sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mesmo com restrições, campanha eleitoral tem seu 1º "hit" na web

DIÓGENES MUNIZ
Editor de Informática da Folha Online

O candidato à Prefeitura de Curitiba Lauro Rodrigues (PT do B) tem menos de 1% das intenções de voto, mas já pode comemorar a liderança no ranking dos vídeos mais engraçados das eleições até aqui.

Ele é o primeiro "hit" da campanha eleitoral deste ano, que começa marcada pela restrição do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ao uso de internet como instrumento de informação e propaganda. Suas tentativas de se expressar em um debate da Band foram editadas e caíram no YouTube. Resultado: mais de 85 mil acessos.

No vídeo, ao perceber que não conseguiria responder às perguntas, Rodrigues pede, ao vivo: "Corta!"

"Nunca tinha acontecido isso comigo", disse à Folha Online, por telefone. "Deu um branco."

Ele foi avisado de seu "sucesso" na rede pela filha, de 18 anos. Suas cenas somam mais de cinco minutos no site de vídeos do Google --na TV, ele terá 1 minuto e 17 segundos no horário eleitoral gratuito e "spots" publicitários de 38 segundos. O administrador de empresas de 40 anos ainda não possui site de campanha.

"Tô trabalhando para fazer uma boa diversificação dessa imagem de não saber falar", conta. "A minha primeira reação foi de constrangimento. Agora, como profissional que sou da área de administração, a idéia é capitalizar isso daí. Com esse limão, vou fazer uma limonada."

Ele também afirma que, contrariando uma sugestão do partido, irá nos próximos debates. "A direção do partido queria que eu não fosse. Mas o feio não é cair, é não levantar", diz.

Ao ser questionado sobre sobre políticos cuja oratória admira, cita o presidente norte-americano Abraham Lincoln (1809-1865), que "falava bem", e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill (1874-1965), que "tinha umas boas tiradas". "Mas não sou um homem de ficar falando. Não dou bom dia para cavalo."

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Prepare-se para liderar a nova geração de profissionais

Ione Coco, vice-presidente do Gartner para AL, aponta as principais mudanças trazidas pelos nativos digitais e ensina os caminhos para quem terá de liderá-los.

Por Fabiana Monte, do COMPUTERWORLD*

A entrada da chamada geração Y (ou geração de "nativos digitais") no mercado de trabalho vai provocar mudanças na forma como as empresas se relacionam com fornecedores, consumidores e funcionários. Ione Coco, vice-presidente do Gartner para a América Latina, ressaltou, em palestra no Festival de Tecnologia de Petrópolis, que em dez anos os nativos digitais ocuparão postos de liderança nas empresas e, então, terão poder de decisão sobre as práticas empresariais. "A empresa deixará de ser ativa e passará a ser interativa", disse Ione.Na visão do Gartner, até 2015, as pessoas gastarão 80% de seu tempo trabalhando em colaboração (leia previsão até 2012). E essa é uma das fortes características dos nativos digitais que não vêm sendo atendidas pelas corporações. "Será que não estamos castrando esses jovens que chegam com vontade de inovar?", provoca Ione. Algumas empresas parecem já ter percebido o problema. "A empresa tem muita gente nova. Cerca de 40% do pessoal é recém-contratado e essa turma demanda internamente o que está acostumado a usar em casa, mas encontra um ambiente conservador.

Porém, o mercado já acordou e estamos começando a olhar para isso [ferramentas de web 2.0]", conta Marcelo Estellita, gerente de TI da Petrobras. Para Ione, um dos fatores que levam à carência de mão-de-obra na área de tecnologia é que os jovens desistem dos cursos superiores na metade da graduação porque acham que há matemática demais. Na maior parte das empresas, a situação "engessada" continua, especialmente nos aspectos gerenciais. "Quem mais tem de mudar para se adaptar a essa nova realidade é o RH. Essa geração quer que suas idéias sejam ouvidas e valorizadas", ressalta Ione, lembrando que os integrantes da geração Y não acreditam em comunicação "top-down" e não respeitam autoritarismo. "Para ser um líder de longo prazo, você precisa interagir com sua equipe e fazer com que eles o admirem", finaliza.

Para saber mais:

Com a colaboração de todos, faremos um mundo virtual melhor (ou ganharemos alguns trocados)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Empresa punida por Traffic Shaping nos EUA

Você sabe o que é Traffic shaping? Não sei se ocorre com você, mas eu tenho a leitura imediata quando começo a fazer um download direto de um site como Rapishare ou Megaupload no meu computador... é assim: observe o indicador de velocidade e o tempo que seu download vai levar... nos primeiros minutos aparece uma velocidade assustadoramente rápida e a previsão é de que eu vou receber meus arquivos em questão de minutos. Pouco tempo depois, a velocidade de download cai consideravelmente (às vezes pela metade), e o tempo de download aumenta (nem sempre na mesma proporção). Isso significa que alguém lá no meu provedor programou que downloads desse tipo terão a banda reduzida para que eu não use mais do que foi contratado no meu plano (tenho 600 Kbps no meu Ajato).

Pois bem, uma empresa nos Estados Unidos foi punida pelo FCC, o "Ministério das Telecomunicações" deles, por causa dessa prática. Na decisão, a Federal Communications Commission diz que o traffic shaping é anti-competitivo, além de uma verdadeira invasão na privacidade dos clientes. E a melhor notícia nessa história toda é de que o criador do protocolo TCP/IP, ou seja, o cara que inventou parte da internet, faz um pronunciamento em defesa dos heavy users (como eu), que fazem muitos downloads... ele diz como todas as letras que limitar a velocidade disponível é bobagem, o negócio mesmo é criar regras para garantir que, nos horários de menos utilização da rede, o usuário possa baixar seus arquivos livremente...

Acho que vou mandar uma cópia desse artigo lá pro Ajato da TVA.

Para saber mais:

Papa da internet propõe solução para congestionamento da rede

Operadora é punida por prática de traffic shaping nos Estados Unidos

Com a colaboração de todos, faremos um mundo virtual melhor (ou ganharemos alguns trocados)

por José Eduardo Machado Marcondes

Já não é de hoje que o fenômeno Wiki, a base da Web 2.0, chama a minha atenção. Aposto que nem os gurus do socialismo/comunismo imaginaram que algo assim poderia acontecer. Já perceberam o exército de pessoas trabalhando de graça que existem na rede virtual de computadores?

Hoje em dia todo mundo quer colaborar. Pense na enciclopédia eletrônica Wikipédia e você verá o que eu digo. Enquanto instituições de renome como Barsa e Larousse pagam fortunas a alguns poucos iluminados que ganham o direito de escrever sobre determinados assuntos e assim dividirem seu conhecimento com o mundo, a Wikipédia aos poucos consegue ganhar gredibilidade e seus artigos vão ganhando "peso". Tudo isso sem gastar um centavo. Isso mesmo, a Wikipédia, a enciclopédia livre que pode ser consultada de graça, também é abastecida com informações sem gastar nem um centavo.

Que dizer então do batalhão de pessoas envolvidas na pirataria de séries de tv e filmes? Pense que um indivíduo gasta tempo e recursos (o computador, o software, etc...) para assistir à sua série preferida na televisão, gravá-la, convertê-la em algum formato popular e fazer o upload para redes P2P como o uTorrent, por exemplo. Depois outra pessoa ainda vai lá, cria legendas e o resultado é que, poucas horas depois de um programa ir ao ar na TV, ele já está disponível a todos (com legendas) na rede mundial de computadores. Ninguém cobra nada pelo serviço. Ninguém paga nada para baixá-los nos computadores. Que mundo é esse?

Agora li na Folha Online que um jovem empreendedor, que fundou sua primeira empresa aos 14 anos e hoje aos 24 tem uma fortuna de 1,4 bilhão de dólares descobriu como usar essa força toda para lucrar algum... sem idéias para investir em novos produtos na empresa de "acessórios para iPod" ele pediu a ajuda dos internautas... o resultado foi que em 3 dias 3 mil pessoas participaram do projeto e ele lançou no mercado uma capa/chaveiro para o iPod Shuffle...

Meus caros, na era da informação estamos distribuindo o bem mais precioso de todos gratuitamente na internet. Quem tem conhecimento vale ouro. E quem sabe como encontrar esse conhecimento é milionário. "Culto é aquele que sabe aonde encontrar aquilo que não sabe" disse o sociólogo alemão Georg Simmel, uma frase que me norteia toda vez que sou pego querendo mais detalhes sobre algo que ainda não sei.

Divirtam-se com a Internet, meus caros jovens internautas. Esse terreno é nosso. Vamos usá-lo para absorver e gerar conhecimento. Bem vindos à era da informação.

Para saber mais:

"Garoto-prodígio" diz que em tecnologia "basta uma boa história"

domingo, 3 de agosto de 2008

Como melhorar o desempenho do seu computador com Windows

Depois que eu li o artigo abaixo na Folha Online, me convenci e deixei meu computador a madrugada toda fazendo um "defrag". Eu já nem lembrava mais que esse programa ainda existia e não imaginava que nos computadores modernos teria uma utilidade... mas tem!

Nos tempos de Windows 3.1 e DOS era visíviel o trabalho dessa ferramenta. Ele era capaz de liberar mais memória em HD depois de fazer a organização dos arquivos. Tinha uma função interessante também, que deixava todos os arquivos do computador organizados por tipo ou por ordem alfabética. O resultado aparecia ao pedir o diretório no prompt do DOS. Nos meus tempos de "analista de suporte" eu me divertia arrumando computadores pela empresa. Tinha até uma rotinha em BATCH (.bat) no meu acesso pela Rede Novell que fazia o Scandisk e o Defrag automaticamente pra mim... saudades!

Como o Defrag deixa o computador mais rápido?

Quando deletamos um arquivo qualquer do computador, o espaço "físico" que era usado por ele no HD fica ali, não é deletado. E por meio dessa "sombra" que muitos técnicos conseguem recuperar um arquivo que já foi deletado do seu computador. Só que essa sombra fica como espaço vago "morto", quando precisar de mais espaço em disco o computador não vai procurar ali, vai direto pro fim do HD. É como imaginar que você tira uma meia de sua gaveta de meias e não usa aquele espaço vazio que ela deixou. Os computadores são meio burros nesse sentido...

Então você roda o defrag, que pega todo esse espaço sobrando e torna disponível ao computador. Ele elimina os espacinhos vazios e joga lá pro fim do HD. Libera mais espaço em disco e ainda por cima o computador fica mais rápido. Lembro que questionei um técnico de informática: como essa organização toda deixa o computador mais rápido? E ele respondeu, naquele exemplo da gaveta de meias: Tente achar a sua meia preferiada no meio de uma gaveta desorganizada, que mistura meias novas com meias velhas, e que tem um monte de espaço em branco não aproveitado entre elas... agora imagine uma gaveta em que tudo já está separadinho... mais rápido não? Com o computador é a mesma coisa: depois do defrag, é mais rápido encontrar o dado que você procura.

Segue o artigo da Folha Online:

Windows tem utilitários para melhorar performance da máquina

O Windows já vem com ferramentas que ajudam a otimizar o desempenho. Dê uma olhada nas Ferramentas do sistema (Iniciar, Programas, Acessórios) e no Painel de controle (Iniciar, Configurações). Abaixo, alguns destaques:

Limpeza de disco - Remova arquivos desnecessários para liberar espaço. Em Ferramentas do sistema, selecione Limpeza de disco. Escolha a unidade de disco. Selecione os itens que deseja apagar e dê OK. Na aba Mais opções, você pode desinstalar programas e componentes do Windows e apagar pontos de restauração. Basta clicar em Limpar... e seguir as instruções. Atenção: para remover um componente do Windows, você deve deixar sua caixa de seleção em branco.

Desfragmentação - A fragmentação ocorre quando dados relacionados são divididos e gravados em diferentes partes do disco rígido, em vez de serem armazenados de forma contínua. Desfragmentadores servem para reorganizar esses dados em blocos seqüenciais, o que geralmente aumenta a velocidade do sistema. Abra o Desfragmentador de disco (em Ferramentas do sistema), escolha o disco e clique em Analisar. Caso necessário, clique em Desfragmentar.

Erros no disco - Analise o disco rígido e corrija erros. Abra o Meu computador, clique com o botão direito na unidade, Propriedades, aba Ferramentas, Verificar agora.... Selecione as opções e clique em Iniciar.

Visual - Pressione Windows+Pause/Break ou abra o item Sistema no Painel de controle. (No Vista, clique no link Configurações avançadas do sistema.) Clique na aba Avançado. Sob Desempenho, clique em Configurações. Quanto mais efeitos visuais você desabilitar, mais rápido o sistema tende a ficar.

Relatório de erros - Ao desativá-los, você deixa de enviar os erros à Microsoft. No XP, pressione Windows+Pause/Break ou abra o item Sistema no Painel de controle. Na aba Avançado, clique em Relatório de erros e selecione Desativar relatório de erros. No Vista, siga Painel de controle, Relatório de Problemas e Soluções, Alterar configurações, Configurações avançadas e Desativado.

Leia mais

RAFAEL CAPANEMA

da Folha de S.Paulo
EMERSON KIMURA
Colaboração para a Folha de S.Paulo

O novo Delicious

Ok, eu ainda não experimentei o novo site do Del.icio.us, do Yahoo!, alguém aí percebeu mudanças? Descobri lendo a Folha Online que na quinta-feira o serviço mudou de nome (tirou os pontinhos ridículos e agora chama-se Delicious). Teve também uma mudança na plataforma e no visual. A promessa é que o serviço se torne mais "rápido e fácil de aprender".

"Nós vimos um zilhão de confusões e grafias erradas de del.icio.us no decorrer dos anos (por exemplo, "de.licio.us", "del.icio.us.com", e "del.licio.us"), então mudar para apenas delicious.com vai fazer com que as pessoas achem o site mais facilmente", diz a empresa, em comunicado.

O Delicious é mais um serviço na onda da Web 2.0. Alguém indica uma página da web que acha interessante, e cria tags (palavras) associadas a ela. Serve também para manter seus favoritos (ou bookmarks) disponíveis em qualquer computador. Dá pra armazenar páginas por categoria e fazer marcações temáticas com etiquetas (tags).

Entre as mudanças de estrutura, a página destaca pontos como a facilidade para fazer buscas e a maior velocidade de atualização.

Para saber mais:

Visite o próprio Delicious

Wagner Belmonte diz: