sexta-feira, 9 de maio de 2008

Especialista em SEO e SEM no Ctrl+Alt+Del desta segunda-feira

Nesta segunda-feira, às 15h00, vou receber o Alexandre Kavinski no Ctrl+Alt+Del All TV. Alexandre Kavinski é diretor de novos produtos e mercados da Mídia Digital e pioneiro no desenvolvimento de estratégias de links patrocinados (SEM¹ - Search Engine Marketing) e otimização de websites (SEO² - Search Engine Optimization) no País, atuando profissionalmente na área há mais de 5 anos.

É articulista da Globo.com no site sobre internet Webinsider, redigindo artigos específicos sobre o assunto. Fez cursos de especialização nos EUA, com o acompanhamento direto de Robin Nobles, um dos três mais reconhecidos profissionais do assunto no mundo. Realiza palestras em importantes eventos de internet,
incluindo congressos internacionais (como seminários da Info Exame e AdTech, nos Estados Unidos). Ministrou aulas sobre SMO e marketing na internet em cursos de marketing e administração em faculdades de Curitiba.

Para saber mais:

Alexandre Kavinski - Webinsider

Alexandre Kavinski - SEM Brasil

Promoção em buscadores - o webvertising que deu certo

¹SEM - Search Engine Marketing - campanhas de anúncios patrocinados em websites

Wikipedia - Posicionamento em buscadores

²SEO - Otimização de Sites, conjunto de estratégias de potencialização e melhora do posicionamento de um site páginas de busca.

Wikipedia - SEO

Informação demais é anti-informação?

Há alguns anos, quando eu era repórter da Rádio Bandeirantes, fiz uma série de reportagens desbancando os Hoaxes que circulavam na internet. Descobri com muita facilidade que todas aquelas informações catastróficas que chegavam via e-mail eram mentirosas. Não resistiam a uma simples checagem. Vocês não imaginam a reação do Diretor de Marketing do Mac Donald´s quando eu perguntei pra ele se era verdade que os animais eram confinados em ambientes tão apertados que viravam outros bichos, com cartilagens ao invés ossos, e etc... tudo com base em um e-mail que recebi. O Diretor me convidou a visitar qualquer fazenda certificada por eles para constatar como era o gado.

Na época entrevistei o professor Ciro Marcondes, da USP, sobre o excesso de informação na internet. Ele dizia que um dia a rede mundial de computadores teria tanta informação que seria como uma sala cheia de gente falando ao mesmo tempo - ninguém ia conseguir ouvir muita coisa. Mais difícil ainda seria separar o joio do trigo, ou seja, saber o que ali é informação confiável.

Agora leio um artigo sensacional de Fabiano Pereira no Webinsider que recomendo a todos: "Informação demais é anti-informação?", que fala justamente que apesar da internet possibilitar um mundo de boa informação acessível a todos, as pessoas andam cada vez mais desinformadas, e se contentam apenas com o que é superficial:

"Nos tempos atuais, onde “ouvir falar” é mais importante que realmente saber, onde ter noções é mais do que conhecer a fundo; o excesso de oferta talvez assuste e desmotive a procura, trazendo uma sensação equivocada de “déjà vu” por antecipação, altamente letal para a cultura e para a sociedade, num momento seguinte, como conseqüência direta e sintoma mais pronunciado de uma glamurização da desinformação, ou algo que o valha."

Para saber mais:

Webinsider

Cracker põe Chiquinha no Senado Mexicano

Um cracker invadiu o site do Senado mexicano e publicou fotos da personagem Chiquinha na página inicial.

Agora, os hackers mantêm bloqueado o site do Senado mexicano (www.senado.gob.mx) com a foto da personagem "Chiquinha", criada pelo comediante mexicano Chespirito, que se tornou famosa na América do Sul na década de 1970.

Logo acima da imagem da Chiquinha, personagem da série "Chaves" e interpretada pela atriz María Antonieta de las Nieves, aparece na página a frase "Hacked by Knet & bOer" ('invadido por Knet & bOer'), que enviam "um cumprimento a Roberto Gómez Bolaños (Chespirito)" e dizem ser da Argentina e Chile.

Sobre um fundo preto com letras brancas e vermelhas, mais abaixo, eles colocam frases como "Viva Perón, carajo!", e "Argentina Fuerza, estamos con el jodido Campo" para se referirem a um plano de reforma no setor de energia proposto pelo presidente mexicano, Felipe Calderón.

"No privatizen Pemex!" ('não privatizem a Pemex!'), é o pedido com relação à proposta de reforma do monopólio petrolífero da estatal mexicana, mas também há referência a problemas no Chile: "el transantiago es una mierda, sólo produce accidentes".

O Transantiago é um novo sistema de transporte implantado na capital chilena no ano passado que apresentou falhas em seu projeto e operação, ferindo seus usuários.

Fonte:

INFO Online

Cresce número de 'armadilhas' de hackers no Orkut, diz relatório

Piratas usam vulnerabilidades em sites para infectar computadores e roubar dados.
Cultura do acesso via lan house também facilita disseminação de atividades nocivas.

Os sites que têm a confiança do usuário e são acessados diariamente são a alegria dos hackers especializados em infectar computadores e roubar dados. No Brasil, o Orkut é o principal alvo de ataques de piratas virtuais, já que o site é acessado por cerca de 27 milhões de pessoas no país.
O último relatório Internet Security Threat Report (ISTR), divulgado pela empresa especializada em segurança de redes Symantec, aponta a mudança na estratégia dos criminosos virtuais. Em vez de arquivos infectados por e-mail, a técnica preferida dos hackers passou a ser a exploração de vulnerabilidades específicas de sites, especialmente nas redes sociais.

Nos últimos seis meses de 2007, foram relatadas 11.253 falhas no código de diversos sites na América Latina. No entanto, apenas 4% destes problemas - que facilitam o roubo de informações e a proliferação de vírus - foram corrigidos.
A maior fatia dos ataques de hackers na América Latina saiu do Brasil: 37%. O país também foi o país com a maior porcentagem de computadores infectados na América Latina no segundo semestre de 2007. Das máquinas infectadas na região, 40% eram brasileiras.

Cultura da lan house

Além da forte adesão às redes sociais, outro fator da internet brasileira que facilita a ação dos hackers é a concentração de acesso em lan houses. A pouca atualização dos sistemas de segurança dos computadores destes locais, além do possível anonimato dos usuários, servem como 'atrativos' para os piratas. E, segundo pesquisa divulgada pelo Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic.br), 49% dos internautas brasileiros usam estes centros públicos de acesso.

Fonte:

G1 Tecnologia

Para saber mais:

'Caçadores de vírus' acham um site infectado a cada cinco segundos

Piratas usam e-mail com falso vídeo de Ronaldo para roubar senhas bancárias

Número de brasileiros com internet em casa sobre para 22 milhões

O número de internautas residenciais brasileiros cresceu 4,5% na comparação entre fevereiro e janeiro deste ano. O Brasil teve no último mês 22 milhões de pessoas que navegaram na rede ao menos uma vez de casa, contra 21,1 milhões de janeiro. Foi o que informou nesta quarta-feira (26) um relatório do Ibope/NetRatings.

"Além do recorde, vivemos o maior 'boom' de crescimento desde o início das medições no país", disse Alexandre Sanches Magalhães, gerente de análise do Ibope.

Em relação ao mesmo período do ano passado, fevereiro apresentou crescimento de 56,7% de internautas que navegam de casa.

A categoria com maior aumento na audiência em fevereiro foi "Educação e Carreira" (14,4%), atingindo 10,8 milhões de internautas residenciais.

Essa seção abriga sites de educação ou ligados à busca de empregos. De acordo com o Ibope, a categoria foi alavancada principalmente por portais de universidades, que costumam ter bastante apelo no início do ano letivo.

Na segunda posição do ranking de crescimento estão os sites institucionais (10,3%), seguidos dos portais de notícias (9,3%). Segundo Magalhães, o crescimento dos endereços corporativos indica que "estamos observando a transferência do contato cliente-empresa para as páginas da internet".

Navegação

O Brasil também se mantém com os usuários que mais tempo ficam conectados. O brasileiro que entra na internet de casa passa, em média, 22 horas e 24 minutos on-line por mês, apesar da queda de 48 minutos na comparação entre fevereiro e janeiro de 2008.

Completam a lista dos que mais navegam os Estados Unidos (19 horas e 52 minutos), França (19 horas 40 minutos), Japão (18 horas e 29 minutos) e Reino Unido (17 horas e 46 minutos).

O Brasil tem 39 milhões de pessoas que acessam a internet de qualquer ambiente (residência, trabalho, escola, LAN houses, bibliotecas etc), número relativo ao terceiro trimestre de 2007. Também trimestral, o total de pessoas com acesso residencial à internet (mas que não necessariamente usufruem do meio) em dezembro de 2007 foi de 32,1 milhões de indivíduos.

da Folha Online

Para saber mais:

Acesso à web de LAN house ultrapassa domiciliar

Brasil lidera envio de SPAM na América Latina

Se você já não aguenta mais sua caixa posta eletrônica entupida de mensagens não desejadas, não vai se surpreender com esta notícia. O Brasil é o que mais distribui spam na América Latina. O País ficou em primeiro lugar no envio de mensagens indesejadas, com participação de 36% dos e-mails não solicitados que circularam pela Web na região no segundo semestre de 2007, segundo a 13ª edição do Relatório de Ameaça de Segurança na Internet realizado pela Symantec.

O estudo monitorou a Internet na região no período de 1º de julho a 31 de dezembro de 2007 e comprovou que o Brasil lidera o ranking de ameaças de Web no continente, tendo respondido por 37% das atividades nocivas. As principais portas de ataques foram as redes sociais e o e-mail. Este último sofreu um alto índice de invasões por phishing e spam.

Segundo o relatório, o aumento do spam no Brasil se deve ao crescimento da banda larga. O meio mais utilizado para disseminação dessas mensagens foram as redes bot, que disparam e-mails de forma maciça. Isso fez com que o país ficasse em sexto lugar no ranking mundial em computadores infectados por bot.

O Brasil também aparece em primeiro lugar entre os países da América Latina na criação de códigos maliciosos, hospedagem se sites com phishing, invasões por redes zumbi e ataques a servidores.

Marcelo Silva, diretor de serviços profissionais da Symantec, destaca que o crescimento da banda larga no Brasil levou mais brasileiros para Internet, que muitas vezes não tomam cuidados básicos de segurança. Umas das principais portas de entradas dos criminosos são as redes sociais, como o Orkut, onde as pessoas tornam dados e informações públicas.

O advogado Renato Opice Blum, especializado em crime eletrônico, alerta os internautas para serem mais cuidadosos na hora de colocar perfil em páginas pessoais e divulgar informações sigilosas em programas de bate-papo online. "As pessoas não saem por ai contando sua vida para qualquer um no mundo físico. Na Internet é a mesma coisa", diz o especialista.

Fonte:

Edileuza Soares - WNEWS

Para saber mais:

Há 30 anos os spam lotam as caixas postais

Venda para locadoras caiu 33% neste começo do ano

Redução da venda de DVDs das distribuidoras para as locadoras atinge 580 mil unidades

Perdas em locações é de R$ 650 mi, diz associação; para diretor da Sony, expansão da rede de varejo e "grandes promoções" são tendência

O mercado brasileiro de locação de DVDs passa pela maior crise desde que o formato começou a se popularizar no país, no início da década. O sinal de alerta foi acionado em 2007 e, no primeiro trimestre deste ano, ficou estridente.
De acordo com dados da União Brasileira de Vídeo (UBV), que reúne as principais distribuidoras de filmes e laboratórios de reprodução, as vendas de discos para videolocadoras sofreram em 2007 uma redução de 28,1%, equivalente a 2,4 milhões de unidades.
O que já era ruim piorou. O recuo na venda de títulos de cinema e televisão, de janeiro a março deste ano, foi de 33,1%, ou 580 mil unidades, com relação ao mesmo período do ano passado. Os dados dizem respeito apenas a discos de filmes e séries nacionais e internacionais, embora o mercado de DVDs musicais também passe por um mau momento.
As vendas diretas, em que o consumidor compra em lojas ou na internet, haviam registrado um aumento de 6,6% (correspondente a 1,335 milhão de cópias) em 2007 em relação ao ano anterior. Mas, ainda no primeiro trimestre deste ano, caíram 32,5% na comparação com o mesmo período de 2007 (1,4 milhão de unidades). Os estragos de 2007 corresponderam, segundo a UBV, a perdas de aproximadamente R$ 650 milhões em locações, com redução de 40% nos postos de trabalho nas videolocadoras (e de 25% a 30% na indústria de DVDs).
A associação estima que funcionem hoje, no Brasil, algo entre 8.000 e 9.000 locadoras regularizadas (eram 12 mil no início de 2006), com cerca de 35 mil empregos diretos.
"Será difícil recuperar essas perdas", diz Tânia Lima, diretora-executiva da UBV, para quem a venda de cópias piratas foi o que mais afetou o cenário.
"Hoje, 60% do mercado de DVDs no Brasil é ilegal, o que representa uma circulação de 10 milhões de discos por ano." Tânia diz ainda não acreditar na "erradicação total" da pirataria, mas lamenta o fácil acesso ao produto ilegal. "A indústria teria mais chances se houvesse maior repressão. Precisamos falar com o consumidor final, lembrá-lo de que, ao comprar um DVD pirata, ele se transforma em receptador."
O aumento de downloads de filmes pela internet e a falta de divulgação dos lançamentos pelas distribuidoras contribuem igualmente para o cenário, na avaliação de Luciano Damiani, presidente do Sindicato das Videolocadoras do Estado de São Paulo (Sindemvideo), que reúne 1.600 associados, 50% deles na capital, onde a redução nas locações "é mais acentuada do que no interior".
"A maioria das locadoras manteve a estrutura por muito tempo, achando que a situação iria melhorar, e se endividou", afirma Damiani. "A situação é muito delicada."


Mudança de hábito


A UBV e o Sindemvideo apostam que o Blu-ray, novo formato de vídeo doméstico, possa contribuir, a longo prazo, para reaquecer o mercado de locação, por oferecer maior qualidade do que o DVD e dificultar a pirataria.

A mudança de hábitos de lazer dos jovens -hoje, mais associados à internet- tende a definir em novos patamares não só o mercado de DVD, mas também o de cinema, diz Wilson Cabral, diretor da distribuidora Sony. "O formato físico do filme não morrerá, mas a sua circulação cairá substancialmente", prevê.

As perdas no mercado de locação devem ser recuperadas pela indústria, segundo Cabral, com a expansão da rede de varejo, preços "ao alcance do consumidor" e "grandes promoções". Até a pirataria contribuiria para incrementar as vendas diretas. "A tendência de quem comprou um disco pirata é, em seguida, ter ou dar de presente um original."

O impacto inicial da retração, no entanto, pode reduzir a oferta de títulos. "O mercado de cinema será afetado porque, se você não tem mais a certeza de que recuperará o seu investimento na segunda mídia que é o vídeo, como investir na compra de produções para exibir daqui a um ou dois anos?", pergunta Wilson Feitosa, diretor da Europa, distribuidora que atua em cinema e DVD.

Fonte:

SÉRGIO RIZZO - Crítico da Folha de S. Paulo

Para saber mais:

veja videocast com enquete na rua sobre consumo de DVDs

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Orkut para Hackers

Um lugar para hackers se encontrarem, formarem comunidades e discutirem assuntos relacionados à segurança no mundo virtual. Esse foi o mote da House of Hackers (foto).
Além da formação de opinião e debate entre os "piratas virtuais", o site será usado para que as empresas possam contatar especialistas em segurança de rede.
Outra funcionalidade do "Orkut hacker" é o patrocínio de programas de pesquisa para temas relacionados à segurança, análise de sistemas e outros assuntos familiares à esses grupos de pessoas.
No entanto, algumas perguntas surgem: como os governos e outras empresas verão a iniciativa? Há risco de tanta informação relevante ser usada para fins maléficos?
PS - Uma prova da autenticidade da iniciativa é que o site foi construído com o Ning - uma ferramenta para criação de redes sociais.

Fonte:

GigaBlog do UOL Tecnologia

Brasil atinge 50 milhões de computadores em uso, aponta pesquisa da FGV

País vê taxa de crescimento de vendas de PC cair, mas deverá vender 13,44 milhões de PCs em 2008, segundo Fundação Getúlio Vargas.

O Brasil atingiu a marca de 50 milhões de computadores no ambiente doméstico e corporativo em maio de 2008, segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas, divulgado nesta quinta-feira (08/05).
O estudo prevê que, durante 2008, sejam vendidos 13,44 milhões de máquinas no país, aumento de 28% em comparação aos 10,5 milhões de PCs comercializados no país durante 2007.
Mesmo quebrando a barreira dos 50 milhões de micros, o índice de crescimento sofrerá uma queda em relação ao aumento de 42% na comparação entre as vendas de 2006 e 2007.

Em junho do ano passado, o Brasil tinha uma base instalada de 40 milhões de computadores, de acordo com o mesmo estudo.

A FGV prevê ainda que, caso o Brasil mantenha o ritmo de crescimento da sua base instalada de computadores, o país romperá a marca de 100 milhões de máquinas entre os anos de 2011 e 2012.
"Para isso é preciso que o dólar se mantenha estável, que os benefícios fiscais não mudem e que as condições de financiamento sejam mantidas", aponta o professor Fernando S. Meirelles, responsável pelo estudo.

Com a atual base instalada, o País já apresenta uma média de 26 computadores para cada 100 habitantes - acima da média global que é de 21 PCs para cada centena de pessoas.
Entre os softwares instalados, a Microsoft mantém sua dominação, com penetração de mais de 92% do pacote de produtividade Office, 97% do sistema operacional Windows e 92% do browser Internet Explorer nas empresas.
A pesquisa ainda aponta que o investimento médio das empresas nacionais em TI chegou a 5,7% da receita líquida, com custo médio por teclado subindo para 10,3 mil dólares.

Fonte:

Daniela Moreira, editora-assistente do IDG Now!

Para saber mais:

Até 2011, metade dos brasileiros terá computador, diz FGV

Saiba o que fazer com seu computador antigo

Vândalos virtuais atacam site sobre epilepsia para causar convulsões

É o cúmulo da brincadeira de mau gosto, pra não dizer criminosa. "Piratas virtuais invadiram recentemente o site da Epilepsy Foundation, organização que reúne informações sobre a epilepsia, e publicaram centenas de figuras e links que levavam a páginas contendo "flashs" luminosos piscando repetidamente.

A intenção dos piratas virtuais seria provocar enxaquecas e desencadear reações convulsivas em alguns visitantes do site. Algumas pessoas com epilepsia são mais sensíveis à luz e, ao verem tais imagens, poderiam sofrer as reações. O mesmo acontece quando são expostas a alguns games ou desenhos animados.

O ataque aconteceu após os piratas virtuais explorarem uma falha de segurança do software utilizado pela fundação para permitir a rápida publicação e para administrar os fóruns hospedados pelo site.

"Eles levavam para páginas de fora para causar as convulsões", afirmou Ken Lowenberg, diretor de web e de publicações da fundação.

Ele afirmou que usuários legítimos do site não estão autorizados a publicar imagens animadas nos fóruns ou criar links diretos para outros sites. Lowenberg também disse que o FBI (polícia federal dos EUA) já está investigando o ataque.

Para especialistas em segurança na internet, o ataque é mais um exemplo do risco que os sites correm ao permitir que os próprios visitantes publiquem conteúdo.

"Eu considero isso como aqueles adolescentes que acham engraçado colocar um gato em uma mochila e pendurá-lo no varal --não percebem como isso é cruel", afirma Paul Ferguson, um pesquisador em segurança na web da fabricante de antivírus Trend Micro.

Em um ataque similar neste ano, um código malicioso que desabilita um software que "fala" os textos exibidos na tela do computador foi criado por piratas virtuais. O software é usado principalmente por pessoas com deficiência visual."

Associated Press, em San Francisco

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Funcionários da Microsoft estão blogando em serviço


Funcionários da Microsoft Brasil encontraram uma maneira de se divertir enquanto trabalham.


Para divulgar as funcionalidades e novidades do pacote Office eles criaram o blog Ócio 2007. Há um ano no ar, o endereço já ultrapassou a marca de 500 mil visitas e teve 200 mil downloads de aplicativos.

O endereço é alimentado pelos profissionais da Divisão de Negócios Office da Microsoft Brasil. Além de muito bem humorados, os posts dão boas informações sobre o uso dos programas de escritório.

Entre as dicas: como usar o Excel para criar uma tabela do campeonato brasileiro, como usar o Outlook para registrar dias e horários das séries favoritas da TV e como transformar meras apresentações em PowerPoint em eventos criativos.

Além dos posts, os visitantes do blog podem baixar aplicativos bem originais, como o Nomes e Significados (o mais baixado de março), Churrasco Calculator e Conversor de Cerveja.


Fonte:

BLOG DA SILVIA BALIEIRO

Denúncias contra pedofilia no Orkut crescem 46% em um ano

Levantamento da ONG SaferNet divulgado com exclusividade à Folha Online nesta quarta-feira (7) mostra que as denúncias contra pornografia infantil no Orkut cresceram 46,36% entre abril de 2007 e abril de 2008.

Foram feitas 3.320 denúncias em abril do ano passado e 4.859 no mesmo período deste ano. Esses números incluem apenas as denúncias "únicas" feitas à ONG (www.denunciar.org.br), sem levar em conta repetições.

A tabela com esses dados foi entregue hoje à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pedofilia do Senado.

Segundo o Google, dono do Orkut, as denúncias feitas dentro da própria rede social não aumentaram. "Nossos números não acusam esse aumento. Eles têm se mostrado estáveis", diz Félix Ximenes, diretor de comunicação da companhia. O Google, no entanto, não divulga seus números.

O senador Magno Malta (PR-ES), presidente da CPI da Pedofilia, afirmou na terça-feira (6) que mais de 500 usuários do Orkut foram flagrados em crime de pedofilia. Eles estão entre os donos de 3.261 álbuns privados do portal que tiveram o sigilo quebrado pela comissão.

Malta diz que integrantes da CPI vão informar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a respeito dos "alvos abertos" pelas investigações.

No mês passado, o Google, entregou à CPI os dados referentes aos álbuns privados que tiveram o sigilo quebrado. Entre as informações estavam dados de acesso e fotos presentes nesses álbuns.

Fonte:

DIÓGENES MUNIZ
Editor de Informática da Folha Online

Falsos MP3 invadem redes de P2P

Desde a última sexta-feira, mais de 500 mil cavalos-de-tróia disfarçados de MP3 atacaram redes de troca de arquivos como LimeWire e eDonkey.

O alerta foi dado pela McAfee. Segundo a empresa, o cavalo-de-tróia Downloader-UA.h, é um invasor novo. Ele é apresentado no formato de arquivos MP3 (áudio) ou MPG (vídeo) e distribuído por crackers para as redes de compartilhamento.

Quando o usuário baixa um desses falsos arquivos de mídia e tenta executá-lo, recebe um aviso para baixar o arquivo PLAY_MP3.exe, supostamente um tocador para aquele tipo de arquivo. Se a vítima aceita o procedimento, o programa instalado não toca arquivos de mídia. É, na verdade, um controlador de browser, que carrega uma página web contendo o tocador de MP3 Wimpy, escrito em Flash.

O Wimpy permite que o usuário escute uma série de canções. Durante sua instalação, vários programas do tipo adware também se instalam e passam a encher o PC de anúncios e outros itens indesejáveis.

Segundo a McAfee, o Downloader-UA.h é um dos cavalos-de-tróia de atuação mais maciça dos últimos anos. Em apenas 24 horas, a empresa detectou 119 mil computadores infectados num universo de 436 mil. Isso equivale a uma taxa de contaminação da ordem de 27%. Outros programas nocivos apresentam taxas variando entre 1% a 5%. Por isso a McAfee classifica o Downloader como ameaça de risco médio.

Fonte:

Carlos Machado, da INFO

Os 15 maiores fracassos tecnológicos de todos os tempos

Todos pensavam que esses produtos iriam revolucionar a tecnologia. Mas nem chegaram a existir - e pode-se até agradecer por isso.

Toda indústria tem sua cota de idéias que não deram certo, e o ramo da tecnologia já excedeu a sua há tempos. Alguns se encaixam na definição clássica de vaporware, o que quer dizer que foram marcados por muito entusiasmo e pouca substância. Outros estavam apenas à frente de seu tempo. E outros foram meras vítimas de palpites ruins sobre o que o usuário realmente queria.

Aqui estão os 15 melhores exemplos de produtos que nunca viram a luz do dia (pelo menos da forma que foi planejada), além de algumas menções honrosas que não poderiam ficar de fora.

Leia mais em:

Emru Townsend, da PC WORLD/EUA

Crimes na Rede

"A Internet, a maior revolução nos meios de comunicações e nas relações humanas dos últimos tempos, trouxe inúmeros benefícios a todos os campos da atividade humana. Mas trouxe consigo também muitos prejuízos, desde lesões pelo uso excessivo do computador até a prática de crimes que encontra na rede rapidez de intercâmbio e impunidade.

Nesse novo paradigma de comunicação e educação, com um volume e rapidez de informação até então inimagináveis, é necessário aprender a separar o joio do trigo, a proteger-se e a orientar crianças e adolescentes no uso da rede.

O livro Crimes na Rede, de Arlete Figueiredo Muoio e Malu Aguiar, resultado de vários anos de pesquisas e entrevistas com usuários de computador, vítimas e criminosos, não tem como objetivo se insurgir contra o advento da comunicação virtual ou fazer uma simples crítica passiva e sim alertar o leitor quanto ao uso consciente dessa tecnologia, orientando sobre os possíveis danos físicos e psicológicos do uso do computador e da rede, para que aprenda a tirar o maior proveito possível desta indispensável ferramenta e proteger-se contra os crimes na rede.

O principal objetivo do trabalho é orientar os pais e educadores a identificar os principais aspectos da rede eletrônica mundial relacionados às crianças e aos adolescentes que trafegam nessa. Discorreremos sobre os prejuízos causados pelo mau uso ou uso excessivo do computador, o que pode afetar as crianças em seu processo de desenvolvimento físico - através da má postura diante do computador - psíquico e emocional - causando danos psicológicos e lesões físicas permanentes. O vício na rede mundial de computadores já extrapola as fronteiras físicas dos países e adquire caráter globalizado."

45% das pessoas utilizaram a Web para pesquisa de preço, mas 16% compraram um produto

Ainda demonstrando o quanto a internet está mudando os hábitos dos consumidores, pesquisa mostra que 45% das pessoas que já utilizaram a Internet fizeram pesquisas de preço de produtos ou serviços pela rede, e apenas 16% completou uma compra via Web. Este dado demonstra que a Internet já se consolidou como ferramenta para comparação de custos e levantamento da disponibilidade de bens e serviços, mas ainda não necessariamente para a aquisição desses.


A proporção de usuários de comércio eletrônico, ou seja, pessoas que realizaram compras nos últimos 12 meses, permaneceu estável entre 2006 e 2007, passando de 11% para os atuais 13%. Porém, neste período, ocorreu um expressivo aumento no percentual de usuários de comércio eletrônico nas faixas de renda e nas classes sociais mais elevadas. Considerando aqueles que possuem renda familiar acima de cinco salários mínimos, o crescimento no uso da rede para a aquisição de produtos e serviços foi de 13 pontos percentuais de 2006 a 2007, passando de 19% para 32%. Com relação à classe social, na classe A, a proporção de pessoas que realizou compras pela rede nos últimos 12 meses passou de 36% em 2006 para 52% em 2007.


Entretanto, a pesquisa indica que a proporção de pessoas da classe C que informou realizar compras pela rede se manteve estável, passando de 8% para 9%. Essa classe concentra o maior número de pessoas que já usaram a Internet. Em 2007, 52% das pessoas que declararam já ter navegado pela rede era da classe C, enquanto somente 3% era da classe A. Este fato sugere que o aumento da disponibilidade do micro crédito e da renda que vem se observando no Brasil nos últimos anos ainda não despertou o interesse das empresas de comércio online para este grupo de consumidores.

Produtos mais procurados na Internet

Os produtos mais populares entre os internautas em 2007 foram os equipamentos eletrônicos, como câmeras, telefones celulares e aparelhos de DVD, que correspondem a 41% dos bens adquiridos. Em segundo lugar ficaram os eletrodomésticos e produtos para a casa (27%), que em 2006 ocupavam a quinta posição na lista de produtos mais consumidos na rede.


Somente 10% do total de internautas que adquiriu produtos e serviços via Web declarou ter enfrentado algum tipo de problema no processo de compra pela rede, como tempo de entrega maior que o indicado ou entrega de produto avariado. A principal barreira indicada pelos entrevistados para a compra online foi a preferência por comprar pessoalmente, motivo alegado por 57% daqueles que já usaram a Internet, mas ainda não efetuaram uma compra online, o que indica que os maiores impedimentos para a ampliação do comércio eletrônico no país são a cultura e o hábito do brasileiro.


A proporção de indivíduos que já divulgou ou vendeu algum bem ou serviço pela internet em 2007 é ainda menor que a proporção daqueles que compraram pela rede: 4% dos internautas declarou ter efetuado alguma transação de venda. Além disso, esta proporção se mantém constante em relação a 2006. Mais uma vez, quando observamos as classes mais altas da população, o padrão de comportamento muda com relação à média geral. Se considerarmos a classe A, a proporção de pessoas que divulgou ou vendeu algum bem pela internet dobrou, passando de 7% em 2006 para 14% em 2007.


Habilidades com o Computador e a Internet


A pesquisa TIC Domicílios apontou que 49% da população brasileira já realizou alguma atividade ao computador, no entanto essa experiência não significa, necessariamente, que o equipamento foi usado como ferramenta de processamento de informações. Isso porque 47% dos entrevistados declararam ter habilidade para manipular um mouse, mas apenas 32% utilizou um editor de texto.


A proporção de indivíduos com habilidades frente o computador diminui conforme aumenta sua idade, e cresce segundo seu grau de instrução, classe social e renda familiar. "A explicação aparente para o fato de faixas etárias mais jovens saberem proporcionalmente mais sobre o uso da ferramenta tecnológica que as gerações mais velhas é a maior exposição ao computador nas escolas, lanhouses e cybercafés e a conseqüente facilidade de aprendizado no seu manuseio", diz Mariana Balboni.

Os dados são parte da pesquisa que mostra a evolução dos hábitos de consumo dos brasileiros pela rede e o nível de conhecimento da população com relação ao uso do computador e da Internet, assim como os fatores relacionados ao aprendizado dessas habilidades e sua relação com o mercado de trabalho. "Os últimos indicadores confirmam que os indivíduos das classes sociais mais altas e com maior nível educacional são os mais familiarizados e preparados para a utilização do computador e da Internet no dia-a-dia", explica Mariana Balboni, gerente do CETIC.br (Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação), responsável pela produção das estatísticas.

Para saber mais:

Comércio Eletrônico
Habilidades na Internet

Comprador pesquisa na internet antes de comprar carro novo

Todos os resultados da pesquisa estão disponíveis em

Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Comprador pesquisa na internet antes de comprar carro novo

O comportamento das pessoas está mesmo mudando graças à internet. Com uma rápida pesquisa é possível saber mais sobre um diagnóstico médico (eles vêm reclamando que muitas vezes o paciente chegam super informados ao consultório), checar se o preço de um produto está mesmo vantajoso e por aí vai.

E quase 60% dos compradores de carros novos utilizam a internet para verificar preços e modelos antes de ir às lojas para fechar o negócio, revela pesquisa realizada pelo Google durante o mês de março e divulgada nesta terça-feira, 6, em São Paulo. Na seqüência, ele consulta amigos e família, segundo revelaram 53% dos entrevistados, vendedores (40%) e jornais (39%).

Em perguntas com várias possibilidades de opções, 30% dos consumidores informaram que também levam em conta programas de TV e revistas especializadas na hora de decidir que automóvel comprar.

A pesquisa identificou ainda que o tempo que o consumidor leva para decidir que automóvel será adquirido é de um a dois meses. Há dois anos, o tempo era de três a seis meses, informa Gustavo Gasparini, gerente do Google. "Com essa redução do tempo, as empresas precisam ser mais objetivas e facilitar a busca em seus sites", recomenda ele.

Imóveis

O uso da internet como fonte de pesquisas também é intenso em outros segmentos, como imóveis e bens de consumo de menor custo. O gerente de propaganda Volkswagen, Herlander Zola dos Santos lembra que o número de internautas no Brasil saltou de 26 milhões em 2006 para 48 milhões este ano. E boa parte deles é potencial comprador de veículos.

O mercado brasileiro de veículos também vive um boom, com vendas recordes a cada mês. Abril, por exemplo, foi o melhor mês da história, com 261,2 mil veículos comercializados, dos quais 248,1 mil eram automóveis e comerciais leves, e o restante, caminhões e ônibus. Nos quatro meses do ano, as vendas somam 909 mil unidades, 35% a mais que em igual período do ano passado.

Esse cenário colaborou para que a direção do Google criasse um grupo específico no Brasil para cuidar dos negócios da área automotiva. A divisão já existe na empresa nos Estados Unidos e na Europa, e recentemente começou a ser instalada na Ásia e na América Latina.

A divisão brasileira é coordenada por Andreas Huettner, um austríaco que trabalhou por vários anos na Mercedes-Benz e na Volkswagen na Alemanha. Há dois anos ele foi para o Google e há sete meses está no Brasil. A idéia, segundo Huettner, é facilitar a pesquisa e a busca por produtos e ajudar as empresas (montadoras e concessionárias) a levarem informações relevantes aos usuários para facilitar essa busca.

Fonte:

Cleide Silva, de O Estado de S. Paulo

Evento do Google para desenvolvedores acontece em junho no Brasil

A edição 2008 do Google Developer Day, evento destinado a desenvolvedores e programadores de Internet, acontecerá no Brasil no dia 27/06, em São Paulo. De acordo com a companhia, esse ano o evento terá como tema a criação de aplicativos para Internet com destaque para as tecnologias OpenSocial e Android.

A programação inclui palestras e seminários ministrados pelos próprios engenheiros do Google que trabalham com tecnologias de ferramentas como Google Maps, OpenSocial, Android, Google Gears e Google Web Toolkit. Entre os palestrantes estão Bruno Bowden, engenheiro sênior no grupo de desenvolvimento de Mapas no Google, e Chris Schalk, evangelizador de desenvolvedores com foco em OpenSocial.

Diferente do ano passado quando o Google Developer Day aconteceu simultaneamente em todo o mundo, desta vez o evento terá uma data especifica para cada país. Para a companhia, dessa maneira, será mais fácil dar foco para cada nação.

No primeiro semestre de 2008, o Google Developer Day acontecerá em vários países no mês de junho. Estão marcados eventos para o Japão (dia 10), China (dia 12), Taiwan (dia 14), Austrália (dia 18), Cidade do México (dia 23) e Brasil (dia 27). No segundo semestre, o Google Developer Day acontecerá nos países da Europa nos meses de setembro e outubro. A agenda completa dos eventos pode ser encontrada na página do Google. As vagas são limitadas.

Fonte:

WNEWS

Orkut permite reorganizar fotos

O orkut estreou recurso que permite a seus usuários reorganizar fotos apenas as arrastando de um álbum para outro.

Até o fim de abril quem desejava tirar uma foto de um álbum e colocá-la em outro precisava deletar a imagem do álbum original e, depois, fazer upload para o novo álbum.

Agora, quem clicar no botão “reorganizar fotos” pode fazer a mudança apenas usando o recurso arrastar e largar com o mouse.

O álbum de fotos do orkut vem passando por várias mudanças desde que ampliou seu limite original de 12 fotos por usuário. Atualmente este limite é de 10 mil imagens, que podem ser organizadas em diferentes álbuns e protegidas em níveis de privacidade. Originalmente, não existiam fotos com cadeado no orkut.

A rede social também implementa, esta semana, recurso que permite aos usuários definir “status”. O recurso é semelhante ao apelido que o MSN Messenger permite que as pessoas associem a seu nome.

O recurso de status ainda não está disponível para todos os usuários do orkut e será implementado gradualmente.

Fonte:

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

Para saber mais:

Orkut aqui no Ctrl+Alt+Del

Venda de software cresceu 22% em 07, diz Abes

Combate à pirataria mais eficiente? Usuário mais eficiente? Software mais barato? A notícia do Plantão INFO não explica o motivo, mas o fato é que a venda de software no Brasil cresceu 22,3% em faturamento ao longo de 2007, diz estudo da Abes.

A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) contabilizou que as empresas brasileiras de tecnologia movimentaram no Brasil US$ 11,12 bilhões no ano passado.

A Abes aponta que US$ 4,19 bilhões são resultado da venda direta de aplicativos e outros US$ 6,93 bilhões provêm de serviços como manutenção e suporte aos sistemas de TI.

Os números colocam o Brasil na 12ª posição entre os maiores mercados de software no mundo, com participação de 1,6% no mercado global.

A ponta do ranking fica com os Estados Unidos, que sozinho responde por mais de 40% do mercado de aplicativos, seguido por Japão, Reino Unido e China.

Em seu relatório, a Abes destaca o crescimento da produção de software no Brasil ao longo de 2007. Atualmente, diz a Abes, os aplicativos desenvolvidos localmente, respondem por 33,6% do mercado brasileiro de software.

Fonte:

Felipe Zmoginski, do Plantão INFO

E-mail e buscas lideram as atividades na internet

Segundo pesquisa do Gartner, feita em 18 países, a maioria das pessoas acessam a rede para usar o correio eletrônico e obter informações em geral.

Qual a sua atividade preferida quando está na internet? Pois apesar das inúmeras aplicações na Internet, como vídeos e redes sociais (Orkut), a maioria dos consumidores indicam que a principal razão para acessar a rede é o uso do correio eletrônico e para obter informações em geral, de acordo com estudo do Gartner.

Navegantes de 18 países participaram no quarto trimestre de 2007 da pesquisa, que ouviu internautas de 18 países. Os resultados revelam que 4,77 mil pessoas revelam que o correio eletrônico e as buscas de informações são os principais motivos para conectar-se, citando em terceiro lugar a banca online, com a exceção de grandes países emergentes.
Compartilhar fotos, vídeos e arquivos estão em quarto lugar, reservando a quinta e sexta posição da lista de preferências aos serviços de navegação geográfica – como o Google Earth – e as compras online, respectivamente.

No entanto, o Gartner encontrou um grupo demográfico que rompe a tendência: os jovens de entre 13 e 18 anos desfrutam de diversas formas das possibilidades que a internet os oferece, como o download de música, jogos em grupo, blogs e redes sociais. A consultoria considera este grupo de pessoas como “os precursores de novas tendências”.

Fonte:

COMPUTERWORLD

Para saber mais:

Correio ainda é principal aplicação da internet, afirma pesquisa

Pesquisa lista marcas mais lembradas por internauta brasileiro

Os internautas brasileiros estão na mira das empresas anunciantes. O UOL e o Datafolha fizeram pesquisa para o segundo Prêmio Top of Mind Internet, e constataram que Sony, Dell, Motorola, HP e Nokia estão entre as marcas mais lembradas nas categorias ligadas a tecnologia.

O UOL e o Datafolha divulgaram nesta terça-feira (06/05) quais são as marcas mais lembradas pelos internautas em diferentes categorias de produtos e serviços.
O estudo foi realizado entre os dias 19 e 22 de fevereiro de 2008, com usuários de internet das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Brasília.
Pelo segundo ano, a Sony liderou em câmeras digitais, com 32% das lembranças. Na categoria computadores, a marca mais lembrada foi a Dell, seguida por LG e Positivo.
Na categoria operadora de celular, a Vivo foi a mais citada, seguida por Claro, Tim e Oi. Já no quesito aparelhos, Motorola e Nokia dividiram a liderança. Em seguida, aparecem LG, Samsung e Sony Ericsson.
A LG foi a marca de TV mais lembrada, seguida por Philips, Sony, Toshiba e Samsung. A recém-inaugurada categoria de acessórios de informática teve como destaques HP e LG, em primeiro e segundo lugar, respectivamente
Entre os fornecedores de comércio eletrônico, a Americanas assumiu a primeira posição, tirando a liderança do Submarino, que caiu para o segundo lugar. O Mercado Livre é o terceiro mais lembrado.
Também se destacaram na pesquisa marcas como Nike (artigos esportivos), Itaú (banco), Visa (cartão de crédito), Skol (cerveja), Coca-Cola (refrigerante) Gol (companhia aérea) e Brastemp (refrigerador).

Fonte:

IDG NOW!

CPI da Pedofilia identificou mais de 500 pedófilos no Orkut

Eu sou um grande fã do Orkut. Adoro, simplesmente adoro a comunidade virtual que nos ajuda a manter contato com amigos, conhecidos e pessoas que nunca vimos na vida. Creio que, sabendo administrar, o Orkut é uma ferramenta aliada de contato com o mundo. Por isso mesmo, acho que devemos zelar para que seja um ambiente saudável, live de crimes.

Apoio o trabalho da CPI da pedofilia e fico satisfeito em saber que a Google acabou por fim colaborando com a justiça. Mais de 500 pedófilos já foram identificados nas cerca de 3 mil páginas do Orkut entregues à CPI da Pedofilia pela empresa Google. A informação foi divulgada pelo presidente da CPI, senador Magno Malta, em entrevista à Agência Senado após uma reunião administrativa da comissão realizada nesta terça-feira, 06/05.

Na reunião foram aprovados dois requerimentos, um deles reservado. Na presença de todos foi aprovada a tomada de depoimento das duas vítimas de caso de pedofilia em Niquelândia (GO). Em sessão secreta, foi aprovado o requerimento de uma investigação sob sigilo que pode resultar na prisão de um pedófilo, segundo o relator da CPI, senador Demóstenes Torres.

Segundo Malta, integrantes da comissão vão ao Palácio do Planalto colocar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a par dos "alvos abertos" pelas investigações. Ele enfatizou que a comissão precisa do apoio do presidente da República para aprovar as mudanças na legislação que irá sugerir. O senador anunciou também que procurará os líderes partidários no Senado para pedir prioridade na aprovação das matérias sugeridas pela CPI.

Torres considera uma conquista da comissão o termo de ajuste de conduta que está sendo ultimado entre a Google, o Ministério Público Federal e a Justiça Federal. Ele ressaltou que, embora o trabalho da CPI possa parecer moroso, os álbuns fechados obtidos junto ao Orkut já possibilitaram o levantamento de um grande número de pedófilos atuando no Brasil, não necessariamente brasileiros.

Fonte:

WNews

Para saber mais:

Google aqui no Ctrl+Alt+Del All TV

Orkut falha ao deletar scraps

Todas as vezes em que eu deleto um scrap e aprovo ou não aprovo um novo amigo o Orkut dá um erro e sai do sistema... daí eu tenho que clicar no botão voltar para continuar acessando...

Será que só tem acontecido comigo?

Vôo com balões de padre sumido no sul do Brasil vira motivo de piada na internet

Natalia von Korsch - Extra

RIO - O desaparecimento do padre Adelir de Carli já ganhou o mundo - com contornos cômicos e, em albuns casos, de humor negro - pela internet. Além das dezenas de piadas infames que vêm lotando as caixas de e-mail dos internautas, uns gaiatos resolveram incluir a aventura mal-sucedida do sacerdote paranaense no site americano Darwin Awards.

A página faz o ranking dos casos de morte mais bizarros relatados pela imprensa mundial. E o padre voador está em primeiro lugar na preferência dos leitores, com 4.010 votos até o início da noite de quinta-feira (o segundo lugar conta com apenas 1.314 votos).

Porém, como o padre continua desaparecido no Sul do Brasil, os encarregados pelo site ainda não autorizaram a entrada do religioso no ranking das mortes mais bizarras de 2008.

O assunto tragicômico rendeu também fotomontagens repassadas à exaustão na internet. Entre outros cenários, padre Adelir e seus mil balões aparecem voando na misteriosa ilha do seriado "Lost", em meio à fumaça da bomba de Hiroshima e até como figurante dos Beatles, na célebre Abbey Road.

Fonte:

Extra

Para saber mais:

Aventura do padre dos balões vira jogo na internet

Aventura de padre dos balões ainda é piada na Internet

Aventura de padre dos balões vira piada na internet

Comunidades no orkut

O sucesso dos Torrents

Não sei de que lado você está nessa história de Torrents e P2P (peer-to-peer, sistema de troca de arquivos). O fato é que eles permitem a troca desenfreada de arquivos que deveriam estar protegidos por copyright. Na teoria, os desenvolvedores desse tipo de tecnologia mencionam a praticidade de não ter um servidor centralizado para agilizar o download dos arquivos... na prática, me pergunto se não seria uma estratégia para que ninguém possa ser responsabilizado legalmente por isso... como identificar um responsável por algo que não está centralizado em um único computador, mas em milhares de computadores ao redor do MUNDO???

Agora a Info Exame mostra que um dos sites mais conhecidos de Torrents atinge a marca expressiva de 5 bilhões de arquivos copiados.

Segundo o artigo, após após bater a marca dos 4 bilhões de download's em fevereiro deste ano, o tracker registrou no mês passado mais de 4,7 bilhões. O conteúdo mais popular do portal são os filmes e programas de TV, que correspondem a um total superior a 64% dos downloads. As músicas ficam em segundo lugar, com 19,5% das transferências.

De acordo com medições do comScore o Mininova tem 30 milhões de page views por mês, contra 24 milhões de visualizações do The Pirate Bay, tracker sueco conhecido como o maior portal de torrents do mundo. O TPB não publica o seu número de downloads, mas afirma ter mais de 10 milhões de usuários.

Para saber mais:

segunda-feira, 5 de maio de 2008

"Blogueiro nunca é famoso. É pior que participante eliminado na primeira semana de edições passadas do BBB."

Alguns blogueiros juram que não estão "nem aí" para a fama, o sucesso e o dinheiro. É o caso do blogueiro Fernando Correia, autor dos blogs Gravatai Merengue e Imprensa Marrom. Ele começou a blogar por influência de uma amiga, Liana, em 2001. Começou para experimentar, para ver "o que era esse negócio". Ele conta que na época não havia blogosfera. "Era uma grande experiência e acho legal ter feito parte dela."

Os blogs dele já tiveram picos de 40 mil pessoas num mesmo dia, o que aconteceu quando o iG publicou na capa do portal algum texto sobre sexo "ou coisa assim". Mas a média é de 2 mil visitas no Gravatai Merengue e mil e quinhentas no Imprensa Marrom. "Mas, de mês a mês, esses números vêm aumentando, tudo graças à parceria com o Edney, do Interney

Com tantas visitas o Fernando deve estar ficando famoso, e isso deve ser muito legal, não é? Ele jura que não é esse o objetivo. "Não quero dinheiro nem fama, mas ambos são bem vindos. Na verdade, fama nunca é bem vinda. Não gosto disso, sou tímido demais e acho chato esse negócio de "ser famoso". Blogueiro nunca é famoso. É sub-sub-sub celebridade. É pior que participante eliminado na primeira semana de edições passadas do BBB. Mas dinheiro é bem vindo, desde que honesto. De todo modo, não abro mão da minha linha independente e nem vendo post. Por isso, tratei de fazer uma boa faculdade e ganhar dinheiro com a área na qual estudei e fiz pós-graduação, que é o Direito. O blog entra como diversão pura e simples. Uma parte boa é que se conhece gente bem legal, amigos, amigas e mulheres interessantíssimas."

Mesmo assim, o blogueiro admite que às vezes usa estratégias para atrair audiência. "Há duas formas. Com polêmica barata, como faço às vezes no Gravatai Merengue, falando de bandas e de capas da Playboy. Mas isso serve para uma explosão momentânea. O legal, mesmo, é manter um certo nível textual e temático, e isso agrega aos poucos mais e mais leitores fiéis. Uma coisa que faço e recomendo a todos os blogueiros é RESPONDER TODOS OS COMENTÁRIOS. Por mais que pareça chato, no fim das contas é assim que se estabelece uma relação mais humana e menos arrogante com aqueles que se dispõem a ler um blog e, além disso, escrever um comentário.

Mas afinal, quais os resultados deste trabalho de manter um blog? Quais os resultados deste trabalho? "Dentro do que quero - ou seja, escrever para passar o tempo - avalio como ótimos!"

Para saber mais:

Gravatai Merengue - "No Gravataí Merengue, a regra é não haver regras e a anarquia temática prevalece. Falo de filmes, sexo, música, comportamento, entre outras coisas bem irrelevantes, sempre numa linguagem debochada."

Imprensa Marrom - "No Imprensa Marrom, falo de política e meios de comunicação e é esse blog que me causa dores de cabeça desagradabilíssimas, mas que no fim das contas apontam para o óbvio: estou no caminho certo."

Até agora não acredito que estou sendo paga para “blogar”

Minha amiga desde os tempos de Rádio Bandeirantes, Patrícia Belotti , é um "case" de sucesso! Ela começou a blogar há quatro anos. "Sempre fui fissurada em blog, sempre adorei ler, mas só fiz um prá mim em 2004. Um blog pessoal, falando da minha vida."

Eu testemunhei o sucesso do blog. Eram posts divertidíssimos sobre o cotidiano dela... qualquer cena, qualquer final de semana, qualquer situação era logo motivo para blogar... Pelo visto ela não imaginava que estava surgindo ali uma oportunidade profissional. "Eu sempre escrevi bastante sobre minhas viagens no meu blog pessoal, o Singin' in the Rain. E sempre tive uma paixão especial por Disney. No ano passado, estava com uma viagem para Orlando marcada numa turma de 8 amigos, e de farra decidi escrever um guia de lá. Fiz um material que, modéstia a parte, ficou bem legalzinho, e esse guia foi parar nas mãos do diretor da Stella Barros que estava atrás de alguém para cuidar do blog corporativo da empresa. No fim, acabou unindo tudo, o fato de eu ser jornalista, de ser blogueira, de amar viajar, e ter um conhecimento grande sobre Orlando e Disney (o carro chefe da SBT). Até agora não acredito que estou sendo paga para “blogar” hehe."

O mais divertido é que no Blog da Stella Barros Turismo ela mantém exatamente o mesmo espírito alegre, divertido e pessoal de escrever... E não é por acaso! "Essa foi uma decisão editorial minha e também da empresa. Queremos que o blog seja algo realmente pessoal, sem muitas “amarras”, informal mesmo. O blog não é uma ferramenta de propaganda, e sim uma forma de estreitar o nosso contato com o cliente, aumentando a interação. Claro que, apesar da informalidade, o blog é corporativo, e essa linha tênue é o mais difícil de encontrar... mas acho que estamos num caminho legal.

Para saber mais:

Stella Barros Turismo - blog "profissional"

Palpiteira profissional - "textos mais, sei lá, ´literários´"

Singin' in the Rain - blog pessoal da Patricia Belotti

Divulgue aqui seu blog

Seja um "entrevistado virtual" do Ctrl+Alt+Del All TV. Divulgue aqui o seu blog. Vamos aproveitar este espaço para divulgar também o seu blog. Deixe um comentário e responda a algumas perguntas sobre o programa de hoje.

1. Sobre o que é o seu blog?

2. Por que começou a blogar?

3. O que você quer com seu blog?

4. Há quanto tempo mantém o blog no ar? Qual a média de posts por dia?

Não se esqueça de deixar ao final do comentário o endereço do seu blog pra facilitar o acesso dos outros internautas!!!

Participações:

Igor Lessa disse...

Igor Lessa, do blog Olhando Pra Grama; as crônicas de um ansioso.
O meu blog é um espaço dedicado a publicação dos meus textos.
Como comecei a blogar com a pretenção de me aperfeiçoar na literatura, ambiciono daqui a algum tempo, organizar meus textos e escrever meu primeiro livro.
Com o meu blog, além de conhecer pessoas interessantes e realizar uma troca cultural com elas - os outros blogueiros -, almejo também um feedback, pra ver o que as pessoas estão achando do que escrevo. Meu blog é um pequeno projeto pessoal.
Atualmente, meu blog está desde o começo do ano no ar, mas este é uma retomada de um projeto que já tinha desde os meus 15 anos de idade, mas que numa determinada época da minha vida, apaguei e fiquei postando meus textos em um fotolog.
Procuro postar uma média de 4 a 6 textos por semana.
O meu blog:
Olhando Pra Grama - Crônicas de um ansioso

glamour girl disse...
O meu blog é uma 'parede branca' onde 'rabisco' algumas bobagens.
não dá pra dizer que são crônicas do meu cotidiano pq acho pretensioso.

http://semnenhumobjetivo.blogspot.com/

O que é Blog?

Blog, ou  Weblog, é uma página da Web cujas atualizações, ou posts, são organizadas sempre com as mais novas mensagens em evidência. São utilizados pelas pessoas que querem levar sua mensagem ao mundo de forma fácil e rápida. Se tornaram muito populares entre os jovens, que transformaram o ciberespaço em seus diários pessoais. Algum tempo depois de se tornar uma febre entre eles, o sistema foi descoberto por repórteres e editores e vários países, passando a servir de ferramentas para um novo gênero de jornalismo, uma tribuna para a exposição de opiniões que normalmente não se encaixam na cobertura noticiosa, ao mesmo tempo em que põem em contato direto leitores e jornalistas.

Os sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pela facilidades que oferecem, pois dispensam o conhecimento da linguagem de programação da internet, o que atrai até mesmo usuários sem este domínio técnico.

Para saber mais:

Último Segundo

Wikipedia - Blog

Brasil é o quinto no mundo em leitores de blog, diz pesquisa

Pesquisa sobre novas mídias, realizada pela Intel, indica que dos 170 milhões de blogueiros do mundo, 5,9 milhões são brasileiros.

Segundo reportagem de Nando Rodrigues, da PC WORLD* no site COMPUTERWORLD, os internautas brasileiros se destacam na rede. Uma pesquisa da agência McCann divulgada pela Intel, mostra que o país é o 5º maior grupo de leitores de blogs, com 10% mais leitores que a média mundial.


Realizada com 10 mil pessoas (que representam estatisticamente 75% dos 532 milhões de usuários web do mundo) entre o final do ano passado (2006) e início de 2007 em 21 países, a pesquisa mostra que o número de internautas europeus ainda é mais do que o dobro do que o número de pessoas com acesso à web em dois dos países mais populosos da América Latina – Brasil e México. Juntas, estas nações contabilizam 30,9 milhões de internautas.

Blogosfera e multimídia

No ranking dos países com o maior número de blogueiros, estimado em 170 milhões de internautas, o Brasil ocupa a terceira posição (5% acima da média mundial, em número absoluto sobre a população com acesso à web), com 5,9 milhões de usuários.


Redes sociais
Não surpreende o grande interesse dos brasileiros por novidades na web, constatados em fenômenos como o Orkut e o YouTube. A pesquisa confirmou que o Brasil, de fato, continua com o maior número de usuários de redes sociais, com o México na segunda posição.
Entretanto, quando o assunto é comunicadores instantâneos (IM), a situação se inverte, com o Brasil ocupando o segundo lugar.

A voz do povo

Milhões de pessoas publicam diariamente suas idéias e opiniões em páginas pessoais. Veja o poder da rede:

Existem
34 milhões
de blogs em todo mundo

A cada dia,
70 000
novos blogs são criados

A cada minuto,
500
novas mensagens
são publicadas

A audiência já passa de
50 milhões
de pessoas, ou 11% dos
internautas do planeta

No Brasil,
37%
dos internautas lêem
blogs regularmente

Os brasileiros passam
20%
do seu tempo de navegação visitando
blogs e comunidades virtuais

Fontes: Technorati e Ibope/NetRatings

COMPUTERWORLD

Empresas estão de olho nos blogs

Ainda sobre a reportagem “Os blogs vão mudar seus negócios” por Camila Guimarães na revista Exame, o texto revela que as empresas começam a se preocupar com o que os internautas andam dizendo. Tanto que a empresa brasileira e-Life criou um programa que monitora blogs e o Orkut, site de relacionamentos que virou febre no Brasil. "Os serviços de atendimento não poderão mais ser passivos", diz Alessandro Barbosa Lima, da e-Life. "Agora, terão de chegar a todos os recôncavos dos blogs e do Orkut." A e-Life tem entre seus clientes a operadora de cartões de crédito Visa e a imobiliária Tecnisa. Um dos passatempos favoritos dos cadastrados no Orkut é criar comunidades dos mais variados temas, incluindo as do estilo "eu amo" ou "eu odeio". Quem se dá ao trabalho de falar de sua empresa é um consumidor que provavelmente tem influência sobre dezenas de outros. Em alguns casos, a reputação é tamanha que os blogueiros se tornam celebridades. Nos Estados Unidos, são principalmente aqueles que escrevem sobre política e tecnologia. Aqui no Brasil, os humoristas saíram na frente. O melhor exemplo é o publicitário carioca Antonio Pedro Tabet, ou Kibe Loco. Seu blog recebe 100 000 visitas diárias. Graças ao blog, Tabet já recebeu três convites para candidatar-se a deputado federal na próxima eleição -- recusados -- e um para trabalhar no programa de Luciano Huck, na Rede Globo -- aceito. "A coisa ficou tão grande que eu preciso tomar muito cuidado com o que escrevo", diz Tabet. "O Kibe Loco virou formador de opinião."

Fonte:

Revista Exame

Empresários entram na onda dos Blogs

No post anterior sobre a matéria de Camila Guimarães para a Revista Exame, vimos como os empresários começam a perceber a importância de se levar os internautas à sério. Os blogueiro passaram a ser temidos e respeitados. Neste post, vamos ver o que se tem dito sobre a importância dos empresários também manterem um blog de comunicação com seus consumidores.

A reportagem contra a história do presidente da Sun, Jonathan Schwartz, que mantém um Blog há três anos e meio. "Como o e-mail, o blog não vai ser uma questão de escolha. Todos os líderes serão obrigados a ter um", disse Schwartz à revista EXAME. "Acredito que em dez anos os presidentes vão se comunicar diretamente com clientes, funcionários e parceiros. Porque, se você não participar da conversa, outros falarão no seu lugar." Mincheff, da Edelman, concorda: "A percepção do consumidor é que a informação que vem do presidente ou do diretor de uma empresa é mais confiável do que a obtida num site ou pelo telemarketing", diz. "A empresa ganha um rosto."

Blogs de CEOs no Brasil

Segundo o artigo, forte nos Estados Unidos, especialmente entre as empresas de tecnologia, a tendência ainda não está muito bem estabelecida por aqui. O artigo foi escrito em 2006, mas a reportagem “Diário do Presidente”, de Murilo Ohl, na Revista Você S.A. publicada em abril deste ano informa que “Poucos CEOs usam blogs para falar com funcionários. Mas é cedo para dizer que essa tecnologia não vai pegar”. Ou seja, as experiências já existem, mas ainda são tímidas. A Você S.A. mostra que Michel Levy, presidente da Microsoft, mantém um blog para os 500 funcionários da empresa no país há quatro meses. Semanalmente ele dá sua visão sobre os negócios, qualidade de vida ou ações de cidadania. “O blog permite que cada funcionário exponha seu ponto de vista”, afirma Michel. Além dele, Emilson Alonso, do HSBC, Fabio C. Barbosa, dono do banco ABN Amro Real e Jaime Ardilla, da General Motors, também mantém blogs. Uma empresa de pesquisas, a H2R, fez uma busca em cerca de cem companhias brasileiras de médio e grande portes e encontrou apenas as quatro citadas acima.

Ferramenta eficiente ou modinha?

Com base nestas informações, a Você S.A. pergunta: os blogs são ferramentas eficientes de comunicação interna ou não passam de modinha? Quem responde é Carolina Frazon Terra, especialista em gestão da comunicação, autora do livro Blogs Corporativos – Modismo ou Tendência, dizendo que é cedo para descartar a tecnologia: “A interatividade tem muitas vantagens”, ela diz. Mas lembra que leva tempo até que as empresas abracem esse tipo tecnologia, e já existe curso para ensinar empresas a montar blogs corporativos.

Vantagens

A diretora de conteúdo da Jump Education, Maristela Alves, explica que há três benefícios nesse tipo de comunicação: diminuir a distância entre o CEO e os outros níveis da empresa; combater a “rádio-peão”; e facilitar o fluxo de conhecimento na organização. “Em poucos anos, qualquer estratégia de comunicação interna vai incluir programas de conteúdo colaborativo”, ela explica.

Como um blog corporativo pode dar certo?

Até mesmo a quase centenária General Motors já faz parte da blogosfera. Bob Lutz, vice-presidente da GM, um dos autores do blog Fastlane, no qual escrevem vários executivos, dá os conselhos para o sucesso: "Seja honesto e mantenha-se conectado. Entre de cabeça aberta e espere críticas".

A reportagem da Você S.A. deixa claro que, para ser uma ferramenta eficiente, os especialistas dizem que o blog precisa conservar suas características originais de liberdade e naturalidade. “Ele deve ser escrito e mantido pelo próprio CEO e deve haver abertura para que os funcionários possam fazer críticas sem receios”, diz Carolina Terra. Das empresas que têm blogs no Brasil, todas afirmam seguir essas regras. “Eu decido os assuntos e escrevo as mensagens”, diz o colombiano Jaime Ardilla, presidente da GM. “As críticas são comuns e o presidente responde a todas”, garante o p diretor de marketing do HSBC, Glen Valente, responsável pela estratégia de comunicação do banco. O importante, do ponto de vista das empresas, é estabelecer um código de conduta, pra que também ninguém abuse do direito de se expressar.

 

A abertura às opiniões adversas pelo visto é fundamental. Criticando o caso do blog de Randy Baseler, vice-presidente de marketing da Boeing, que não deixa espaço para réplicas, a reportagem da EXAME dá o exemplo da Microsoft. O texto explica que Bill Gates ainda não está blogando, mas um funcionário foi contratado para essa função. Robert Scoble, dono do blog Scobleizer, conseguiu a façanha de começar a mudar a imagem da maior empresa de software do mundo. Com um site franco, que permite freqüentes críticas à Microsoft, ele ganhou credibilidade e deu à empresa uma voz humana na web. "Recentemente fui a Londres e recebi 120 convites para jantar. Por causa do blog, tornei-me uma espécie de embaixador da empresa", disse Scoble a EXAME. Para muitos especialistas, esse é o relações-públicas do futuro. O sucesso de Scoble é tamanho que ele acaba de lançar o livro Naked Conversations ("Conversas nuas", em português, sem previsão de lançamento no Brasil), um manual de blogs corporativos de sucesso.

Como um blog corporativo pode dar errado?

Por que ser honesto? Bem, na reportagem da Exame descobre-se que a japonesa Mazda tentou mentir e se deu mal. A montadora chegou a criar um blog para divulgar um novo modelo de carro. O site parecia ser obra de um rapaz de 22 anos, mas na realidade era mantido por uma agência de publicidade. Quando os Blogueiros de verdade perceberam, bastaram três dias para o site sair do ar. A empresa chamou a experiência de “aprendizado”, mas, para os amantes de carros que estão na rede, foi um vexame histórico. "Mentir num blog gera reações enormes", disse, numa entrevista recente, Steve Hayden, vice-presidente da Ogilvy and Mather, uma das maiores agências de publicidade do mundo. "Você está lutando com forças muito poderosas: as opiniões de pessoas reais."

Fonte:

Revista Exame

Para saber mais:

Como o blog pode alavancar sua carreira

Pessoas são muito mais do que os cargos que possuem. Seus interesses e habilidades profissionais podem ser o diferencial para garantir uma vaga

8 dicas para blogs corporativos

Se você é um novato nesse mundo, aqui vão algumas dicas para fazer seu blog funcionar e ser bem lido

Quando os blogs fazem mal

Informações sobre atualização do Office Mobile vazaram. O culpado foi um funcionário da Microsoft e seu blog

To blog or not to blog

Infra-estrutura

Apesar de muitas empresas terem percebido que os blogs podem trazer oportunidades de negócios, poucas corporações já aderiram à prática.Por Cezar Taurion, gerente de Novas Tecnologias Aplicadas da IBM Brasil.

Faça um blog corporativo

domingo, 4 de maio de 2008

Orkut permite comentar fotos

Fiquei sabendo desta no site da Info Online... testei e é verdade! Vocês já perceberam que agora é possível deixar comentários sobre as fotos do pessoal no Orkut?

Quando você manda ampliar uma foto de alguém, aparece a opção de deixar comentários na foto. Nos álbuns públicos todo mundo pode escrever, como se fosse um scrap.

Segundo a Info, nos álbuns fechados com cadeado, só quem é autorizado pode comentar.

E os comentários deixados ficam disponíveis para qualquer um ver depois...

Fonte:

Info Online

Ganhar dinheiro com Blog???

Fiquei impressionado quando li na edição da Revista Info de abril a reportagem “Profissão Blogueiro”, com o subtítulo “Será que dá pra trocar o holerite pelos posts?”

A matéria mostra três personagens que ganham dinheiro com blogs.

Segundo o texto, o Carlos Cardoso , do Contraditorium, um site que fala justamente sobre o mundo dos blogs, largou o emprego e foi morar no interior paulista pra viver com a renda dos blogs. “Em menos de um ano, eu já estava vivendo do blog, com um salário equivalente ao meu anterior”, ele diz. A reportagem estima o salário do antigo emprego dele, o de analista de sistemas sênior, em 9 mil reais. Depois a matéria mostra o Igor Pucci, do “Pérolas do Orkut” , que estreou em julho de 2007 e conseguiu picos de audiência com 40 mil visitantes num único dia. A média mensal é de 25 a 30 mil visitantes. Ele não divulga quanto ganha com o blog mas a reportagem estima algo em torno de 3 mil reais. Tem ainda o Interney do analista de sistemas Edney de Souza, autor da cooperativa virtual que reúne 40 autores e atrais mais de 1,7 milhão de visitar nos meses de melhor audiência, quando o número de page views passa de 3, 5 milhões. Claro que o Edney também não revela quanto ganha, mas a revista estima algo em torno de... atenção: de R$ 21 mil.

Quando li isso, percebi na hora que precisava trazer esse pessoal aqui... Procurei o Edney pra falarmos sobre o interney, porque ele é o único que está aqui em São Paulo. Ele não pode nos atender nesta segunda feira, o convite a ele está aberto a hora em que ele quiser participar, mas ele mandou dois representantes para conversar conosco sobre a atividade de blogar. No Ctrl+Alt+Del desta segunda-feira, dois blogueiros “profissionais”.

Marcos Donizetti - Hedonismos

Fernando Gouveia - Gravatai Merengue

Imprensa Marrom

Artigos bem formatados atraem mais leitores

Sabendo da minha busca por dicas para escrever um bom blog, meu amigo e editor Wagner Belmonte me mandou um artigo muito bom do Leandro Vieira, postado no Administradores.com.br. Ele fala sobre a importância da formatação de um artigo, que segundo ele, é um dos fatores fundamentais para despertar o interesse de um leitor na Internet ou afugentá-lo de vez.

Leandro explica que o internauta é um cara sensível à estética, à forma como o artigo é apresentado. “Se você simplesmente copiar e colar o seu texto nos campos correspondentes, sem fazer uso de alguns para tornar a apresentação de seu artigo mais interessante, irá perder muitos leitores por conta disso.”

São estas as dicas dele para tornar o seu post mais atraente esteticamente falando:

1. Título: não use apenas LETRAS MAIÚSCULAS no título. Títulos cujas palavras apenas começam em letras maiúsculas são mais elegantes e atraem mais o interesse dos usuários. Exemplo: A Administração de Empresas no Século XXI

2. Entre-parágrafos: procure sempre colocar uma linha em branco entre um parágrafo e outro. Esse espaço é essencial para permitir que o leitor “respire”, além de tornar a apresentação geral muito mais “clean” e agradável aos olhos.

3. Negritos e Itálicos: procure destacar algumas palavras ou expressões importantes em seu texto colocando-as em negrito ou itálico. Trata-se de um importante recurso para dar ênfase a ítens importantes do texto, e que também contribuem com a estética do artigo.

4. Credenciais do autor: não é necessário mencionar sua apresentação no final do artigo. Todos os artigos publicados no portal já acompanham a apresentação descrita no Perfil do autor.

5. Tags: tags são palavras-chave relacionadas com o texto, que permitem que o seu artigo seja mais facilmente encontrado pelo nosso sistema de busca. Sempre mencione algumas palavras-chave relativas ao seu artigo no campo Tags.

6. Artigos próprios - O espaço artigos é destinado apenas para a publicação de artigos de autoria do próprio usuário. Artigos de terceiros podem ser publicados no BLOG, desde que sempre se mencione o autor e a fonte.

Leandro Vieira
Editor Administradores.com.br

Os blogs ganham credibilidade, e por isso, força

O amigo, editor e professor Wagner Belmonte me mandou reportagem fantástica sobre os Blogs. Escrita por Camila Guimarães e publicada na revista Exame em janeiro de 2006, acredito que o texto ainda é muito atual, e recomendo a leitura de toda a matéria aqui.


A história é tão interessante que rende inúmeros comentários, que pretendo publicar em posts aqui no Blog. Vou facilitar a vida dos leitores dividindo em vários trechos específicos. Vamos lá.


"Os blogs ganham credibilidade, e por isso, força"


O presidente da filial brasileira da Edelman, uma das maiores agências de relações públicas do mundo, Ronald Mincheff, define: "A opinião de uma pessoa comum, sem os filtros dos meios de comunicação tradicionais, ganha cada vez mais credibilidade." Um estudo feito pela Edelman em setembro do ano passado (2005) mostra que mais da metade dos blogs mais influentes do planeta publica pelo menos um comentário semanal sobre empresas, seus funcionários ou produtos.


Com isso a Revista Exame, especializada em negócios e empresas, dá um recado direto aos seus leitores, executivos de grandes empresas: Não ignorem o mundo dos blogs, a opinião pública está lá, e eles estão crescendo. A reportagem contra o caso de como o jornalista americano Jeff Jarvis estremeceu as bases da fabricante de computadores Dell quando começou a divulgar suas opiniões sobre os problemas que tinha como consumidor da empresa em seu blog, BuzzMachine. Em pouco tempo a coisa evoluiu e 7milhões de pessoas já comentavam sobre os problemas que também encontravam com a fabricante. "Coincidência ou não, as vendas da empresa caíram e a Apple -- de quem Jarvis tornou-se cliente -- superou a Dell em valor de mercado."


Para reforçar a tese de que as empresas precisam estar atentas ao que chega sobre sua imagem na empresa, a reportagem conta ainda a história da fabricante de cadeados Kryptonite. Bastou um blogueiro descobrir que uma simples caneta Bic era capaz de abrir uma das travas de bicicletas da empresa para a notícia se espalhar como fogo em mato seco pela rede. Chegou à grande imprensa e a empresa que tinha uma receita de US$ 25 milhões teve um prejuízo de U$ 10 milhões com o recall do produto defeituoso.

Fonte:

Revista Exame

Wagner Belmonte diz: