quarta-feira, 4 de junho de 2008

A situação das empresas na era da informação – elas também sofrem

Na outra ponta desta equação estão as empresas que também querem chamar a atenção do internauta, de olho nos consumidores em potencial espalhados na rede. Em reportagem para o site Clic RBS , André Crespani relata uma palestra em que o presidente da AG2, César Paz, demonstra que boa parte do conteúdo disponível nas empresas será descartado pelos internautas durante a navegação. Se isso for verdade, que fará um profissional da propaganda para que a campanha ele se destaque? Na visão dele, “as empresas precisam aprender a lidar com isso, e descobrir formas de associar suas marcas aos conteúdos produzidos fora das empresas e que acabam se tornando fenômenos "pop"”. Como exemplo, o palestrante pediu aos ouvintes que imaginassem os ganhos de uma marca que tivesse conseguido associar sua imagem ao famoso vídeo (imensamente acessado no YouTube) sobre o rapaz que tentava dizer a frase "as árvores somos nós" várias vezes, sem conseguir. Agora, alguns anos após o lançamento do vídeo, ele ainda é lembrado, e uma marca que tivesse se associado a ele seria, por conseqüência, lembrada também. É o que se convencionou chamar de marketing viral. O redator do blog Contraditorium chega a questionar no post “Se você reciclar, aí que vira lixo” se um vídeo com mais de um milhão de acessos no YouTube não teria sido uma dessas estratégias para promover um videogame.

Destacar-se em meio a tanta informação não é o único problema enfrentado pelos empresários. Outra questão importante é saber quais são, no meio de todo este emaranhado, as informações vitais para o avanço da empresa. Afinal, na Era da Informação, já está mais do que claro que o conhecimento faz a diferença. Por isso, administrar conhecimento se tornou uma questão estratégica. Como os empresários farão para encontrar dados cruciais para o seu crescimento no meio de tudo o que está na Internet?

O artigo Decisão empresarial e Internet , no site do centro de computação da Unicamp, de autor não identificado, revela que as empresas já buscam um profissional com especializado na administração, ou Gestão do Conhecimento, cujo principal objetivo é “fazer com que as empresas sejam tratadas como instituições, organizações que "aprendem" (learning organizations), através do gerenciamento dos processos de obtenção e utilização empresarial do conhecimento. [O tema] está sendo tratado de forma tão séria que as grandes empresas já possuem em suas estruturas organizacionais, um novo e importante cargo: o de Gerente do Conhecimento (ou CKO, Chief Knowledge Officer). O Gerente do Conhecimento pode ser visto com um técnico capaz de compreender como as tecnologias podem funcionar em termos de coleta, armazenamento, exploração e compartilhamento do conhecimento. Deve ser capaz também de tornar o ambiente corporativo propício a eventos e processos que facilitem a criação e a troca da informação. E sem dúvida, uma das principais atribuições do CKO é saber transformar o supersaturado sistema de informações que pode ser acessado via Internet em conhecimento útil à gestão e às decisões empresariais”

· Índice do especial “A geração mais burra”

· Artigo completo Especial “A geração mais burra”

- ouça ou baixe a versão em áudio

1. A Internet cresce assustadoramente. Todo mundo quer acrescentar alguma coisa. Qualquer Coisa

2. Quem se importa em encontrar conhecimento na internet? Os jovens não!

3. Jovens desperdiçam tempo na Era da Informação com MSN, Orkut e blogs ao invés de conhecimento

4. Que é isso, professor? Os jovens estão ficando burros???

5. A cobra morde o próprio rabo, o excesso de informação prejudica o interesse pela informação

6. Com a falta de interesse pela informação de qualidade, os veículos de comunicação se concentram em dados irrelevantes

7. “Quem lê tanta notícia?” perguntou Caetano Veloso nos anos 60. Que diria hoje em dia???

8. A situação das empresas na era da informação – elas também sofrem

9. A angústia com velocidade da informação na internet vai piorar

10. Qualquer informação da Web serve? - os jovens não identificam mais informação ruim

11. Os jovens não querem mais saber de informação com qualidade

12. A web 2.0 empobrece a informação na internet

13. Mas, Professor Mark Bauerlein, talvez os jovens não sejam burros quanto o senhor diz

1 comentários:

DRIKA ROSA disse...

Disse tudo com meras palavras. Hoje em dia é assim mesmo. A gatotada está usando a internet para saber se o namorado da amiga mandou presente à ela, para saber qual show do NX zero terá, enfim...o MSN está com a corda toda, além do orkut , é claro.
Ninguém acessa um site para buscar conteúdo de qualidade pu pesquisar um assunto de extrema importância para aumentar o conhecimento. Para eles, isso estressa, irrita, já que o GOOGLE faz tudo.

Wagner Belmonte diz: