sexta-feira, 22 de agosto de 2008

No ar novo blog sobre jornalismo

Olá,

Queria convidar vocês a conhecerem meu novo blog, que montei no Wordpress. É um blog sobre as principais notícias dos jornais com comentários, quando pertinentes. Agradeceria a participação de vocês. É só clicar no link abaixo:

Eduardo Marcondes no Wordpress

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Vendas pela internet sobem 45% no País no 1º semestre

As vendas por meio da internet no Brasil cresceram 45% nos seis primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2007, totalizando R$ 3,8 bilhões. Os dados foram divulgados hoje pelo o e-bit, instituto de pesquisas sobre comércio eletrônico, e pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Segundo o relatório WebShoppers, o aumento do número de usuários conectados e as facilidades nos meios eletrônicos de pagamento alavancaram as vendas.
O número de consumidores na internet atingiu 11,5 milhões de pessoas no primeiro semestre, alta de 42% na comparação com os seis primeiros meses do ano passado. "As facilidades de pagamento parcelado e a queda de preço dos computadores fizeram com que o comércio eletrônico tivesse um crescimento relevante no ano por conta da entrada de novos consumidores na web, principalmente da classe C", afirmou o diretor-geral do e-bit, Pedro Guasti.

De acordo com a pesquisa, o porcentual de consumidores com renda familiar de R$ 1 mil a R$ 3 mil realizando compras na internet encerrou o semestre em 38%, ante 32% de 2001. Enquanto isso, as pessoas com renda de até R$ 1 mil foram responsáveis por 8% das transações, ante uma participação de 6% em 2001. "A classe C é a que vem apresentando a maior freqüência nas compras pela internet, principalmente de informática", explicou Guasti.

Já o nível de satisfação com o mecanismo de venda oferecido pelas lojas na internet ficou em 86% de janeiro a junho, contra 78% registrado em 2001. "Os consumidores estão derrubando os medos e as restrições que tinham em fazer suas primeiras compras pela internet. E a tendência é de crescimento contínuo, já que depois da primeira experiência o internauta percebe as vantagens, como melhores preços", afirmou o presidente da camara-e.net, Manuel Matos.
O valor médio de gastos em cada compra online apresentou um incremento de 9% de janeiro a junho, para R$ 324,00. Entre os produtos mais adquiridos via web estão livros, com uma participação de 17% sobre o volume de pedidos, seguidos por informática (12%), saúde e beleza (10%), eletrônicos (7%) e eletrodomésticos (6%).

Fonte:
Da Agência Estado

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Como uma empresa pode aproveitar os blogs de forma positiva

SÃO PAULO – Os blogueiros não devem se preocupar em construir um império para disputar com os gigantes da comunicação.

Essa é a opinião do publicitário Wagner Martins (conhecido também pelo apelido de Mr. Manson), sócio da agência Espalhe Marketing de Guerrilha e criador do site Cocadaboa , que se apresentou no Seminário INFO de Redes Sociais, realizado na segunda-feira (18).
Martins fez uma analogia da blogosfera com a torre de Babel. “Um povo cheio de cultura se descobriu poderoso e decidiu construir uma torre para se igualar a Deus, mas cada grupo falava uma língua diferente”, ilustrou. Na opinião de Martins, o cenário é de descentralização, em que muitos escrevem para poucos.

Para conquistar a blogosfera e utilizá-la como mídia, as empresas devem fornecer conteúdo de relevância para os blogueiros, acredita Martins. “Se você oferecer dinheiro para um blogueiro publicar algo sobre sua empresa, estará forçando uma conversa que ninguém quer ter”, diz. “Encare sua empresa como um fornecedor de conteúdo, comporte-se como sempre tivesse que fazer um show”, recomenda.

Para ter um conteúdo relevante, é preciso oferecer um bom conteúdo e um bom relacionamento com o leitor, segundo Martins. Enquanto a mídia tradicional oferece um conteúdo de qualidade, não consegue ter um bom relacionamento como os blogueiros profissionais. “É preciso repensar e expandir o conceito de RP.

Não basta falar com celebridades, imprensa, clientes, é preciso gerar assunto, conversar e convencer as pessoas”, disse.

Blogueiros e “dinossauros”

A imprensa tradicional (que Martins chama de forma bem humorada de “dinossauros”) e a blogosfera podem viver em harmonia, na opinião do publicitário. “Não adianta tentar diminuir a mídia de massa, que nos une como sociedade”, disse.

Por outro lado, Martins observa que a mídia de massa comunica, mas não mobiliza ou convence como a blogosfera, que atinge nichos. “Sites de nicho não são aqueles que interessam a poucas pessoas, é uma toca de coelho onde eu posso ir fundo no assunto”, compara. Por isso, Martins acha que o nicho deve alimentar a mídia tradicional com assuntos, para que esses assuntos possam chegar à grande audiência.

Martins contraria a idéia de que não há blogs bons na mídia tradicional. “Juca Kfouri, Paulo Henrique Amorin e Marcos Mion estão entre os maiores blogueiros do Brasil”, disse. “Eles entenderam a descentralização e perceberam que podem falar diretamente ao público, sem passar por um editor.

Fonte:
Kátia Arima, da INFO

Wagner Belmonte diz: