terça-feira, 22 de abril de 2008

Que foi? Viu o passarinho azul?

Um usuário que pede para não se identificar entrou em contato comigo depois de ler o artigo anterior, sobre o uso do Limewire. Me disse que não troca o Soulseek por nada. Pedi a ele que me escrevesse contando o porquê. Eis a resposta:

Que foi? Viu o passarinho azul?
(ou “Porque o Soulseek é capaz de colocar um enorme sorriso na minha cara”)

O Soulseek , cujo ícone é o tal pássaro, é mais um programinha pra baixar material protegido por copyright sem pagar nada, na maior cara de pau. Ele é ideal pros momentos de tédio, que, depois que você fica muitas horas na frente do computador, são muitos. Isso porque permite que você entre nas pastas de artigos compartilhados por outros usuários e descubra tudo o que tem ali. Você entra na pasta “Movies” de outro cara, por exemplo, e dá de cara com um filme chamado “Winter Passing”, do qual ninguém nunca ouviu falar. Daí abre o IMDB pra uma rápida pesquisa e... Tã rããã! Descobre que o filme tem o Will Farrell, do Saturday Night Live, aquele cara engraçado que também fez, mais recentemente a comédia esculachada “Blades of Glory”. Também no elenco uma gatinha chamada Zooey Deschanel. “Deve ser bacana!”, você pensa (você eu não sei, mas eu pensei). E baixa (não na hora, vai demorar pra caramba, dependendo da sua conexão – mais sobre isso em outro artigo em breve).

O mesmo processo pode acontecer com música, você vê lá o cara com CDs e mais CDs ripados de um tal de Marc Ribot, por exemplo. Quem diabos... (Who the fuck?), você se pergunta. E vai direto pro All Music Guide, onde descobre que o sujeito tocou com o Tom Waits. É. É uma boa referência. “Vamos ver o que é que rola!” E baixa um CD pra experimentar (nesse caso, bem mais rápido que o filme). E assim vai.

Nisso, suas horas de tédio vão se transformando pouco a pouco em verdadeiras expedições culturais madrugada a dentro. Tudo porque você agora pode se arriscar a ouvir e ver coisas que desconhecia, adicionando à sua lista de favoritos os usuários mais bacanas, que têm coisas mais legais que você gostaria de investigar no futuro. E vai vendo que sim, existe uma saída pra “mesmice imposta pela indústria sub cultural”, blá blá blá. Ela passa por aqui: http://www.slsknet.org/. Mas não diga que fui eu que falei: pirataria é crime.

Quer dar sua opinião sobre algum programa de computador? Escreva um artigo sobre o assunto e mande para mim. Sua mensagem, se aprovada, será publicada aqui no Ctrl+Alt+Del! Participe!

1 comentários:

Lia Drumond disse...

Realmente vale a pena baixar o slsk. Foi muito (i)legal ter publicado essa dica. HuaHuahua!!!

Wagner Belmonte diz: