terça-feira, 13 de maio de 2008

É saborosa! É divertida! É a Blogosfera

Viva o hyperlink. Através dele começamos a ler uma coisa na internet, que puxa a outra, e outra, e outra, e quando vamos ver, estamos a horas lendo um "especial" sobre determinado assunto. Estou há um tempão pulando de link em link e adorando o que vou descobrindo.

Tudo começou quando caí no IDG NOW!, que considero leitura obrigatória, interessado em já nem me lembro o quê. Dei de cara com o artigo os 10 blogs mais populares da internet brasileira em 2007, assunto que vem me fascinando desde que fiz um especial sobre blogs aqui no Ctrl+Alt+Del All TV. Mal comecei a ler o artigo, e já me interessei pela história do blog que está em 10º lugar no ranking. O Brainstorm#9 causou revolução na blogosfera ao criticar a campanha publicitária do Estadão que questionava a credibilidade dos blogs.

Devorei o artigo e curti muito o blog. Entre os "Blogs Amigos" do Brainstorm#9 está um parceiro com o sugestivo nome de techbits, que logo me chamou a atenção. Comecei a ler mais sobre as vantagens do Wordpress em relação ao Blogger/Blogspot , e fiquei curioso pela questão do plágio na internet. Caí num divertido post criticando a mania de alguns internautas de copiar os textos de outros blogs sem dar o devido crédito. O autor do techbits chega a dar dicas ao final sobre alguns cuidados que deve ter um plagiador que for copiar aquele texto especificamente.

Ao final, uma lista de outros excelentes artigos relacionados. Já li também o do Marmota, que recomendo:

  • Utopia no labo dos outros é refresco, né?, via Contraditorium
  • Copyright ou Creative Commons?, via Sergio Blog 2.3
  • Desvendando o Internauta-padrão, parte 2: o plagiador, via Marmota
  • É plágio ou não?, via Escrita Torta em Linha Reta
  • Plágio na internet, via Info-mundo
  • Em defesa do Techbits, via Mundo Virtual Mundo Real
  • 0 comentários:

    Wagner Belmonte diz: