terça-feira, 24 de junho de 2008

Como analisar a audiência do seu Blog

Uma das primeiras ferramentas que instalei no meu blog foi o Sitemeter, que conta o número de visitantes no site e o número de page-views. A ferramenta é simples de instalar, apenas um pequeno código que pode ser inserido no Blogger como um elemento da página. Os relatórios do Sitemeter são bem completos, ele é capaz de me informar o que a pessoa estava procurando quando chegou à minha página. É divertidíssimo descobrir o que o usuário digitou no Google que o levou até o seu blog.

Depois eu descobri o Google Analytics, que funciona de maneira semelhante. Adicionei o código deles na página alguns dias depois, e ele me dá um relatório extenso e completo sobre os visitantes do meu blog. É capaz de dizer até qual a configuração de tela que o usuário que vem à sua página mas utiliza. Um dado importante para quem quer mudar o visual do blog e não quer deixar seus usuários com monitores mais antigos na mão. Dá pra imaginar o drama de quem tem uma configuração 800X640 sem conseguir ler nada na sua página.

Agora li na Info Online que o Google prepara uma nova ferramenta de medição na web, para competir com a comScore (que não conheço). A notícia foi publicada pelo Wall Street Journal. O Google promete que o novo serviço será ainda melhor do que o já completo Google Analytics. A idéia é usar os dados disponíveis para orientar melhor os investimentos das agências de publicidade na internet. O Google diz que para o novo serviço, vai usar um amplo banco de dados, com informações coletadas diretamente dos servidores dos sites analisados. Ou seja... o Google está de olho nos usuários de informática... está nos rastreando, amigos....

O resultado seria uma ferramenta capaz de oferecer informações mais profundas e detalhadas de como os usuários chegam num site, onde clicam, por quais motivos saem de determinada página, para onde vão, etc.

A ferramenta seria oferecida gratuitamente para agências de publicidade.

Fonte:

Google terá nova ferramenta de audiência - Info Online

Para saber mais:

Google Trends mede audiência de sites

segunda-feira, 23 de junho de 2008

No programa de hoje, o professor doutor Eugênio Trivinho conversa sobre a Internet - estamos mesmo formando uma "geração mais burra" com a Internet?

EUGÊNIO TRIVINHO é Professor e Vice-Coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, é Presidente da ABCiber - Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura e Coordenador Geral, na PUC/SP, do CENCIB - Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura. É Consultor 'ad hoc' do CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e da CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e Assessor Científico da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. De 1995 a 2002, coordenou o Grupo de Trabalho "Comunicação e Sociedade Tecnológica" [atual "Comunicação e Cibercultura"] da COMPÓS - Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. De 2003 a 2005, foi membro da Comissão Qualis/CAPES de avaliação de periódicos científicos das áreas de Comunicação e Ciência da Informação. É membro do Conselho Científico de vários periódicos da área de Comunicação. Publicou inúmeros ensaios em coletâneas e periódicos científicos e ministrou diversas conferências e palestras em eventos nacionais e internacionais sobre crítica filosófica, sociológica e política da comunicação, da cultura pós-moderna, da civilização mediática e da cibercultura. É autor de "Redes: obliterações no fim de século" (Annablume/FAPESP, 1998), "O mal-estar da teoria: a condição da crítica na sociedade tecnológica atual" (Quartet, 2001), "A dromocracia cibercultural: lógica da vida humana na civilização mediática avançada" (a ser publicado em breve) e "Cyberspace: crítica da nova comunicação" (idem), entre outras obras de autoria individual e em co-autoria. Outras informações estão disponíveis em: http://www.pucsp.br/pos/cos/docentes/etrivinho.htm.

Programa Ctrl+Alt+Del All TV hoje, às 11h00

Wagner Belmonte diz: