sexta-feira, 25 de abril de 2008

Como criar uma boa senha para a internet

Praticamente todo site hoje em dia pede ao usuário que se identifique e crie uma senha de acesso. Fico impressionado quando vejo que muita gente ainda tem dúvidas sobre o que fazer para se criar uma boa senha na internet.

Em primeiro lugar, nunca é demais lembrar o que não deve ser usado na elaboração de uma senha. É bom evitar nomes, sobrenomes, números de documentos, placas de carros, números de telefones e datas. Esses dados podem ser facilmente obtidos e uma pessoa mal intencionada poderia utilizar esse tipo de informação para tentar se autenticar como você.

Palavras que façam parte de dicionários também devem ser evitadas. Afinal, os hackers utilizam programas que tentam descobrir senhas usando combinações de palavras em diversos idiomas e geralmente possuem listas-dicionário e listas de nomes.

Então, o que é uma boa senha? Bem, uma boa senha deve ter pelo menos oito caracteres (letras, números e símbolos), deve ser simples de digitar e, o mais importante, deve ser fácil de lembrar.
Normalmente os sistemas diferenciam letras maiúsculas das minúsculas, o que já ajuda na composição da senha. Por exemplo, "pAraleLepiPedo" e "paRalElePipEdo" são senhas diferentes. Entretanto, este é só um exemplo, já que ainda são senhas fáceis de descobrir utilizando softwares para quebra de senhas, pois não possuem números e símbolos, além de conter muitas repetições de letras.

Quanto mais "bagunçada" for a senha melhor, pois mais difícil será descobrí-la. Assim, tente misturar letras maiúsculas, minúsculas, números e sinais de pontuação. Uma regra realmente prática e que gera boas senhas difíceis de serem descobertas e fáceis para você lembrar é utilizar uma frase qualquer que faça sentido para você. Use a primeira, segunda ou a última letra de cada palavra.

Por exemplo, usando a frase "batatinha quando nasce se esparrama pelo chão" podemos gerar a senha "!BqnsepC" (o sinal de exclamação foi colocado no início para acrescentar um símbolo à senha). Senhas geradas desta maneira são fáceis de lembrar e são normalmente difíceis de serem descobertas.

Mas lembre-se: a senha "!BqnsepC" deixou de ser uma boa senha, pois faz parte desta Cartilha.
Vale ressaltar que se você tiver dificuldades para memorizar uma senha forte, é preferível anotá-la e guardá-la em local seguro, do que optar pelo uso de senhas fracas.

Para saber mais:
Cartilha de segurança para a internet

1 comentários:

Kenys disse...

Muito boa a sua dica, Edu.
Outra dica legal é colocar espaços, pois dificulta ainda mais a façanha dos hackers em descobrir senhas.

Abs

Kenys

Wagner Belmonte diz: