sábado, 17 de maio de 2008

GM convida blogueiros para falar de seus 100 anos


"Em vez de usar o tradicional alcance da imprensa para comemorar seus 100 anos, a serem completados em 16/09/08, a GM decidiu abrir espaço para que blogueiros, consumidores e parceiros contem a história da empresa. Na página http://gmnext.com/, o usuário tem como narrar a vivência que teve com a companhia.

O projeto GMnext.com faz parte de um conjunto de ações que a empresa vem desenvolvendo em comunicação corporativa, utilizando-se das chamadas mídias sociais (blogs, Wikipedia, YouTube, dentre outros).

A GM desenvolveu a social media newsroom, uma espécie de sala de imprensa para blogueiros, onde os usuários podem encontrar fotos, vídeos e notícias adequadas para as páginas pessoais, costuma chamar parte dos blogueiros para almoços com os executivos da empresa e criou blogs do presidente e de especialistas de carros da companhia.

“O acesso à empresa permite que os blogueiros informem corretamente”, disse o gerente.

Segundo Silveira, muitas crises foram evitadas ao mostrar que a GM é uma “empresa aberta”. “Muitos blogueiros mudaram suas críticas (depois de ter contato com a companhia)”, conta."

Para mais informações, acesse:

Carla Soares Martin - Comunique-se

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Venda de computadores no Brasil ultrapassa a de TVs

A indústria de computadores está festejando os resultados obtidos nas vendas efetuadas no ano de 2007. O número total de unidades chegou a 10,5 milhões, o que representa um aumento de 42% sobre 2006 segundo estudo da FGV (Fundação Getúlio Vargas).
Com esse resultado, o número de computadores, somados aos já em operação, na casa dos usuários, chega a 50 milhões de unidades. A base instalada deve crescer para 100 milhões em torno de 2011 e 2012.
Outro motivo de comemoração está no fato que pela primeira vez na história, as vendas de computadores, em unidades, ultrapassaram o número de televisores vendidos no mesmo período.

Leia mais na Revista Home Theater

Mendigo dos EUA cria site para ganhar dinheiro e entrar na lista de bilionários da Forbes

Mendigo americano é outro nível, rapá! Nada de sonhar com uma casinha com carro na garagem... nada de jogar na Tele-sena imaginando que "Seo Silvio" vai ajudar... lá a coisa é mais séria. Um mendigo que vive nas ruas de Nova Iorque e atende pelo nome fictício de Guy Ritchie criou um site para arrecadar dinheiro entre internautas e conseguir ser o primeiro morador de rua a ser um bilionário. Ele quer nada mais nada menos do que entrar para a lista das 500 pessoas mais ricas do mundo da revista Forbes.

Na página Bumllionaire.com ele pede que os internautas doem US$ 1 por ano. Se cada usuário de Internet fizer isso, Ritchie calcula que conseguirá entrar na relação da Forbes até 2009. As informações são do jornal El País.

Mostrando um espírito empreendedor bem ao estilo americano, ele já preparou uma outra fonte de renda: no site é possível adquirir camisetas, calcinhas, cuecas, aventais e roupas para cachorros que estampam o rosto de Ritchie.

(Des)considerações sobre o Google Adsense

"Google Adsense é um programa de afiliados do Google que distribui esmola aos mendigos web masters. Foi assim que a empresa do satã achou a forma de dominar totalmente o mundo dando uma pequena comissão que até hoje ninguém sabe o valor certo. Muitos web masters e blogueiros pensam que o Google é como um pai e vai dar muito dinheiro porque ele é bonzinho."

Saiba mais na desciclopédia

Computador roubado ajuda policiais a encontrar criminosos

Um apartamento em White Plains, Nova York, foi roubado duas semanas atrás. Os ladrões levaram televisores com tela plana, jogos de computador, iPods, DVDs e, por sorte, dois laptops.

Um dos computadores era o Macintosh de Kait Duplaga, que trabalha em uma loja da Apple e conhecia profundamente as características da máquina. Enquanto a polícia fazia sua investigação, Duplaga utilizou aplicativos que recentemente instalara no notebook para rastrear e tirar fotos dos bandidos, de acordo com reportagem do jornal The New York Times.
Na quarta-feira (07/05), Edmon Shahikian, 23, e Ian Frias, 20, que vivem no Bronx, foram presos. Todos os itens roubados, que estavam na casa dos ladrões, foram recuperados. Shahikian pagou uma fiança de 3.500 mil dólares e Frias desembolsou 7.500 mil dólares para ser libertado.

Leia mais:

IDG NOW!

Mulher é acusada de levar garota ao suicídio por golpe no MySpace

"Lori Drew, uma habitante de Saint Louis, está sendo acusada nos Estados Unidos de ter participado de um trote no MySpace que levou ao suicídio de uma vizinha de 13 anos. Ela vai responder a processo por conspiração e por obter acesso fraudulento a um computador.

Drew é acusada de ajudar a criar uma conta na rede social sob um nome falso para convencer a garota, chamada Megan Meier, de que estava conversando com um garoto de 16 anos chamado Josh Evans. Meier se suicidou em outubro de 2006, após ter recebido mais de uma dezena de mensagens cruéis do perfil falso --um dos recados dizia que o mundo seria um lugar melhor sem ela."

Leia mais:

Na Folha Online

Para saber mais:

CPI quer ouvir MySpace, Bebo e Facebook

É perigoso acessar Orkut ou MSN no emprego?

O Jonny Ken descreve em detalhes no blog JK Infoblog os recursos que estão à disposição dos administradores de rede para descobrirem como o pessoal está burlando as restrições ao acesso de Orkut e MSN. Vale a pena conferir!

Marido 'Traído', coloca mulher à venda no eBay


Mesmo quem já acreditava que pode se encontrar de tudo no site de leilões virtuais eBay poderia imaginar... Suspeitando que a mulher estava tendo um caso, Paul Osborn, de Bletchley, na Grã-Bretanha, ofereceu a mulher Sharon - descrita na oferta como "mentirosa" e "adúltera" - a quem pagasse o maior preço.
A oferta tornou-se um fenômeno na Internet. Osborn teria recebido ofertas de até 500 mil libras esterlinas (cerca de R$ 1,6 milhões).
Osborn, de 44 anos, disse ao jornal britânico The Sun ter ouvido rumores de que a mulher, com quem estava casado há 24 anos, estava tendo um caso com um colega de trabalho. Segundo ele, a suspeita foi confirmada depois de checar os e-mails dela.
Ele chegou a expulsá-la de casa, mas acabou aceitando-a de volta. Semanas depois, Osborn teria tido outras provas da traição da mulher.
"Em um ataque de raiva, eu coloquei a oferta no eBay. Depois, eu retirei a oferta porque percebi que não era a coisa certa a fazer. Mas eu estava muito furioso", disse Osborn.
Sharon, de 43 anos, fez uma queixa policial contra o marido.

Orkut apaga comunidades que prometiam destrancar álbuns

“Diversas comunidades que prometiam abrir os cadeados de álbuns trancados do Orkut foram excluídas do site de relacionamentos nesta semana. Quando o internauta usava esses links fraudulentos para tentar abrir álbuns, era enganado e acrescentava involuntariamente em seu perfil diversas comunidades. Entre elas, “Quero um amor pra vida toda”, “Universidade hacker”, “Linkin Park”, “Dou risada quando não pode” e “Te incomodo?? Que peeena!”.

“Adotamos a prática do bloqueio de links para reduzir a quantidade de spam no Orkut, pois mais de 90% dessas mensagens fraudulentas levavam o internauta para outros sites. Trata-se de uma medida de segurança para reduzir os riscos do usuário”, explicou Félix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil.
Segundo o executivo, essa precaução é feita de forma automática. Quando o sistema identifica uma comunidade criada com o único objetivo de propagar links para levar o internauta fora do Orkut, ela é retirada do ar. A empresa de segurança Sophos afirma que, a cada dia, são identificados 23,3 mil sites relacionados a spam, sendo que essas páginas têm freqüentemente o objetivo de infectar o computador dos visitantes.”

JULIANA CARPANEZ Do G1, em São Paulo

A curiosidade matou o bisbilhoteiro do Orkut - aqui no Blog

Gastos com publicidade online cresceram 26% em 2007, segundo IAB

A Receita de anúncios na web chegou 21,2 bilhões de dólares no ano passado, e as buscas responderam por 41% deste total.

Os gastos com publicidade online nos Estados Unidos aumentaram 26% em 2007 em relação a 2006, como modelo de receita baseada em buscas crescendo em participação.
O número também explica porque a Microsoft tem tanta urgência em turbinar seus negócios de anúncios na internet e justifica os esforços, por enquanto infrutíferos, para comprar o Yahoo.

Mais detalhes:

IDG News Service

Bandido se gaba de crime pelo Orkut e é preso pela polícia

“O auxiliar de produção Uelington de Andrade França, 22, foi preso sob suspeita de matar, há quatro meses, um integrante de gangue rival em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba). Ele nega participação no crime.

A polícia não liberou o conteúdo das mensagens trocadas após o assassinato. O delegado Osmar Dechiche disse que o material com detalhes do crime foi colhido do computador de um adolescente de 17 anos, foragido e também suspeito de participação no homicídio.

a polícia chegou até o suspeito após uma denúncia anônima sobre uso do Orkut para troca de provocações entre duas gangues que disputam o controle de áreas do bairro Borda do Campo, na periferia São José dos Pinhais.

Durante a investigação, policiais encontraram em páginas do Orkut mensagens trocadas para comemorar o assassinato de Edgar Júnior Peurari, 21.

O rapaz foi morto a tiros em 14 de janeiro, quando estava dentro de seu carro, parado em um cruzamento. Ele era paraplégico --segundo a polícia, lesão resultante de um atentado cometido há dois anos, também em razão de briga de gangues.

Preso na delegacia de São José dos Pinhais, França disse ser inocente e que não é membro de gangues. "Não fui eu. Só conhecia o Edgar de vista, do tempo do colégio. Nunca usei a internet para ameaçar ninguém", afirmou o suspeito.”

Fonte:

Agência Folha

Endereços IPs vão se esgotar até 2011

Briga? Tumulto? Guerra? Liquidação do DIC? Não.... o caos no mundo da internet vem de um aviso da a Organization for Economic Cooperation and Development: os endereços IP podem se esgotar até 2011.

Os endereços IPs usados na Web atualmente são da versão Ipv4. Eles são limitados e, atualmente, 85% dos endereços estão sendo utilizados, e podem se esgotar se a taxa de crescimento atual prevalecer, até 2011.

A solução para o problema já existe: o IPv6, que fornece um número maior de endereços. Para ser implementado, são necessárias mudanças no hardware e software das redes. A OECD alerta, contudo, que a menos que o IPv6 seja adotado, a internet sofrerá problemas econômicos.

Leia no IDG NOW! As empresas que já estão aderindo ao Ipv6, entre elas o Google, e o apoio do governo americano ao projeto.

Para saber mais:

Protocolo de Internet Ipv4 - na Wikipédia

IPv6 - na Wikipédia

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Revista Feed-se

Uma revista digital mensal criada para levar informações específicas aos blogueiros e a quem ainda não participa da blogosfera.

A equipe da revista é composta por blogueiros de verdade! Em cada nova edição, eles escrevem sobre os mais variados assuntos interessantes para quem decide manter um desses diários eletrônicos virtuais.

Clique aqui e baixe as primeiras edições em formato PDF

Como usar os Feeds

Programas levam ao computador do internauta somente conteúdo pré-selecionado.
G1 explica passo a passo como usar essa tecnologia.

Blogueiros derrubam campanha publicitária

A força dos Blogs não pode mesmo ser subestimada. A reação a uma piada com os gordos derrubou uma campanha na web.

A campanha de marketing viral da academia de ginástica Cia. Athletica quis fazer piadinha com os gordos e se deu mal. Ganhou a antipatia dos internautas (provavelmente dos mais gordinhos) por fazer a brincadeira, considerada de mau gosto. No vídeo de 2 minutos e 23 segundos criado pela agência DM9DDB, dois fiscais comparam homens fora de forma com outdoors ambulantes. Como a propaganda de rua está proibida na cidade, esses “fiscais de mídia exterior” afirmam que vão aplicar multa de R$ 340 aos gordinhos.
Todos os homens abordados nesse vídeo da campanha “Fora de Forma” vestem camisetas com logotipos. Em uma ocasião, o fiscal diz que se o gordinho tirar a camiseta, pode se livrar da multa, pois deixará de ser um outdoor.

Reação

A reação dos blogueiros foi imediata: “Transformar um preconceito em [marketing] viral foi um tanto arriscado. Se a intenção era fazer todos rirem, isso não aconteceu. Se foi para criar polêmica, o objetivo foi alcançado”, escreveu Cindye Pereira, comentando um post do Prior blogando sobre o caso. Rodrigo Prior, autor da página, questiona: “será que o ‘falem bem ou mal, mas falem de mim’ é um bom negócio quando a grande e esmagadora maioria dos comentários são negativos?”

Leia mais na fonte:

Piada com gordinhos derruba anúncio na web - JULIANA CARPANEZ Do G1, em São Paulo

Sobre pirataria

Metade dos PCs do mundo usa software pirata, revela estudo

Cai a pirataria de software no Brasil

Multa de US$ 230 mi por SPAM

Dois spammers terão que indenizar o MySpace pelo uso indevido de dados dos usuários, por decisão da Justiça americana. Juntos os dois terão que pagar US$ 230 milhões por terem praticado um phishing pelo MySpace. Eles teriam enviado mais de 730 mil mensagens falsas. O fato de usarem links para sites pornográficos foi considerado uma injúria pela Justiça dos EUA. O pior é que "a dupla já foi processada pelas mesma infrações em 2006. Nos anos 90, Sanford já foi apelidado de "rei do spam" por ter enviado mais de 30 milhões de e-mails indesejados."

Fonte:

Juliano Barreto, da INFO

Mais sobre SPAM:

Spam cobriu 80% das mensagens em abril

Brasil lidera envio de SPAM na América Latina

Há 30 anos os spam lotam as caixas postais - inclui origem do termo SPAM

Fazendo downloads em serviço

Um provedor teve o acesso à internet subitamente cancelado porque estava sendo usado por um funcionário do governo para baixar arquivos em um sistema P2P. No Brasil? Claro que não!

Na Finlândia! "o Centro de Informações sobre Direitos Autoriais e Anti-Pirataria finlandês (CIAPC) resolveu desconectar um provedor de conexão com a Internet com downloads suspeitos.
O Aland DataKommunikation era o provedor usado também pelo governo da província da Aland. Ou seja, ao tentar combater a pirataria, o governo finlandês deixou o cidadão sem os serviços governamentais.
Segundo informações do site Torrent Freak, a desconexão foi causada por que um funcionário do governo usou uma conexão P2P para baixar músicas. É o primeiro registro de uma medida como essa no continente europeu."

Fonte:

Giga BLOG do UOL

Para saber mais:

sobre P2P aqui no Blog

Livro coletivo ou "O Maior Livro do Mundo"

Quando tinha uns 15 anos era comum uma brincadeira com alguns amigos. Nós costumávamos iniciar uma história no computador e outro dos amigos tinha que ir lá completando. Nos alternávamos e criávamos situações para que o outro tivesse que completar o texto de modo a formar uma história. Existiam algumas regras, como por exemplo, um personagem não poderia simplesmente "desaparecer" - o escritor que assumisse, se quiser, poderia até matá-lo, mas teria que dar uma providência.

Daquela turma só um virou escritor de sucesso, o Fabio Danesi Rossi com livros lançados e blog conhecido na internet!

Em 2004, quando eu entrei no Orkut, criei uma comunidade, "O Maior Livro do Mundo", na qual eu fazia exatamente a mesma coisa, com a participação de outros internautas. Lembro que a história ia bem até que esquecemos do texto "gigante" e a comunidade ficou abandonada. Anos mais tarde eu acabei por deletá-la. Quando criei a minha, descobri outras comunidades que tinham idéias semelhantes. A comunidade Aumente um ponto tinha a mesma proposta, mas acabou virando uma comunidade de joguinhos coletivos. Tinha também a Histórias Coletivas, creio que ainda fiel à proposta original.

Agora li no IDG NOW! que os internautas brasileiros estão sendo convidados a participar da construção de um livro coletivo na internet, e a obra coletiva será lançada em versão impressa na 20ª Bienal do Livro. Quem quiser participar pode visitar o www.livrodetodos.com.br para mais detalhes.

Fonte:

IDG NOW!

Para saber mais:

www.livrodetodos.com.br

terça-feira, 13 de maio de 2008

"Blogumentário"

Trailer de "Blogumentário", talvez o primeiro documentário de grande porte, digamos assim, sobre a sacudida blogosfera brasileira. Produção da Gafanhoto, com a Zepellin e a Live.

No blog do Tas

Tudo o que eu não sabia sobre o Twitter

Descobri lendo o Pensar Enloquece, do Alexandre Inagaki. E me aprofundei no assunto lendo o InterNey.net!!!

Eu já mantinha o Twitter do Ctrl+Alt+Del All TV para manchetes aqui do Blog. Mas lendo os artigos acima me empolguei e decidi me render: criei um Twitter pessoal!!!

http://twitter.com/edumarcondes

E mais:

As técnicas para conquistar alguém usando o Twitter segundo o consultor de relacionamentos Ian Black !!!

Fãs de tecnologia fazem pedido de casamento via Twitter - G1

Vamos ajudar a manter o Twitter bonito - Hedonismos

Saiba como aproveitar ao máximo os recursos do Twitter - G1

VOCÊ SABE QUE ESTÁ FICANDO LOUCO NO SÉCULO XXI QUANDO:

 

1. Vc envia e-mail ou MSN para conversar com a pessoa que trabalha na mesa ao lado da sua;
2. Vc usa o celular na garagem de casa para pedir a alguém que o ajude a desembarcar as compras;
3. Esquecendo seu celular em casa (coisa que vc não tinha 10 anos atrás), vc fica apavorado e volta buscá -lo;
4. V. levanta pela manhã e liga o computador antes de tomar o café;
5. V. conhece o significado de naum, tbm, qdo, xau, msm, dps...;
6. V não sabe o preço de um envelope comum;
7. A maioria das piadas que conhece, v recebeu por e-mail (e ainda por cima ri sozinho...);
8. V fala o nome da firma onde trabalha quando atende ao telefone em sua própria casa (ou até‚ mesmo o celular !!);
V tecla o '0' para telefonar de sua casa;
10. V vai ao trabalho quando o dia ainda está  clareando, volta para casa quando já escureceu de novo;
11. Quando seu computador para de funcionar, parece que foi seu coração que parou;
11. V está  lendo esta lista e está  concordando com a cabeça e sorrindo;
12. V está  concordando tão interessado na leitura que nem reparou que a lista não tem o número 9;
13. V retornou à lista para verificar se ‚  é verdade que falta o número 9 e nem viu que tem dois números 11;
14. E AGORA VOCÒ ESTÁ RINDO CONSIGO MESMO;
15. V já  está  pensando para quem vai enviar esta mensagem;
16. Provavelmente agora vai clicar no botão 'Encaminhar'... ‚ a vida é assim...fazer o quê... foi o que eu fiz também...

 

Pois eu fiz melhor! Recebi o e-mail e BLOGUEI hahahahaha

Século XXI é isso aí !!!

A origem do "Parabéns pra você" na Blogosfera!

Blogosfera também é cultura... inútil, mas cultura!

Você já parou pra pensar na origem da música "Parabéns pra você"? Descubra este mistério no blog "Marmota: mais dos mesmos"!!!

Como adicionar um ícone ao seu endereço web

É mais simples do que parece. Tudo o que você precisa fazer é visitar o DYNAMIC DRIVE e seguir as instruções (em inglês). Faça o Upload da imagem que deseja, em formato GIF, JPG, PNG, and bmp e clique em Create Icon. Depois, faça o download da imagem .ICO gerada, poste em um endereço da Web e copie a tag indicada no site. Pronto!!! Em instantes seu endereço web estará acompanhado do seu ícone exclusivo na maioria dos browsers!

Já plagiaram seu perfil do Orkut? ou Redatores de Orkut têm futuro?

Não, não me refiro à temerária situação do cara que copia seu perfil inteiro no Orkut, suas fotos, etc... pra se passar por você! Me refiro ao texto "quem sou eu", que descobri horrorizado no blog "Pensar Enlouquece", do Alexandre Inagaki, que muitas vezes é plagiado sem o devido crédito. Ele diz que acabou se tornando um "redator de perfis de Orkut".

Lembrei na hora da comunidade Vendo TESTIMONIALS ! criada pelo meu irmão em outubro de 2004 (na época o Orkut ainda não estava em português e os testemunhos ainda eram chamados de "testimonials"). Infelizmente meu irmão cometeu Orkuticídio e a comunidade ficou com um amigo, o Caetano Scatena. Mas a idéia era a seguinte:

Meu irmão imaginou a situação chata da pessoa que "se cadastrou no ORKUT, botou uma foto bem bonita e caprichou no profile. Convidou um montão de amigos, foi aceito em comunidades... Mas ninguém escreveu nem ao menos UM mísero testimonial! Porra, mas que sacanagem! E agora?"

Mediante uma pequena quantia, meu irmão, publicitário, se comprometia a escrever "Tudo aquilo que você gostaria que seus amigos falassem ao seu respeito, mas que nunca ouviu porque não é nada disso" nos testemunhos do Orkut.

Outras pessoas participaram da idéia e o resultado foi engraçadíssimo. Eles logo receberam encomendas para escrever os testemunhos mais malucos nos perfis dos outros usuários, sempre devidamente assinados ("Powered by VTOC - Orkut Community ©"), e criaram até mesmo algumas Propostas de TESTIMONIAL Padrão, bastando preencher e pronto!

Ainda bem que meu irmão passou a bola adiante. Com a onda do plágio na Internet, os testemunhos da turma seriam copiados indefinidamente, e ele e os integrantes da comunidade não receberiam um centavo por suas criações.

Exemplos de Testemunhos "Powered by VTOC - Orkut Community ©":

  • "O incorrigível amante latino.
    Guilherme é o tipo de cara que atrai oito a cada dez olhares femininos (das duas que restam, uma é míope e a outra lésbica).Dança psico-tango como ninguém e é um exímio bebedor de tequila porto-riquenha.
    O conheci em uma festinha do pessoal do clube de xadrez, jamais vou me esquecer do amor que brotou à primeira vista em Dona Lourdes.Rapaz, você lembra daquilo? Tivemos que amarrar a distinta senhora pra preservar a integridade física de nosso amigo (se bem que a mental nunca me pareceu a mesma depois do incidente).
    Gui,mesmo você sendo esse Dom Juan de araque,saiba que sua amiga sempre estará aqui para te proteger das figuras ensandecidas,que não se controlam ao ouvir as cantadas baratas que você aprendeu com o Dirceu do bar do Zé.
    Um beijo!
    Marina
    Powered by VTOC - Orkut Community ©"

  • "Porra, cara, enfim tá voltando ao normal, hein?
    Eu conheci o Guilherme vivendo numa espécie de tribo no interior da amazônia peruana, que invocava espíritos. Pô, o cara arrastava um portunhol...ele se dizia “El Poderôço Tchefón”. Foi lá que ele perdeu a virgindade, num ritual chamado “La Primera Fornicación de um Hombre”. Dizem que chegou a ser conhecido como “testicuelos del toro” (photo1). Mas ele não tinha só esse bigodinho e essa barbichinha não! O cara era completamente barbudo (photo2). Mas depois da “fornicación”, aconteceu o que ninguém esperava. O cara abandonou a “pobrecita” (photo3) e resolveu virar bailarino (photo4). Porra, fiquei contente em te encontrar aqui no iogurte. Vê se agora toma jeito!
    Abs (as fotos que atestam a autenticidade estão na minha pg).
    Powered by VTOC – Vendo Testimonials Orkut Community – A comunidade que mata a cobra e mostra o pau!"

  • "Pô Cae, o que dizer de vc? São tantas emoções! (hehehe). Sabe que você é a persona non grata mais gente fina que eu conheci. Amigo de todas as horas, eterno confidente, os conselhos fluem naturalmente da sua mente, principalmente depois de uma garrafa de absinto. Além de tudo, um artista nato (agora me lembrei do natu nobilis, horrível), graaaaannnnnde guitarrista, mergulhador de primeira viagem (mergulha num copo como ninguém e é uma vez só!). Grande enólogo, me ensinou os segredos do vinho e depois ainda me encaminhou ao A.A. Falando nisso, cara, to com 6 garrafas de Petrus e 6 de Romanée Conti, Safra 1990, pra te mandar de presente, mas o transporte Curitiba/São Paulo tá muito caro! Mas quando eu for pra casa de praia eu levo e aí você vai buscar. Ah, cuidado com esse negócio de beber socialmente! A tal da cirrose social dizem que é uma merda! Acho que a cirrose alcoólica deve ser melhor...
    Abs.
    Powered by VTOC – Vendo Testimonials Orkut Community (ficou meio bichoso, mas…)"

É saborosa! É divertida! É a Blogosfera

Viva o hyperlink. Através dele começamos a ler uma coisa na internet, que puxa a outra, e outra, e outra, e quando vamos ver, estamos a horas lendo um "especial" sobre determinado assunto. Estou há um tempão pulando de link em link e adorando o que vou descobrindo.

Tudo começou quando caí no IDG NOW!, que considero leitura obrigatória, interessado em já nem me lembro o quê. Dei de cara com o artigo os 10 blogs mais populares da internet brasileira em 2007, assunto que vem me fascinando desde que fiz um especial sobre blogs aqui no Ctrl+Alt+Del All TV. Mal comecei a ler o artigo, e já me interessei pela história do blog que está em 10º lugar no ranking. O Brainstorm#9 causou revolução na blogosfera ao criticar a campanha publicitária do Estadão que questionava a credibilidade dos blogs.

Devorei o artigo e curti muito o blog. Entre os "Blogs Amigos" do Brainstorm#9 está um parceiro com o sugestivo nome de techbits, que logo me chamou a atenção. Comecei a ler mais sobre as vantagens do Wordpress em relação ao Blogger/Blogspot , e fiquei curioso pela questão do plágio na internet. Caí num divertido post criticando a mania de alguns internautas de copiar os textos de outros blogs sem dar o devido crédito. O autor do techbits chega a dar dicas ao final sobre alguns cuidados que deve ter um plagiador que for copiar aquele texto especificamente.

Ao final, uma lista de outros excelentes artigos relacionados. Já li também o do Marmota, que recomendo:

  • Utopia no labo dos outros é refresco, né?, via Contraditorium
  • Copyright ou Creative Commons?, via Sergio Blog 2.3
  • Desvendando o Internauta-padrão, parte 2: o plagiador, via Marmota
  • É plágio ou não?, via Escrita Torta em Linha Reta
  • Plágio na internet, via Info-mundo
  • Em defesa do Techbits, via Mundo Virtual Mundo Real
  • segunda-feira, 12 de maio de 2008

    Buscas inúteis na Internet custam 2 dias de trabalho

    Se é verdade que tempo é dinheiro, não jogue nem mais um minuto fora. Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha indica que trabalhadores britânicos desperdiçam em média dois dias de trabalho por mês com buscas inúteis na Internet. O estudo da instituição YouGov diz também que 70% dos 34 milhões de internautas do país perde quase um terço do seu tempo online em buscas que não têm objetivo definido.

    O estudo - encomendado pelo site moneysupermarket.com - analisou os hábitos de 2.412 internautas britânicos adultos. Os homens seriam o grupo mais afetado pelo problema, que analistas de hábitos na internet batizaram com a sigla WILF, juntando as primeiras letras da frase "o que eu estava buscando?" em inglês ("what was I looking for").

    O estudo também indica que quanto mais velho, mais propenso a buscas inúteis é o internauta.

    Sexo e compras

    Um terço dos internautas chegou a admitir que essas pesquisas inúteis chegaram a prejudicar o relacionamento com suas parceiras.

    Os maiores culpados pelos problemas identificados na pesquisa seriam os sites de compras e os de conteúdo sexual. Um representante do site que encomendou a pesquisa, Jason Lloyd, afirma que a explicação para isso está no próprio conceito da internet "feita para facilitar, rápido e convenientemente, o acesso à informação que se busca".

    "No entanto, o estudo mostrou que, embora as pessoas se conectem com algum objetivo, elas têm tantas ofertas e distrações online, que muitos se esquecem porque estão lá e para quê, e acabam surfando sem destino durante horas", disse Lloyd.

    Fonte:

    Terra - Tecnologia

    Para saber mais:

    Dez dicas para poupar tempo ao fazer buscas na web

    A curiosidade matou o bisbilhoteiro do Orkut

    Pois é... o Orkut criou a ferramenta do "cadeado" que impede pessoas que não estão na lista de amigos de verem as fotos dos outros, certo? E muita gente saiu logo à caça de meios para burlar o mecanismo e xeretar no álbum alheio! A rede social contra-atacou, reforçou a segurança para evitar essa trapaça, mas a idéia de fuçar fotos e vídeos restritos está rendendo frutos aos piratas, que usam essa estratégia para enganar os usuários.

    Pessoas mal-intencionadas podem, por exemplo, se aproveitam disso para espalhar links que enviam o usuário a páginas infectadas. Além dessa exploração mais óbvia, hackers passaram a oferecer uma “chave” para os cadeados com o verdadeiro objetivo de popularizar diversas comunidades. O link relacionado a esse golpe está disponível aos montes no Orkut e, por isso, o internauta deve ter cuidado antes de tentar visualizar os álbuns trancados.

    “Veja fotos com cadeados, aumente seus fãs e veja recados com cadeado”, oferecem os grupos que aplicam o golpe.

    Quando o internauta segue as instruções acrescenta sem querer em seu perfil diversas comunidades. Elas vão desde “Quero um amor pra vida toda” a “Universidade hacker”, passando por “Linkin Park”, “Dou risada quando não pode” e “Saudades de quem mora longe”. Dependendo da comunidade onde o usuário pegar o link, ele vai adicionar a sua página diferentes grupos.

    Fonte:

    JULIANA CARPANEZ - G1

    Para saber mais:

    Alerta: seu orkut não está seguro

    Aprenda a se proteger de golpes virtuais

    Assista vídeo com seu amigo pelo MSN

    À partir desta segunda-feira usuários do Windows Live Messenger (MSN) poderão assistir juntos, ao mesmo tempo, aos vídeos hospedados no portal MSN Vídeo. A idéia é permitir aos internautas comentarem o que estão vendo, por meio da janela de conversa do aplicativo.

    O sistema, chamado Messenger TV, está disponível em cerca de 20 países, incluindo o Brasil. Pelo serviço, será possível ver vídeos produzidos por empresas como Fox, Stupid Vídeos, New York Times, Reuters e France Presse.

    Como eu faço?

    O usuário só precisa iniciar uma conversa do MSN com um amigo e convidá-lo para compartilhar os vídeos. Isso é feito por meio de um item do menu "Exibir Lista de Atividades". Quando o contato aceita o convite, é possível escolher os filmes nos canais do MSN Vídeo e criar uma lista de reprodução.

    O responsável pelo convite é quem gerencia a reprodução dos vídeos, mas é possível passar o controle para o colega.

    Dados indicam que o Windows Live Messenger possui cerca de 35 milhões de usuários no Brasil, a maior base do mundo para o programa.

    Fonte:

    Folha Online

    Para saber mais:

    Messenger teria bloqueado links do YouTube

    Microsoft oferece serviço de vídeo para usuários do Messenger

    Você já se "Googou"?

    Em uma experiência, o diretor Jim Killeen saiu perguntando nas ruas de Los Angeles para as pessoas: "Você já deu um Google em seu nome?"

    São poucos os que dizem que nunca fizeram essa busca na internet. "Google Me" inclui depoimentos como o do estudante da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) Justin Hotter, que lamenta o fato de a busca por seu nome levar a "9 bilhões de páginas", com debates sobre se Justin Timberlake é "hotter" (mais gato) que outros artistas.

    Segundo Killeen, ainda não dá pra saber a dimensão do acesso a muito mais informações sobre outras pessoas do que se tinha há pouco mais de uma década. "Muita gente dá um google em um pretendente antes de marcar um encontro. Mas tudo bem revelar isso durante o encontro? Eu não sei responder a essa pergunta."

    "Dar um google" ou "googlar" virou verbo, (nos EUA, to google: "I´ll google you") mas esse tipo de pesquisa é anterior ao sistema de buscas desenvolvido a partir de 1996 por dois estudantes da Universidade de Stanford (EUA). Em 1995, a revista americana "Wired" já usava o termo "egosurfing" para a navegação egocêntrica em bases de dados.

    Especialistas no mercado de trabalho refutam a idéia de que se "autogooglar" seja vaidade. Um artigo do jornal canadense "Globe and Mail", por exemplo, orienta: com pesquisas regulares, um candidato a um emprego pode saber o que aparece na web a seu respeito e estar preparado para situações embaraçosas em entrevistas.

    Eu mesmo já me "Googuei"!!! Fiquei feliz que, sem nenhuma técnica de SEO, uma referência a mim na Wikipedia aparece em primeiro lugar. E você, leitor, já se procurou no Google? Comente aqui no Blog o resultado !!!

    Fonte:

    RAQUEL COZER - da Folha de S.Paulo

    Para saber mais:

    Caça de xarás pelo Google vira documentário na internet

    Yahoo! terá que deletar página ofensiva

    Agora é a vez do Yahoo! enfrentar os tribunais brasileiros. O STJ (Superior Tribunal de Justiça) negou um pedido do Yahoo! Brasil para suspender decisão que determina a retirada de uma página ofensiva a uma bancária.

    A decisão, da Quarta Turma do STJ, é sobre o processo de Lidiane de Souza Santana, que em 2007 entrou com processo na Justiça do Rio Grande do Norte pedindo indenização por danos morais contra a empresa de internet.

    Segundo a ação, a bancária pede a exclusão de um site hospedado no servidor Geocities --de propriedade do Yahoo!-- em que sua imagem aparece relacionada à prostituição. O processo, julgado em 1ª instância em janeiro do ano passado, prevê multa de R$ 200 por dia se a página for mantida no ar.

    Na página, que continua no ar, o anúncio oferece o serviço de acompanhante em Natal (RN). A página contém informações como preços, "modalidades" dos serviços oferecidos, telefone para contato e links com fotos de sexo.

    No processo, a bancária afirma que entre os meses de outubro e novembro de 2004 foi surpreendida com e-mails enviados a sua irmã e a alguns colegas que tratavam ela como "garota de programa", baseando-se no anúncio. Afirma que chegou a receber, inclusive, telefonemas em sua casa de homens procurando o serviço de "disk sexo".

    Segundo o STJ, o Yahoo! Brasil alega que não teria como cumprir a ordem por impossibilidade técnica, uma vez que o portal utilizado para hospedar o anúncio ofensivo foi o http://www.yahoo.com e o portal oferecido ao público por ela é o http://br.yahoo.com.

    Fonte:

    Folha Online

    Jovens preferem usar internet a assistir TV

    Os jovens da América Latina preferem usar a internet a assistir televisão, mesmo que não tenham acesso à rede em casa, segundo a primeira pesquisa realizada pela Universidade de Navarra e pelo programa Educared da Fundação Telefónica, na qual participaram 7 países da América Latina.

    O levantamento incluiu 22 mil estudantes de mais de 200 centros educativos de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru e Venezuela. A pesquisa foi realizado entre julho e outubro de 2007.

    Cerca de 42% dos jovens de 11 anos indagados preferem a internet à televisão e a porcentagem sobe para 60% no segmento de adolescentes entre 14 e 15 anos.

    Fonte:

    Folha Online

    domingo, 11 de maio de 2008

    Orkut celebra dia das mães


    Uma tela especial com um desenho que lembra uma homenagem de uma criança às mães dá as boas vindas aos usuários hoje.

    É o Orkut celebrando o dia das mães.
    E por falar nisso: Feliz dia das mães a todos!!!

    Para saber mais:
    Orkut

    Wagner Belmonte diz: