quarta-feira, 4 de junho de 2008

A cobra morde o próprio rabo, o excesso de informação prejudica o interesse pela informação

Em artigo para o Webinsider, Fabiano Pereira não esconde o espanto de observar o desânimo diante de tanto conteúdo. “Muitas vezes, a impressão que se tem é que o excesso desmotiva, desanima ou torna algo relevante em fútil, como se todo mundo soubesse do que se trata antes mesmo de ler. No final, temos um “círculo vicioso” de opiniões abalizadas baseadas no resumo do resumo do resumo, sugando, completamente, a essência e importância da informação original, jogando-a na vala comum das pequenas notas jornalísticas.”

O pior é que este excesso de informações gera uma ansiedade, que acaba anulando a falta de raciocínio crítico. Pelo menos é nisso o que acredita Natália Abrunhosa : “ Esse excesso de informação massiva gera falta de vontade de lembrar, perguntar, interferir. Cada vez mais, a evolução dos meios de comunicação (a internet, principalmente) vai provocando alterações nos comportamentos das pessoas de modo que essas vão perdendo velhos hábitos, como ler um jornal com calma, por exemplo. A substituição dos velhos livros e jornais pelo noticiário on-line é um fato. Com isso, corremos o risco de praticar uma leitura muito mais superficial e irrelevante do que antigamente.”

Bem, que a leitura em papel está sendo trocada pela leitura on-line é um fato. Uma pesquisa da ComScore mostra que os mais jovens, com idades entre 18 e 24 anos, consomem informação mesmo é pela rede mundial de computadores. Cerca de 38% chegam a admitir que simplesmente não lêem jornais impressos. A internet também aparece como veículo de importância nas faixas etárias entre os 25/34 e os 35/44 anos, mas entre eles a aceitação dos jornais impressos ainda é grande. Ler só jornais e revistas impressos sem interesse pelo que está na rede é de quem tem mais de 65 anos, segundo o estudo.

· Índice do especial “A geração mais burra”

· Artigo completo Especial “A geração mais burra”

- ouça ou baixe a versão em áudio

1. A Internet cresce assustadoramente. Todo mundo quer acrescentar alguma coisa. Qualquer Coisa

2. Quem se importa em encontrar conhecimento na internet? Os jovens não!

3. Jovens desperdiçam tempo na Era da Informação com MSN, Orkut e blogs ao invés de conhecimento

4. Que é isso, professor? Os jovens estão ficando burros???

5. A cobra morde o próprio rabo, o excesso de informação prejudica o interesse pela informação

6. Com a falta de interesse pela informação de qualidade, os veículos de comunicação se concentram em dados irrelevantes

7. “Quem lê tanta notícia?” perguntou Caetano Veloso nos anos 60. Que diria hoje em dia???

8. A situação das empresas na era da informação – elas também sofrem

9. A angústia com velocidade da informação na internet vai piorar

10. Qualquer informação da Web serve? - os jovens não identificam mais informação ruim

11. Os jovens não querem mais saber de informação com qualidade

12. A web 2.0 empobrece a informação na internet

13. Mas, Professor Mark Bauerlein, talvez os jovens não sejam burros quanto o senhor diz

1 comentários:

Fabiano Pereira disse...

Olá, Eduardo

Não há nenhum problema com a citação, pois ela foi feita com os devidos créditos. Você elaborou algum material em vídeo com esse assunto? Se sim, qual o link?

Um abraço,

Fabiano Pereira

Wagner Belmonte diz: