segunda-feira, 12 de maio de 2008

A curiosidade matou o bisbilhoteiro do Orkut

Pois é... o Orkut criou a ferramenta do "cadeado" que impede pessoas que não estão na lista de amigos de verem as fotos dos outros, certo? E muita gente saiu logo à caça de meios para burlar o mecanismo e xeretar no álbum alheio! A rede social contra-atacou, reforçou a segurança para evitar essa trapaça, mas a idéia de fuçar fotos e vídeos restritos está rendendo frutos aos piratas, que usam essa estratégia para enganar os usuários.

Pessoas mal-intencionadas podem, por exemplo, se aproveitam disso para espalhar links que enviam o usuário a páginas infectadas. Além dessa exploração mais óbvia, hackers passaram a oferecer uma “chave” para os cadeados com o verdadeiro objetivo de popularizar diversas comunidades. O link relacionado a esse golpe está disponível aos montes no Orkut e, por isso, o internauta deve ter cuidado antes de tentar visualizar os álbuns trancados.

“Veja fotos com cadeados, aumente seus fãs e veja recados com cadeado”, oferecem os grupos que aplicam o golpe.

Quando o internauta segue as instruções acrescenta sem querer em seu perfil diversas comunidades. Elas vão desde “Quero um amor pra vida toda” a “Universidade hacker”, passando por “Linkin Park”, “Dou risada quando não pode” e “Saudades de quem mora longe”. Dependendo da comunidade onde o usuário pegar o link, ele vai adicionar a sua página diferentes grupos.

Fonte:

JULIANA CARPANEZ - G1

Para saber mais:

Alerta: seu orkut não está seguro

Aprenda a se proteger de golpes virtuais

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: