quarta-feira, 4 de junho de 2008

A web 2.0 empobrece a informação na internet

Pelo visto, segundo as duas revistas semanais, o que torna a qualidade do material na Wikipédia ruim é justamente o conceito de que qualquer pessoa é capaz de inserir informações livremente, sem critérios como autoridade para discorrer sobre determinado assunto. A idéia de que a obra em constante “evolução” seja criticada justamente por essa falta de credibilidade irritou profundamente os entusiastas do conceito definido como Web 2.0 (clique aqui para ler mais sobre a Web 2.0 na Wikipedia, sua própria representante). Apesar de Coelho da Costa não estar sozinho em suas críticas, é inegável o sucesso do sistema “Wiki”, que já começa a dar origem a outros projetos ainda mais ousados, como dicionários, guias de viagem e até mesmo a cobertura de eventos no mesmo sistema colaborativo, em que todos podem participar e alterar o conteúdo, num “registro a muitas mãos”, como definido em artigo do Observatório da Imprensa.

Ainda segundo a Revista Época, Andrew Keen escreveu um livro , The Cult of the Amateur (O Culto do Amador), para afirmar, sem meias palavras que os o conceito de registros a muitas mãos é uma picaretagem que “nivela por baixo a produção, piora a qualidade da informação e ameaça a cultura (...) porque cria a ilusão de que todos somos autores, quando, na verdade, deveríamos ser leitores. Dá às pessoas ilusão sobre suas habilidades. Todo mundo tem algum talento, mas a maioria de nós realmente não tem muito a dizer. Somos melhores lendo um jornal ou assistindo à televisão do que tentando nos expressar na internet.

Mas qual o problema de aceitar a colaboração de todos? Keen responde: “Na mídia tradicional há meios de checagem. Se você não é anônimo, todos sabem quem você é, para quem você trabalha. No mundo on-line, não sabemos quem são essas pessoas que operam em sites como Digg.com (o site que estabelece um ranking de notícias interessantes com base no voto de internautas), Reddit ou Wikipédia. Elas poderiam estar num programa do governo, numa organização terrorista, numa corporação, como Wal-Mart ou Exxon Mobil, colocando conteúdos no YouTube, na blogosfera, fingindo que isso é independente. Isso nos deixa à mercê de uma nova oligarquia, num mundo onde é mais difícil checar a verdade que na mídia tradicional.”

Keen também não acredita na teoria da “sabedoria da multidão”, que seria o resultado da contribuição de todos numa imensa obra coletiva: “Na teoria, a sabedoria da multidão pressupõe o envolvimento de todos. Nesse caso, todo mundo estaria envolvido, todo mundo estaria editando a Wikipédia, todo mundo estaria adicionando recomendações no Digg ou no Reddit, todo mundo estaria adicionando resenhas no Amazon e talvez isso fosse um bom trabalho. Mas, na realidade, a maioria de nós não faz isso porque não tem tempo, interesse ou energia.”

Críticos e um lado e entusiastas do outro o fato é que acusar as novas gerações de burrice é mexer em um vespeiro. A campanha do jornal O Estado de São Paulo que questionava a credibilidade das informações disponíveis nas redes causou reação inflamada entre os blogueiros e tirou o sono os editores do diário chegando a render um debate promovido pelo próprio jornal.

· Índice do especial “A geração mais burra”

· Artigo completo Especial “A geração mais burra”

- ouça ou baixe a versão em áudio

1. A Internet cresce assustadoramente. Todo mundo quer acrescentar alguma coisa. Qualquer Coisa

2. Quem se importa em encontrar conhecimento na internet? Os jovens não!

3. Jovens desperdiçam tempo na Era da Informação com MSN, Orkut e blogs ao invés de conhecimento

4. Que é isso, professor? Os jovens estão ficando burros???

5. A cobra morde o próprio rabo, o excesso de informação prejudica o interesse pela informação

6. Com a falta de interesse pela informação de qualidade, os veículos de comunicação se concentram em dados irrelevantes

7. “Quem lê tanta notícia?” perguntou Caetano Veloso nos anos 60. Que diria hoje em dia???

8. A situação das empresas na era da informação – elas também sofrem

9. A angústia com velocidade da informação na internet vai piorar

10. Qualquer informação da Web serve? - os jovens não identificam mais informação ruim

11. Os jovens não querem mais saber de informação com qualidade

12. A web 2.0 empobrece a informação na internet

13. Mas, Professor Mark Bauerlein, talvez os jovens não sejam burros quanto o senhor diz

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: