quinta-feira, 12 de junho de 2008

Se não apareceu no Google, não existe... será?

Em artigo na Brasil de Fato, Sílvio Mieli divulga os detalhes da “Pesquisa sobre os perigos e oportunidades apresentados pelos programas de busca na internet (Google, em particular)”, )”, desenvolvida pelo Instituto de Sistemas da Informação e Computação da Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria. A pesquisa mostra que os internautas começam a acreditar que uma resposta a uma pergunta precisa aparecer no Google. Caso contrário, acreditam que simplesmente não existe. O trabalho é uma denúncia às praticas de domínio de mercado do principal buscador da internet na atualidade, que domina 53,7% de participação no mercado ". ' O Google tem o monopólio dos programas de busca e invade massivamente a privacidade das pessoas. Sem enfrentar limitações de qualquer natureza, o Google conhece particularidades dos indivíduos mais do que qualquer outra instituição, 'transformando- o na maior agência de detetives do planeta'.

O estudo aponta ainda a preocupação com a geração acostumada a copiar e colar informações da internet "pescadas" por meio do Google.

Para saber mais:

Os perigos do Google como único filtro da realidade

Qualquer informação da Web serve? - os jovens não identificam mais informação ruim

Índice do especial “A geração mais burra”:

· Artigo completo Especial “A geração mais burra”

ouça ou baixe a versão em áudio

1. A Internet cresce assustadoramente. Todo mundo quer acrescentar alguma coisa. Qualquer Coisa

2. Quem se importa em encontrar conhecimento na internet? Os jovens não!

3. Jovens desperdiçam tempo na Era da Informação com MSN, Orkut e blogs ao invés de conhecimento

4. Que é isso, professor? Os jovens estão ficando burros???

5. A cobra morde o próprio rabo, o excesso de informação prejudica o interesse pela informação

6. Com a falta de interesse pela informação de qualidade, os veículos de comunicação se concentram em dados irrelevantes

7. “Quem lê tanta notícia?” perguntou Caetano Veloso nos anos 60. Que diria hoje em dia???

8. A situação das empresas na era da informação – elas também sofrem

9. A angústia com velocidade da informação na internet vai piorar

10. Qualquer informação da Web serve? - os jovens não identificam mais informação ruim

11. Os jovens não querem mais saber de informação com qualidade

12. A web 2.0 empobrece a informação na internet

13. Mas, Professor Mark Bauerlein, talvez os jovens não sejam burros quanto o senhor diz

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: