segunda-feira, 12 de maio de 2008

Você já se "Googou"?

Em uma experiência, o diretor Jim Killeen saiu perguntando nas ruas de Los Angeles para as pessoas: "Você já deu um Google em seu nome?"

São poucos os que dizem que nunca fizeram essa busca na internet. "Google Me" inclui depoimentos como o do estudante da UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles) Justin Hotter, que lamenta o fato de a busca por seu nome levar a "9 bilhões de páginas", com debates sobre se Justin Timberlake é "hotter" (mais gato) que outros artistas.

Segundo Killeen, ainda não dá pra saber a dimensão do acesso a muito mais informações sobre outras pessoas do que se tinha há pouco mais de uma década. "Muita gente dá um google em um pretendente antes de marcar um encontro. Mas tudo bem revelar isso durante o encontro? Eu não sei responder a essa pergunta."

"Dar um google" ou "googlar" virou verbo, (nos EUA, to google: "I´ll google you") mas esse tipo de pesquisa é anterior ao sistema de buscas desenvolvido a partir de 1996 por dois estudantes da Universidade de Stanford (EUA). Em 1995, a revista americana "Wired" já usava o termo "egosurfing" para a navegação egocêntrica em bases de dados.

Especialistas no mercado de trabalho refutam a idéia de que se "autogooglar" seja vaidade. Um artigo do jornal canadense "Globe and Mail", por exemplo, orienta: com pesquisas regulares, um candidato a um emprego pode saber o que aparece na web a seu respeito e estar preparado para situações embaraçosas em entrevistas.

Eu mesmo já me "Googuei"!!! Fiquei feliz que, sem nenhuma técnica de SEO, uma referência a mim na Wikipedia aparece em primeiro lugar. E você, leitor, já se procurou no Google? Comente aqui no Blog o resultado !!!

Fonte:

RAQUEL COZER - da Folha de S.Paulo

Para saber mais:

Caça de xarás pelo Google vira documentário na internet

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: