quarta-feira, 4 de junho de 2008

A Internet cresce assustadoramente. Todo mundo quer acrescentar alguma coisa. Qualquer Coisa

Especial “A geração mais burra”

A internet está mesmo criando uma geração de jovens burros, que não se interessam ou não reconhecem a importância do conhecimento?

ouça ou baixe a versão em áudio

por Eduardo Marcondes

Ah, que maravilha os tempos modernos. Estamos no século XXI! Cada vez mais deixando a Era Industrial e mergulhando de cabeça na Era da Informação. São tempos mágicos... o bem mais precioso de todos? O conhecimento! Os computadores não são mais apenas máquinas que nos ajudam com um cálculo ou outro. Agora são equipamentos essenciais. Melhor ainda: aproximam distâncias, são protagonistas da globalização! Temos o mundo ao toque de um clique. Estão todos interligados por meio de uma rede mundial. Ninguém ousa duvidar que a internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação.

O pessoal do século passado, de um tempo bem mais antigo que esse dizia que o “papel aceita tudo”. Era um modo de sugerir que qualquer um podia escrever o que quisesse. Um alerta para que não se acreditasse em tudo o que se lê por aí. Sábio conselho. Se a frase tinha peso já nos tempos das folhas em branco, que afinal só aceitavam o que poderia ser marcado a tinta, que podemos pensar do ambiente virtual, que além de texto e imagens, aceita também o áudio e o vídeo? É... a internet aceita tudo sim! Tudo MESMO.

No entusiasmo com as novas tecnologias, ninguém duvida que a rede mundial de computadores está mudando os conceitos da comunicação. Afinal, a rede democratiza o conhecimento. Não apenas porque o conteúdo é acessível a qualquer um que tenha acesso, mas principalmente porque esse mesmo “qualquer um” pode participar produzindo seu próprio conteúdo. Por isso já podemos imaginar o dia em que a rede terá toda a informação que existe no mundo. Um projeto grandioso, mais ousado do que a Biblioteca de Alexandria. E se analisarmos o ritmo a que a rede cresce... isso parece estar mesmo perto de acontecer.

Quem duvida só precisa consultar os dados do site Netcraft , que registra a existência de nada mais nada menos do que 155 milhões 583 mil 825 de sites em todo o mundo. Mas e... quantas informações existem neste ambiente? Bem, como o número de páginas em cada endereço da internet pode variar com a “precisão” de uma a milhares, poucos se arriscariam ao palpite sobre quantas existem. Mesmo assim, a Netcraft ousa dizer algo em torno de 30 bilhões de webpages. Seriam então cinco páginas para cada um dos seis bilhões de habitantes do planeta terra!

E esta quantidade surpreendente só faz aumentar. Ainda segundo a Netcraft, apenas em dois anos, entre 2005 e 2007, o número de sites na rede dobrou. E os principais responsáveis por este crescimento são os blogs, que já representam um em cada quatro sites na rede.

Isto significa que todos querem colaborar com seu quinhão. Ou, como diriam os imigrantes digitais (aquelas pessoas que vieram bem antes dos nativos digitais, que já nasceram no mundo informatizado) “todos querem meter sua colher neste angu”. Afinal, a rede é livre e basta querer participar.

Então, criaram-se os blogs, que facilitaram muito o trabalho. São ferramentas simples, uma espécie e diário eletrônico. Permitem que pessoas sem nenhum conhecimento específico de informática possam inserir informações na rede sobre qualquer coisa. Qualquer coisa MESMO! Desde amenidades como o dia em que levaram o cachorro ao veterinário até assuntos bem mais complexos, como as últimas novidades sobre o mundo da física

E tem alguém interessado neste material todo??? Claro que sim! Os internautas brasileiros que o digam. Do total de 40 milhões de pessoas com acesso a internet por aqui, um quarto, ou 10 milhões, são leitores de blogs.

· Índice do especial “A geração mais burra”

· Artigo completo Especial “A geração mais burra”

- ouça ou baixe a versão em áudio

1. A Internet cresce assustadoramente. Todo mundo quer acrescentar alguma coisa. Qualquer Coisa

2. Quem se importa em encontrar conhecimento na internet? Os jovens não!

3. Jovens desperdiçam tempo na Era da Informação com MSN, Orkut e blogs ao invés de conhecimento

4. Que é isso, professor? Os jovens estão ficando burros???

5. A cobra morde o próprio rabo, o excesso de informação prejudica o interesse pela informação

6. Com a falta de interesse pela informação de qualidade, os veículos de comunicação se concentram em dados irrelevantes

7. “Quem lê tanta notícia?” perguntou Caetano Veloso nos anos 60. Que diria hoje em dia???

8. A situação das empresas na era da informação – elas também sofrem

9. A angústia com velocidade da informação na internet vai piorar

10. Qualquer informação da Web serve? - os jovens não identificam mais informação ruim

11. Os jovens não querem mais saber de informação com qualidade

12. A web 2.0 empobrece a informação na internet

13. Mas, Professor Mark Bauerlein, talvez os jovens não sejam burros quanto o senhor diz

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: