quarta-feira, 14 de maio de 2008

Livro coletivo ou "O Maior Livro do Mundo"

Quando tinha uns 15 anos era comum uma brincadeira com alguns amigos. Nós costumávamos iniciar uma história no computador e outro dos amigos tinha que ir lá completando. Nos alternávamos e criávamos situações para que o outro tivesse que completar o texto de modo a formar uma história. Existiam algumas regras, como por exemplo, um personagem não poderia simplesmente "desaparecer" - o escritor que assumisse, se quiser, poderia até matá-lo, mas teria que dar uma providência.

Daquela turma só um virou escritor de sucesso, o Fabio Danesi Rossi com livros lançados e blog conhecido na internet!

Em 2004, quando eu entrei no Orkut, criei uma comunidade, "O Maior Livro do Mundo", na qual eu fazia exatamente a mesma coisa, com a participação de outros internautas. Lembro que a história ia bem até que esquecemos do texto "gigante" e a comunidade ficou abandonada. Anos mais tarde eu acabei por deletá-la. Quando criei a minha, descobri outras comunidades que tinham idéias semelhantes. A comunidade Aumente um ponto tinha a mesma proposta, mas acabou virando uma comunidade de joguinhos coletivos. Tinha também a Histórias Coletivas, creio que ainda fiel à proposta original.

Agora li no IDG NOW! que os internautas brasileiros estão sendo convidados a participar da construção de um livro coletivo na internet, e a obra coletiva será lançada em versão impressa na 20ª Bienal do Livro. Quem quiser participar pode visitar o www.livrodetodos.com.br para mais detalhes.

Fonte:

IDG NOW!

Para saber mais:

www.livrodetodos.com.br

1 comentários:

Fábio Ribeiro disse...

É legal essa idéia!
gostaria de participar do livro de todos, não vejo a hora de chegar sexta-feira quando vai ser aberto o site. Nunca fiz a brincadeira de completar a história, mas parece boa!

Wagner Belmonte diz: