sexta-feira, 25 de abril de 2008

Vendas do Microsoft Windows têm queda de 24% em meio à competição acirrada

A Microsoft anunciou que o retorno em todas as versões de desktop do Windows foi de US$ 4 bilhões nos primeiros meses deste ano até 31 de março, em comparação aos US$ 5,3 bilhões do mesmo período do ano anterior.

A Microsoft revelou nesta quinta-feira que as vendas de licenças para o seu sistema operacional de desktop Windows caíram 24% no terceiro trimestre fiscal da empresa, um sinal de que o sistema que dominava o mercado de PCs está enfraquecendo com a chegada de novos concorrentes.

A Microsoft justificou a queda ressaltando que as vendas no ano anterior foram surpreendentemente altas por que eles incluíram nos números licenças vendidas durante o período mais as pré-vendas do Windows Vista, que começaram na segunda metade do calendário de 2006, antes do Vista ser lançado.

A Microsoft não considerou as pré-vendas que a companhia ofereceu durante o programa de upgrade do XP para o Vista, até o lançamento oficial do Vista em janeiro.

Mas as explicações vão além.

Há sinais de que as vendas do Vista não estão indo tão bem quanto a Microsoft esperava. Descontado o impacto do upgrade do programa nas vendas do ano anterior, as vendas da Microsoft no terceiro trimestre de 2008 estão mais magras a cada ano enquanto, segundo estimativa da própria Microsoft, o mercado de PCs cresceu de 8% a 10%.

A reação da indústria ao Vista foi modesta, e a marca Microsoft Windows está enfrentando uma verdadeira competição nos desktops pela primeira vez desde que a IBM tirou o OS/2 do mercado na metade dos anos 90.

A Apple, por exemplo, está ganhando participação no mercado de PCs com a força de seu bem recebido sistema operacional OS X 10.5 Leopard e o efeito positivo do seu bem sucedido tocador de músicas digitais iPod. Os Apple Macs pularam 51% no trimestre encerrado em 31 de março.

Além disso, vendedores como Ubuntu e Good OS fizeram o Linux com funções mais amigáveis aos usuários de primeira viagem, e com isso tornaram o sistema operacional de código aberto uma opção viável. A Wal-Mart, por exemplo, está vendendo um PC de US$ 199 que roda o sistema operacional baseado em Linux da Good OS.

Se a Microsoft quiser revigorar seu sistema operacional para desktop, precisa primeiro reconhecer que os consumidores e empresários têm agora mais opções legítimas não-Windows do que antes.

Fonte:
InformationWeek
Resultado do terceiro trimestre dá Microsoft não é um colapso (em inglês)
Vista pode ser culpado pela queda na receita do Windows, diz analista

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