quarta-feira, 4 de junho de 2008

Quem se importa em encontrar conhecimento na internet? Os jovens não!

Que legal! Mas peraí... um site sobre cachorro no veterinário... outro sobre física... como podemos separar o joio do trigo? Como saber o que é ou não é informação importante? Bem, quem observa com atenção os tempos modernos sabe que os blogs estão ganhando força e credibilidade , mas serão todos confiáveis? Será que todos foram abastecidos por fonte segura? Bobagem, essas são preocupações dos imigrantes digitais, aquele pessoal das antigas. Os nativos nem se preocupam mais com isso.

Qualquer pessoa que insere informação na rede logo procura as técnicas para conquistar um poderoso aliado na divulgação de seu material. Todos estão caprichando para receber os visitantes trazidos por mecanismos como o GOOGLE. São os buscadores que conduzem os internautas a qualquer texto na rede que responda às perguntas mais inusitadas como “pra que serve um alfinete espetado na orelha?” ou “Onde posso comprar uma chinchila?Os resultados serão oferecidos não importa quem tenha a resposta. Talvez isto explique porque 65% dos leitores chegam aos blogs por meio dos buscadores. Essa situação indica que os blogs das pessoas comuns, leigas, são totalmente dependentes dos buscadores.

Quem mais confia neste tipo de mecanismo são essencialmente os jovens, na faixa dos 12 aos 24 anos, explica José Calazans, analista de mídia do Ibope/NetRatings. O público mais amadurecido não é tão afeito à prática porque dá mais importância à questão da qualidade da informação. Claro que quem tem mais de 35 anos também acessa os blogs! Mas eles preferem encontrá-los nas capas dos portais que os abrigam, cuja credibilidade é reconhecida. Eles também preferem os diários de jornalistas de renome: “eles também selecionam e filtram mais informações obtidas em fontes amadoras”, diz Calazans.

· Índice do especial “A geração mais burra”

· Artigo completo Especial “A geração mais burra”

- ouça ou baixe a versão em áudio

1. A Internet cresce assustadoramente. Todo mundo quer acrescentar alguma coisa. Qualquer Coisa

2. Quem se importa em encontrar conhecimento na internet? Os jovens não!

3. Jovens desperdiçam tempo na Era da Informação com MSN, Orkut e blogs ao invés de conhecimento

4. Que é isso, professor? Os jovens estão ficando burros???

5. A cobra morde o próprio rabo, o excesso de informação prejudica o interesse pela informação

6. Com a falta de interesse pela informação de qualidade, os veículos de comunicação se concentram em dados irrelevantes

7. “Quem lê tanta notícia?” perguntou Caetano Veloso nos anos 60. Que diria hoje em dia???

8. A situação das empresas na era da informação – elas também sofrem

9. A angústia com velocidade da informação na internet vai piorar

10. Qualquer informação da Web serve? - os jovens não identificam mais informação ruim

11. Os jovens não querem mais saber de informação com qualidade

12. A web 2.0 empobrece a informação na internet

13. Mas, Professor Mark Bauerlein, talvez os jovens não sejam burros quanto o senhor diz

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: