terça-feira, 13 de maio de 2008

Já plagiaram seu perfil do Orkut? ou Redatores de Orkut têm futuro?

Não, não me refiro à temerária situação do cara que copia seu perfil inteiro no Orkut, suas fotos, etc... pra se passar por você! Me refiro ao texto "quem sou eu", que descobri horrorizado no blog "Pensar Enlouquece", do Alexandre Inagaki, que muitas vezes é plagiado sem o devido crédito. Ele diz que acabou se tornando um "redator de perfis de Orkut".

Lembrei na hora da comunidade Vendo TESTIMONIALS ! criada pelo meu irmão em outubro de 2004 (na época o Orkut ainda não estava em português e os testemunhos ainda eram chamados de "testimonials"). Infelizmente meu irmão cometeu Orkuticídio e a comunidade ficou com um amigo, o Caetano Scatena. Mas a idéia era a seguinte:

Meu irmão imaginou a situação chata da pessoa que "se cadastrou no ORKUT, botou uma foto bem bonita e caprichou no profile. Convidou um montão de amigos, foi aceito em comunidades... Mas ninguém escreveu nem ao menos UM mísero testimonial! Porra, mas que sacanagem! E agora?"

Mediante uma pequena quantia, meu irmão, publicitário, se comprometia a escrever "Tudo aquilo que você gostaria que seus amigos falassem ao seu respeito, mas que nunca ouviu porque não é nada disso" nos testemunhos do Orkut.

Outras pessoas participaram da idéia e o resultado foi engraçadíssimo. Eles logo receberam encomendas para escrever os testemunhos mais malucos nos perfis dos outros usuários, sempre devidamente assinados ("Powered by VTOC - Orkut Community ©"), e criaram até mesmo algumas Propostas de TESTIMONIAL Padrão, bastando preencher e pronto!

Ainda bem que meu irmão passou a bola adiante. Com a onda do plágio na Internet, os testemunhos da turma seriam copiados indefinidamente, e ele e os integrantes da comunidade não receberiam um centavo por suas criações.

Exemplos de Testemunhos "Powered by VTOC - Orkut Community ©":

  • "O incorrigível amante latino.
    Guilherme é o tipo de cara que atrai oito a cada dez olhares femininos (das duas que restam, uma é míope e a outra lésbica).Dança psico-tango como ninguém e é um exímio bebedor de tequila porto-riquenha.
    O conheci em uma festinha do pessoal do clube de xadrez, jamais vou me esquecer do amor que brotou à primeira vista em Dona Lourdes.Rapaz, você lembra daquilo? Tivemos que amarrar a distinta senhora pra preservar a integridade física de nosso amigo (se bem que a mental nunca me pareceu a mesma depois do incidente).
    Gui,mesmo você sendo esse Dom Juan de araque,saiba que sua amiga sempre estará aqui para te proteger das figuras ensandecidas,que não se controlam ao ouvir as cantadas baratas que você aprendeu com o Dirceu do bar do Zé.
    Um beijo!
    Marina
    Powered by VTOC - Orkut Community ©"

  • "Porra, cara, enfim tá voltando ao normal, hein?
    Eu conheci o Guilherme vivendo numa espécie de tribo no interior da amazônia peruana, que invocava espíritos. Pô, o cara arrastava um portunhol...ele se dizia “El Poderôço Tchefón”. Foi lá que ele perdeu a virgindade, num ritual chamado “La Primera Fornicación de um Hombre”. Dizem que chegou a ser conhecido como “testicuelos del toro” (photo1). Mas ele não tinha só esse bigodinho e essa barbichinha não! O cara era completamente barbudo (photo2). Mas depois da “fornicación”, aconteceu o que ninguém esperava. O cara abandonou a “pobrecita” (photo3) e resolveu virar bailarino (photo4). Porra, fiquei contente em te encontrar aqui no iogurte. Vê se agora toma jeito!
    Abs (as fotos que atestam a autenticidade estão na minha pg).
    Powered by VTOC – Vendo Testimonials Orkut Community – A comunidade que mata a cobra e mostra o pau!"

  • "Pô Cae, o que dizer de vc? São tantas emoções! (hehehe). Sabe que você é a persona non grata mais gente fina que eu conheci. Amigo de todas as horas, eterno confidente, os conselhos fluem naturalmente da sua mente, principalmente depois de uma garrafa de absinto. Além de tudo, um artista nato (agora me lembrei do natu nobilis, horrível), graaaaannnnnde guitarrista, mergulhador de primeira viagem (mergulha num copo como ninguém e é uma vez só!). Grande enólogo, me ensinou os segredos do vinho e depois ainda me encaminhou ao A.A. Falando nisso, cara, to com 6 garrafas de Petrus e 6 de Romanée Conti, Safra 1990, pra te mandar de presente, mas o transporte Curitiba/São Paulo tá muito caro! Mas quando eu for pra casa de praia eu levo e aí você vai buscar. Ah, cuidado com esse negócio de beber socialmente! A tal da cirrose social dizem que é uma merda! Acho que a cirrose alcoólica deve ser melhor...
    Abs.
    Powered by VTOC – Vendo Testimonials Orkut Community (ficou meio bichoso, mas…)"

2 comentários:

Cae disse...

Dudu, não se esqueça de citar os testemunhais pré-fabricados, onde o próprio cabra pode escolher várias opções de "informação" para completar o seu depoimento a favor (ou contra, sei lá) do amigo.

Eduardo Marcondes disse...

Pois é, a comunidade de vocês ficou engraçadíssima!

Eu procurei citar as propostas-padrão:

"criaram até mesmo algumas Propostas de TESTIMONIAL Padrão, bastando preencher e pronto!"

com o devido link pro tópico em questão

Obrigado pela visita, Caetano !!!

Wagner Belmonte diz: