

Poderosa é ela! Daniela Cicarelli ganhou na justiça o direito a uma multa de R$ 250 mil por dia do YouTube e da Globo por terem divulgado aquele vídeo dela com o então namorado na praia. (Alguém aí me indica um link pra por aqui de referência? rs)

O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo reconheceu, por unanimidade, que o vídeo do Renato Malzoni dando uns pegas na Daniela Cicarelli não poderia ser divulgado. A multa será paga caso as empresas não retirem o vídeo.

Bem, eu tenho o vídeo aqui no meu computador, mas não sei mais de nenhum site na net com essas imagens.

Pensando na grana que ela pode ganhar com essa história, fico até pensando... será que se eu fizer um vídeo parecido ali na Praia Grande eu consigo levantar algum $$$???

Fonte:

Info Online

Para saber mais:

Vídeo da praia é o 1ª na busca por Cicarelli no site YouTube

Claro que não dá pra fazer pipoca usando celular - isso foi Marketing Viral de uma empresa americana

A onda do marketing viral, que tenta fazer um anúncio virar moda e ser muito comentado na internet, veio mesmo pra ficar. E pelo visto, muita gente vai cair nas estratégias de publicidade daqui pra frente.

O caso mais recente é o de um vídeo do YouTube em que pessoas usavam quatro celulares juntos para preparar pipoca. A própria Folha Online caiu no truque quando deu notícia dizendo que especialistas afirmam que isso é impossível.

Agora a mesma Folha Online informa que uma empresa norte-americana, a Cardo Systems, admitiu nesta quinta-feira que é a autora dos filmes. Eles dizem que as imagens são apenas "ilusão de ótica, feitas para o entretenimento", e fazem parte de uma campanha de marketing viral.

Desde que foram publicados na internet, no fim de maio, os vídeos foram vistos por mais de 4 milhões de pessoas. Nos filmes, pessoas fingem que utilizam celulares para fazer o milho estourar. Para isso, elas apenas ligam para os celulares e fazem com que os aparelhos toquem.

"Os vídeos estão se espalhando como fogo, e começando a se tornar algo como uma lenda urbana", afirmou Kathryn Rhodes, diretora de marketing da Cardo Systems, ao site da revista "Wired". A Cardo Systems foi fundada em 2001, em Pittsburgh, nos Estados Unidos, e fabrica produtos com tecnologia Bluetooth, como headsets.

Fonte:

Folha Online

Salas de bate-papo e chat para crianças e adolescentes serão vigiadas

Para evitar a ação de pessoas com segundas ou terceiras intenções nas salas de bate papo para menores de 14 anos, o Grupo de Combate a Crimes Cibernéticos do Ministério Público de São Paulo fez uma série de recomendações aos provedores de Internet. Ele terão 90 dias para instalarem serviços que inibam a ação de pedófilos.

Depois deste prazo, as salas de bate-papo para menores de 14 anos deverão ter um ser humano acompanhando tudo e não poderão ser permitidas conversas privadas. Os provedores terão que proibir a possibilidade de chats privados em salas de bate-papo para crianças.

Para a procuradora da República, Adriana Scordamaglia, autora da recomendação, menores de 14 anos são um alvo fácil para quem utiliza salas de bate-papo para cometer crimes de pedofilia e aliciamento de menores. "A criança e o adolescente estão expostos a conversas inapropriadas para a sua idade e ainda podem trocar imagens indecentes, obscenas e violentas", afirma.

Caso os provedores não cumpram a recomendação em 90 dias, o MP pode adotar outras medidas judiciais e extra-judiciais

Você concorda com a sugestão do Ministério Público? Comente e diga por que!

Fonte:

UOL Tecnologia

Meninas que estavam desaparecidas foram encontradas

As duas maluquinhas estavam em Santa Catarina, e faziam planos de ir à Argentina. Elas foram até Porto Alegre pedindo carona e depois seguiram para a cidade de Curitibanos, em Santa Catarina


Foi quase uma semana de desespero. As mães das meninas criaram até comunidades no Orkut, a Procura-se Ana Livia Destefani e outra cujo nome já mudou para Giovanna foi encontrada !!!, chamando a atenção de todos e pedindo ajuda para localizá-las. O que teria acontecido com elas? Pensou-se em tudo, mas a polícia logo descartou a hipótese de um seqüestro, porque nunca hove um telefonema pedindo resgate.




Pois bem... com as fotos estampadas em jornais, na internet e mostradas na televisão, as duas foram reconhecidas pelo dono de um hotel em Curitibanos, Santa Catarina. Giovanna Maresti Sant'Anna Silva, 15, e Ana Lívia Destefani Luciano, 16, que estavam desaparecidas desde a quinta-feira passada, foram entregues à polícia às 19h20 de ontem. Elas contaram que foram até Porto Alegre de carona. Lá foram assaltadas, e seguiram na boléia de um caminhão até Curitibanos. Elas queriam ficar na cidade juntando dinheiro até completarem a maioridade para depois se mudarem para Buenos Aires.

Para saber mais:

Garotas que fugiram após ir ao cinema são achadas em SC

Comunidade comemora que elas foram encontradas


Ctrl+Alt+Del All TV em novo horário

O programa Ctrl+Alt+Del All TV está em novo horário. Todas as segundas-feiras, às 11h00, uma entrevista exclusiva sobre informática e internet. Vamos conversar sobre tudo aquilo que interessa ao usuário. MSN, Orkut, Torrents, P2P, dicas e muito mais. A All TV é uma tv por internet que permite a participação dos usuários pelo CHAT ao vivo, que é lido e comentado pelos apresentadores. PARTICIPE.

Não se esqueça:

Ctrl+Alt+Del All TV toda segunda-feira, às 11h00, na All TV, a tv por internet!!!

Políticos buscam eleitores no YouTube e Orkut

Prepare-se... eles têm horário eleitoral gratuito na televisão... mas, se nessa hora você desliga ou muda para um canal a cabo, saiba que vão te encontrar. Agora, no YouTube ou no Orkut.

Os especialistas já estão recomendando que os candidatos à eleição de outubro mantenham o diálogo com o internauta. Pelo menos já avisam que é bom esquecer o discurso e fiquem no bate-papo. Quem dá a dica é Marcelo Coutinho, professor da ESPM e diretor de análise e mercado do Ibope.

"O site do candidato é só discurso, não tem interatividade. Se você quer usar as comunidades de Internet, é preciso dialogar", disse ele à Reuters, tendo em mente o convencimento de candidatos sobre o eleitorado.

Para saber mais:

Orkut e YouTube aumentam diálogo com eleitor

Se não apareceu no Google, não existe... será?

Em artigo na Brasil de Fato, Sílvio Mieli divulga os detalhes da “Pesquisa sobre os perigos e oportunidades apresentados pelos programas de busca na internet (Google, em particular)”, )”, desenvolvida pelo Instituto de Sistemas da Informação e Computação da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria. A pesquisa mostra que os internautas começam a acreditar que uma resposta a uma pergunta precisa aparecer no Google. Caso contrário, acreditam que simplesmente não existe. O trabalho é uma denúncia às praticas de domínio de mercado do principal buscador da internet na atualidade, que domina 53,7% de participação no mercado ". ' O Google tem o monopólio dos programas de busca e invade massivamente a privacidade das pessoas. Sem enfrentar limitações de qualquer natureza, o Google conhece particularidades dos indivíduos mais do que qualquer outra instituição, 'transformando- o na maior agência de detetives do planeta'.

O estudo aponta ainda a preocupação com a geração acostumada a copiar e colar informações da internet "pescadas" por meio do Google.

Para saber mais:

Os perigos do Google como único filtro da realidade

Qualquer informação da Web serve? - os jovens não identificam mais informação ruim

Índice do especial “A geração mais burra”:

· Artigo completo Especial “A geração mais burra”

ouça ou baixe a versão em áudio

1. A Internet cresce assustadoramente. Todo mundo quer acrescentar alguma coisa. Qualquer Coisa

2. Quem se importa em encontrar conhecimento na internet? Os jovens não!

3. Jovens desperdiçam tempo na Era da Informação com MSN, Orkut e blogs ao invés de conhecimento

4. Que é isso, professor? Os jovens estão ficando burros???

5. A cobra morde o próprio rabo, o excesso de informação prejudica o interesse pela informação

6. Com a falta de interesse pela informação de qualidade, os veículos de comunicação se concentram em dados irrelevantes

7. “Quem lê tanta notícia?” perguntou Caetano Veloso nos anos 60. Que diria hoje em dia???

8. A situação das empresas na era da informação – elas também sofrem

9. A angústia com velocidade da informação na internet vai piorar

10. Qualquer informação da Web serve? - os jovens não identificam mais informação ruim

11. Os jovens não querem mais saber de informação com qualidade

12. A web 2.0 empobrece a informação na internet

13. Mas, Professor Mark Bauerlein, talvez os jovens não sejam burros quanto o senhor diz

quarta-feira, 11 de junho de 2008

Fim do mistério: descobri o que são "fotos minhas" ou "fotos comigo" no Orkut


O Orkut adicionou um novo ícone "fotos minhas" (que agora se chama fotos comigo) e depois de estranhar a novidade, eu finalmente descobri como funciona! Segue a solução abaixo:


Note que ao lado das fotos surgiu um link "Adicionar marcação". Faça assim: selecione uma das suas fotos em que um amigo seu (que está no Orkut) aparece. É só clicar em adicionar marcação, arrastar e soltar o mouse em cima da parte em que ele aparece. Pronto... confirme o nome dele de acordo com o perfil.

Agora quando você for checar as fotos do seu amigo (no ícone fotos com ele (ela)), a sua aparece lá...

creio que o contrário também funciona... pegue uma foto no álbum de um amigo seu em que você aparece, peça para adicionar marcação, selecione seu rosto arrastando e soltando o mouse e pronto: insira seu nome!

Se testou a dica, comente aqui com a gente... se ainda tem alguma dúvida, pergunte nos comentários abaixo!

Não fui só eu com esta dúvida!!!

Orkut ganha forte concorrente no Brasil


Com 60 milhões de usuários em todo o mundo, e 30 milhões de usuários brasileiros, é melhor o Orkut se apressar em lançar os novos gadgets do Open Social por aqui... nesta semana o Facebook, uma das redes sociais mais utilizadas nos EUA, fez uma investidas para conquistar os internautas brasileiros. Eles lançaram a interface em português. Login telas e termos de uso já foram traduzidos.


O grande lance é que o Facebook tem nada mais nada menos que 27 mil aplicativos que permitem colocar jogos, animais e até mensageiros instantâneos, tipo MSN, no próprio perfil.


Acorda, Orkut !!!


Fonte:

Folha de S. Paulo

Para saber mais:

LinkedIn anuncia versões em espanhol e português no 2º semestre

LinkedIn em português sai este ano

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Quem infringe os direitos de uma obra?

Em coluna do IDG NOW! de ontem, Stelleo Tolda, diretor-presidente do MercadoLivre.com, fala sobre o tema que foi discutido no Ctrl+Alt+Del All TV, que nesta segunda-feira foi ao ar às 11h00. De quem é a culpa quando um arquivo é disponibilizado nas redes para acesso de todos? Da empresa que permite que este conteúdo seja inserido, como o YouTube? Ou dos usuários?

Leia o artigo completo

Orkut com novidade: recomendações da comunidade

Acabei de entrar no Orkut para descobrir mais uma novidade. O quadro "recomendações da comunidade" exibe uma listinha com 3 comunidades, provavelmente as mais acessadas pelos integrantes do Orkut. Tanto que a primeira das sugestões é a "Eu odeio acordar cedo" com a fantástica participação de 4,5 milhões de pessoas.

Bem, não gostei das comunidades que me foram sugeridas. Não tenho o menor interesse em nenhuma delas. Se o Orkut utilizasse algum algorítimo que detecte as comunidades que eu participo para sugerir algo semelhante, tudo bem... mas eu não tenho nada a ver com as comunidades que estão sendo sugeridas como "recomendação". Ou seja: por enquanto, não gostei do serviço, e acho que a minha tela inicial do Orkut tá ficando "mais enfeitada que penteadeira de puta". Ainda bem que tenho monitor Widescreen pra caber tanta "novidade" na tela...


Alguém aí curtiu o novo serviço?

Sobre esta notícia, meu "irmão" Renan Fernandes comentou:

quando você clica no link "ver todas" aparece embaixo da
comunidade o link: "Por que isso me foi recomendado?" ai aparece um bla,
bla, bla.... por que você tem muitos amigos nesta comunidade, ou por que você
participa da comunidade tal. Algumas até faziam sentido outras não, mas
vai saber qual mecanismo eles usam pra chegar a esta conclusão.(?)"

Eu, para evitar o efeito "penteadeira", desativei as recomendações !!!

domingo, 8 de junho de 2008

Cuidado com o Play_mp3.exe - é cavalo-de-tróia (espécie de vírus)!!!

Alguém chegou ao blog do Ctrl+Alt+Del procurando saber "o que é o Play_mp3.exe", me informa o Sitemeter. Muito cuidado, eu tinha acabado de ler sobre isso na Info Exame desse mês.

Segundo nota da revista, na seção Zap! bugs S.A., o "play_mp3.exe" instala o cavalo-de-tróia Downloader-UA.h. A MacAfee chegou a registrar 119 mil infecções por este arquivo em 24 horas. O programa vem disfarçado de arquivo de música pelas redes de trocas de arquivo P2P como Limewire ou Emule. Como todo cavalo-de-tróia, ele abre a entrada do seu micro aos invasores.

Muita atenção: não aceite que o seu sistema rode este programa!!!

Pergunta: a quem interessa difundir programas maliciosos nas redes P2P???

MSN e outros programas de mensagem instantânea não diminuem a produtividade

Não sei se na empresa aonde você trabalha o acesso ao Messenger é bloqueado. As pessoas quebram a cabeça para tentar burlar a proibição. Só que o pessoal da informática já está por dentro de sites como Meebo ou Webmessenger e bloqueia o acesso a eles também. Portanto... o que fazer? Simples, a solução é procurar o seu chefe ou o responsável pela informática para solicitar a liberação do acesso. Mas calma, não adianta ir lá pra dizer que você precisa do Messenger de qualquer jeito... O melhor é você ir preparado com argumentos. E aqui vai o mais forte deles:

Os funcionários que usam mensageiro instantâneo tender a diminuir o número de interrupções nas tarefas - acredite se quiser! Pelo menos foi isso o que descobriu um estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Ohio e Universidade da Califórnia, que desbancou a idéia que se tinha de que os mensageiros instantâneos diminuem a produtividade. A pesquisa salvou os internautas mostrando que os mensageiros normalmente substituem outras formas de comunicação como telefone, e-mail e conversas presenciais que, obviamente, causam muito mais perda de tempo.

Com os mensageiros as pessoas acabam se comunicando mais, mas em "diálogos" mais rápidos, de acordo com um dos autores do estudo, o gente-boa Kelly Garret, professor-assistente da Universidade de Ohio. “Concluímos que o efeito do mensageiro instantâneo no trabalho é, na verdade, positivo”, diz.

O estudo foi realizado com 912 pessoas que trabalham pelo menos 30 horas por semana em um escritório e usam o computador por pelo menos cinco horas por dia.

Muitos trabalhadores usam o mensageiro instantâneo para checar se outros colegas estão disponíveis, observando o status que ela indica no mensageiro(livre, ocupado, ausente, por exemplo). Também usam a ferramenta para obter respostas com rapidez e tirar dúvidas sobre tarefas que estão fazendo.

Os resultados foram publicados no Journal of Computer Mediated Communication.

Fonte:

Kátia Arima, da INFO

 

Adeus à Wikipédia: nova enciclopédia on-line é aposta da Larousse

Se os jovens da nova geração de nativos digitais utilizam a Wikipedia apenas pela facilidade de consulta, e mais ainda, pela facilidade de copiar e colar um texto, o que gera críticas sobre a qualidade da informação que buscam na internet, surge agora uma boa notícia:

A editora francesa Larousse lançou uma ambiciosa versão on-line de sua enciclopédia (www.larousse.fr), que pretende brigar no mercado de língua francesa com o site colaborativo Wikipedia.

Leia mais na Folha Online

Índice do especial “A geração mais burra”:

· Artigo completo Especial “A geração mais burra”

ouça ou baixe a versão em áudio

1. A Internet cresce assustadoramente. Todo mundo quer acrescentar alguma coisa. Qualquer Coisa

2. Quem se importa em encontrar conhecimento na internet? Os jovens não!

3. Jovens desperdiçam tempo na Era da Informação com MSN, Orkut e blogs ao invés de conhecimento

4. Que é isso, professor? Os jovens estão ficando burros???

5. A cobra morde o próprio rabo, o excesso de informação prejudica o interesse pela informação

6. Com a falta de interesse pela informação de qualidade, os veículos de comunicação se concentram em dados irrelevantes

7. “Quem lê tanta notícia?” perguntou Caetano Veloso nos anos 60. Que diria hoje em dia???

8. A situação das empresas na era da informação – elas também sofrem

9. A angústia com velocidade da informação na internet vai piorar

10. Qualquer informação da Web serve? - os jovens não identificam mais informação ruim

11. Os jovens não querem mais saber de informação com qualidade

12. A web 2.0 empobrece a informação na internet

13. Mas, Professor Mark Bauerlein, talvez os jovens não sejam burros quanto o senhor diz

Especialista discorda de críticas à internet e vê "progresso"

RAQUEL COZER

Em 2005, o então colunista da revista "Wired" Steven Johnson, um dos mais influentes pensadores do ciberespaço, causou tanta polêmica quanto Mark Bauerlein ao afirmar, em seu livro "Surpreendente" (Campus, 216 págs.), exatamente o inverso do que diz "The Dumbest Generation".

Também provocativo no título original ("Everything Bad Is Good for You", tudo o que é ruim é bom para você), o livro de Johnson considera que os games, a internet e a TV potencialização as faculdades cognitivas das pessoas, ao exigirem elaboração constante de raciocínio.

Leia mais na Folha Online

Índice do especial “A geração mais burra”:

· Artigo completo Especial “A geração mais burra”

ouça ou baixe a versão em áudio

1. A Internet cresce assustadoramente. Todo mundo quer acrescentar alguma coisa. Qualquer Coisa

2. Quem se importa em encontrar conhecimento na internet? Os jovens não!

3. Jovens desperdiçam tempo na Era da Informação com MSN, Orkut e blogs ao invés de conhecimento

4. Que é isso, professor? Os jovens estão ficando burros???

5. A cobra morde o próprio rabo, o excesso de informação prejudica o interesse pela informação

6. Com a falta de interesse pela informação de qualidade, os veículos de comunicação se concentram em dados irrelevantes

7. “Quem lê tanta notícia?” perguntou Caetano Veloso nos anos 60. Que diria hoje em dia???

8. A situação das empresas na era da informação – elas também sofrem

9. A angústia com velocidade da informação na internet vai piorar

10. Qualquer informação da Web serve? - os jovens não identificam mais informação ruim

11. Os jovens não querem mais saber de informação com qualidade

12. A web 2.0 empobrece a informação na internet

13. Mas, Professor Mark Bauerlein, talvez os jovens não sejam burros quanto o senhor diz

Wagner Belmonte diz: