sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O mundo pós-moderno

(...) Seja lá qual for o nome dessa coisa, seus elementos estão por toda parte. Ela é bem visível no mundo fashion, em que a moda deu lugar ao "estilo"; na estética, em que o que é considerado "belo" varia conforme o tempo e lugar; na música eletrônica, em que a composição e a regência se fundem... um exame um pouco mais dedicado e a encontramos em raves, novas drogas, "ficar", antidepressivos, anfetaminas, energéticos, MDMA, encasulamento, culto ao corpo, networking, comunidades virtuais, blogs, fotologs, sistemas de mensagens instantâneas via comutador e celular, P2P, MP3, games, LAN houses, MMORPGs, pirataria, open sourcing, CreativeCommons, wikis, transgênicos, orgânicos, iPod, iTV, TiVo VoIP... um pequeno vacilo e surge uma nova tendência, uma coisa de nerd vira cult e se você não sabe do que se trata, já era.

(...)

Hoje o "velho" é quem não usa as "novidades" e as compara com os "bons tempos". Ele pode ser qualquer um, incluindo eu ou você. Não se espante, isso é uma excelente notícia. O que separava as gerações - períodos de 30 anos, acredite - nos anos 60 era a resistência às novidades. Hoje, qualquer um com vontade de aprender e abertura para o novo é, tecnicamente, jovem. Por mais que as academias de ginástica e empresas de cosméticos tentem provar o contrário. (...)

Leia o artigo completo

"O Pós-Moderno" por Luli Radfahrer

Obra coletiva feita pela internet será lançada na Bienal do Livro

O "Livro de Todos" --que integra a campanha de divulgação da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e foi idealizado pela agência DM9DDB-- concentra em um projeto a grande palavra-chave desta edição do evento: envolvimento.
Com o objetivo de aproximar o público, especialmente o jovem, da leitura e da escrita por meio da internet, o projeto de criação coletiva feito na internet, recebeu 14 mil acessos em um mês --entre 16 de maio a 16 de junho.
Segundo a assessoria da Bienal, que começa hoje no Pavilhão de Exposições do Anhembi (zona norte da cidade), o lançamento da versão impressa do "Livro de Todos" vai contar com diversas sessões de autógrafo e a presença dos participantes envolvidos na publicação. O lançamento ocorrerá em diferentes momentos dos 11 dias de programação do evento.
No período em que esteve aberta a contribuições, a obra coletiva recebeu 362 textos que resultaram em mais de 257 mil caracteres distribuídos nas 43,5 mil palavras e 1.411 parágrafos que compõem a história.
Com o primeiro capítulo feito pelo autor Moacyr Scliar, a narrativa é composta por 18 capítulos e foi escrita por 173 "autores-participantes". Entre as dezenas de anônimos, escritores famosos emprestaram seu nome à iniciativa como Roberto Shinyashiki e o vencedor do Prêmio Jabuti, Menalton Braff.
A assessoria da Bienal informa ainda que todos os textos enviados foram avaliados, selecionados e editados por uma comissão da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo sob supervisão do jornalista Almyr Gajardoni. A edição e a impressão também foram feitas pela empresa.

Fonte:
Folha Online

Para saber mais:
Livro coletivo ou "O Maior Livro do Mundo"

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Advogado é preso por falsificar perfil no Orkut

Um advogado de Florianópolis (SC) está preso por ter falsificado o perfil de duas pessoas em uma página de relacionamentos na Internet. Guilherme Stinighen Gottardi, 26, é acusado de criar profiles difamatórios de uma colega de trabalho no Orkut - em que ela aparece nua em montagens fotográficas - e do noivo dela, apresentado como homossexual no site.

O acusado vai responder por falsidade ideológica, cuja pena pode ser de um a três anos de prisão, mais multa.Gottardi e a vítima trabalham em uma agência do Besc (Banco do Estado de Santa Catarina). Em 2007, o noivo dela registrou um boletim de ocorrência em razão da criação de um perfil no Orkut em que aparecia como gay. A polícia passou a vigiar usuários de cafés e lan houses da cidade. "Começamos a monitorar e fazer serviço de inteligência, levantando os suspeitos", explica o investigador da Polícia Civil, André Silveira.Em seguida, foi criado um perfil da garota, cujo nome é Juliana, em que seu rosto aparecia em fotos pornográficas.

Há duas semanas, um outro profile foi produzido, no qual constava que ela era funcionária do Besc e falava mal de outras colegas.Novamente, foi registrado boletim de ocorrência e, na quarta-feira, no início da noite, Gottardi foi preso em flagrante em uma lan house, quando atualizava os perfis. Ele foi detido portando um CD com fotos e informações das vítimas.

O trabalho de investigação foi feito com o apoio da direção do Orkut. Mesmo assim, o investigador André Silveira afirma que é complicado apurar delitos virtuais deste tipo. "A polícia não está preparada e não há lei envolvendo crime na Internet, o que complica a investigação. É ruim também o contato com o Orkut. Não há telefone de contato", reclama.

O pai da garota vítima da difamação estava junto com os policiais no momento da prisão do advogado. Ele afirmou que vai processá-lo por danos morais e pedir reparação de danos morais. O CD com as fotos e informações será analisado por profissionais do IGP (Instituto Geral de Perícias) de Santa Catarina.

Luiz Nunes Especial para o UOL De Florianópolis (SC)

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Blogueiros protestam contra falso 'rosto bonito' de Pequim

PEQUIM - Na quarta-feira, os blogueiros estavam enfurecidos diante da decisão da China de usar na cerimônia de abertura da Olimpíada de Pequim uma menina bonita como cantora, mas com a voz dublada por outra menina cujos dentes são tortos.

Muita gente diz que se sente trapaceada por um dos momentos mais tocantes da elogiada cerimônia de abertura ter sido forjado. "Eu francamente acredito que isso seja repelente. Sério, são crianças de sete e nove anos de idade! Tão jovens!", escreveu uma adolescente furiosa de Nova York em seu blog.

Lin Miaoke, 9, foi elogiada por seu belo desempenho mas os organizadores admitiram na quarta-feira que ela era apenas uma substituta fotogênica para a verdadeira cantora, Yang Peiyi, rejeitada para aparecer diante das câmeras devido à sua aparência. "Acho triste que eles tenham arruinado uma cerimônia de outro modo tão maravilhosa com essas falsificações", outro blog argumentava. "Ou seja, vamos esquecer de Pequim 2008. A melhor abertura continua a ser a de Sydney 2000. Eles não viram necessidade de usar imagens alteradas em computador para impressionar o mundo", afirma o texto.

Os organizadores também admitiram que a cerimônia de abertura transmitida "ao vivo" incluía imagens de fogos de artifício gravadas com antecedência. Uma busca por blogs no Google mostra quanta confusão essas decisões estão causando. A reação primordial é uma mistura de indignação e espanto. "Aparentemente, a menininha cuja voz eles usaram, Yang Peiyi, não era bonita o bastante.

Foi considerado ruim para a China mostrar uma menininha com o dentes tortos", se queixava um blog. Hollywood já foi culpada de algumas decisões semelhantes no passado --tanto Audrey Hepburn em "My Fair Lady" quanto Natalie Wood em "West Side Story" foram dubladas pela cantora Marnie Nixon. Os blogs aceitam essa prática, mas um deles comentou que "existe algo de basicamente errado --não existe outra palavra-- quanto a rejeitar uma criança por ter os dentes tortos".

As autoridades chinesas foram acusadas de querer controlar demais os jogos. "A China quer a Olimpíada como palco que mostre uma imagem perfeita ao mundo, e a perfeição era claramente um objetivo da deslumbrante cerimônia de abertura", escreveu um blog.

PAUL MAJENDIE - REUTERS

terça-feira, 12 de agosto de 2008

O Google é uma empresa do setor de mídia?

Digite "buttermilk pancakes" (panquecas de leite de manteiga) no Google, e entre os primeiros três ou quatro resultados da busca você terá um link para uma detalhada receita completa com a foto de uma esplêndida pilha de panquecas de um site chamado Knol, que pertence ao Google.

Para o Google, o Knol é visto como o lugar onde os especialistas poderão compartilhar seu conhecimento em uma grande variedade de tópicos. Espera montar uma espécie de enciclopédia online a partir das contribuições de dezenas de indivíduos. Mas enquanto a Wikipedia é editada coletivamente e sem anúncios, os contribuintes do Knol assinam seus artigos e têm controle de edição sobre o conteúdo. Podem escolher se vão colocar anúncios, vendidos pelo Google, em suas páginas.

Leia o artigo completo no blog do jornalista Wagner Belmonte

Fonte:
New Media (New York Times)
Miguel Helft
publicado no Estadão.com.br

Orkut na torcida brasileira durante as olimpíadas



A rede social Orkut, do Google, lançou um layout temático para os Jogos Olímpicos. Com o slogan "Time Brasil: um só grito, um só coração", a rede social mais popular do país disponibilizou uma interface em verde e amarelo que pode ser ativada com um clique.
Após logar no sistema, basta apertar a estrela amarela que fica na parte superior da tela, ao lado do e-mail do usuário. Para voltar ao layout tradicional, em azul, é preciso fazer o mesmo caminho.
Conforme dados do Ibope/NetRatings, o Orkut teve em maio 16,1 milhões de usuários únicos em ambiente residencial no Brasil. O país é o que tem mais pessoas cadastradas no portal (54%), seguida pela Índia (17%) e Estados Unidos (15%).

da Folha Online

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Por que sou contra a pirataria de Software

por José Eduardo Machado Marcondes

Ok, ok, atire o primeiro CD-Rom comprado no Stand-Center quem nunca cedeu à tentação de comprar por R$10,00 um pacote de softwares que resolver sua vida... entretanto, meus caros, tenho argumentos para dizer que acho que a ação de multar os lojistas que vendem software pirata não está errada. E, ao contrário do que possa parecer, ela não vai prejudicar os usuários de computador, muito pelo contrário! Como? Vou explicar...

O problema do software proprietário (aquele que a gente paga para usar) é que no Brasil ele é muito caro. Caro demais. Além de todas as questões de direitos autorais, existe um detalhe que encarece demais o programa original: o peso dos impostos. Esse não é um problema da indústria de software em particular, mas de toda a nossa economia em geral. (Compare os preços de produtos eletrônicos nos EUA e o preço no Brasil e você verá o peso de nossos impostos na conta final).

Descartado esse problema, para o qual não há solução simples (já que o presidente Lula até agora não mexeu uma palha pela reforma tributária), resta-me dizer aos caros internautas que, com meus parcos conhecimentos de economia, a tendência é que as ações anti-pirataria com o tempo façam cair o preço do software original no Brasil.

Em economia existe um conceito chamado ganho de escala, e é isso o que pode acontecer se todos nós, a partir de agora, começarmos a comprar software original. Com o tempo, vai ficando mais barato produzir para um mercado aquecido, os custos se diluem, os investimentos compensam e o resultado é queda no preço de revenda.

Eu, que sou cada vez mais entusiasta do software proprietário, só vejo vantagens em saber que em breve vai ser mais fácil ter apenas produtos originais na minha máquina. Quais as vantagens? Enumero algumas:

1. Suporte On-line e upgrade na maioria das vezes
2. Documentação completa e tutoriais
3. Software 100% livre de Adware, Spyware e outros Malwares que nos importunam


Espero estar certo sobre o futuro do software no Brasil. Apenas frisando o que eu disse no início do texto: não condeno ninguém que até hoje tenha caído na tentação comprar um piratão por R$ 10,00 ao invés de pagar fortunas por um software... mas imaginar que em breve poderemos todos pagar um preço justo por um produto de qualidade me anima. E eu começo a ter esperança na indústria de software no Brasil.

Lembra-se do Stand Center ali na Paulista? Os lojistas foram multados em R$ 7 bilhões por pirataria de software

São Paulo, 07 de agosto de 2008 – A Barsa Planeta Internacional, proprietária do Stand Center e 16 lojistas terão de pagar na Justiça uma multa de R$ 7 bilhões por pirataria de software. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a condenações judicial cível é a maior já aplicada no Brasil contra este tipo de crime. O valor corresponde a três mil vezes o valor de cada cópia de programa apreendida.

O Stand Center é um dos mais populares centros de compras da cidade de São Paulo, e 16 lojistas, que mantinham seus estabelecimentos no local, foram sentenciados pelo crime de pirataria.

Segundo decisão judicial, os infratores terão que pagar uma indenização fixada em três mil vezes o valor para cada cópia pirata encontrada, além de multa diária de dois mil reais caso a comercialização dessas mercadorias continue.

"Ações como esta são de extrema importância, pois refletem o sério trabalho desenvolvido pelas esferas público e privada para coibir esse crime que assola o país", diz José Curcelli, presidente da Abes.

Para Manoel Antonio dos Santos, diretor Jurídico da associação, "a sentença comprova que, cada vez mais, o poder judiciário combate esse crime, aplicando com rigor as penalidades previstas em lei, sinalizando para a sociedade o firme propósito de eliminar os malefícios que essa prática traz ao país".

Fonte:
WNEWS

Windows Media Center Extender: prepare-se para conectar seus equipamentos de áudio e vídeo

O que é o Extender para Windows Media Center?

A tecnologia Extender por ser montada em dispositivos de entretenimento doméstico como aparelhos de televisão, DVD players e divertidos e quietos componentes que permitem que você mantenha seu PC onde quer que ele possa ajudar. Você poderá usá-lo como um "hub" para fornecer seu entretenimento digital através dos televisores em sua casa. Nos chamamos esses dispositivos "Extenders para Windows Media Center."

Se você tem um Xbox 360, você pode não saber que ele também é um Extender para Windows Midia Center. Configurá-lo é fácil e, em breve, você estará navegando pelos menus do Windows Media Center usando seu Xbox 360 em qualquer lugar da casa.

Se a questão é escolher o PC Media Center correto ou o extender que melhor serve ao seu estilo de vida digital, você vai descobrir um Extender para Windows Media Center que funciona bem para você.

O Xbox 360 é o unico Extender para Windows Media Center da geração Windows XP que é compatível com o Windows Vista.

Fonte:
Site oficial da Microsoft

Traduzido por:
José Eduardo Machado Marcondes

As televisões na era da convergência


Quem está atento às novas tendências não vê surpresa nenhuma. Mas é animador saber que a indústria que produz aparelhos de televisão também está atenta à convergência, que está chegando para valer. Primeiro, a televisão foi para a internet. Desnecessário dar exemplos, mas creio que o YouTube é o principal representante dessa tendência. Agora prepare-se... a internet vai para a televisão!

A HP já está instalando em todos os novos modelos, a partir deste ano o Windows Media Center Extender, que permite ao usuário acessar conteúdo multimídia no PC via rede doméstica. Em breve, a Sony adicionará uma opção de DMeX (Digital Media Extender) em seus modelos, propiciando que eles interajam com redes DLNA.

A conexão via internet chega para dar mais um impulso. Na feira de eletrônicos Consumer Eletronics Show (CES), que aconteceu em janeiro deste ano, a Sharp lançou modelos com seu serviço Aquos Net (para receber conteúdo customizado da web).

Já a Panasonic revelou seu serviço VieraCast (para assistir a vídeos do Youtube e acessar fotos pelo site de compartilhamento de imagens Picasa, do Google); e a Samsung anunciou seus televisores que recebem feeds RSS, patrocinados pelo jornal USA Today. Todas são esperadas para lançamento comercial ainda este ano.

Eu, que já deixei de assistir à televisão normal para baixar meus seriados preferidos pela internet, mal posso esperar pelas novidades que vêm por aí. De qualquer forma, a televisão convencional ainda me ajuda muito na hora de ficar bem informado - nada como um telejornal... para superá-los, não inventaram nada melhor na internet... AINDA.

Fonte e para saber mais:

Como será o futuro das TVs
Melissa J. Perenson, da PC World / EUA

Windows Media Center Extender: prepare-se para conectar seus equipamentos de áudio e vídeo

Wagner Belmonte diz: