quarta-feira, 7 de maio de 2008

Crimes na Rede

"A Internet, a maior revolução nos meios de comunicações e nas relações humanas dos últimos tempos, trouxe inúmeros benefícios a todos os campos da atividade humana. Mas trouxe consigo também muitos prejuízos, desde lesões pelo uso excessivo do computador até a prática de crimes que encontra na rede rapidez de intercâmbio e impunidade.

Nesse novo paradigma de comunicação e educação, com um volume e rapidez de informação até então inimagináveis, é necessário aprender a separar o joio do trigo, a proteger-se e a orientar crianças e adolescentes no uso da rede.

O livro Crimes na Rede, de Arlete Figueiredo Muoio e Malu Aguiar, resultado de vários anos de pesquisas e entrevistas com usuários de computador, vítimas e criminosos, não tem como objetivo se insurgir contra o advento da comunicação virtual ou fazer uma simples crítica passiva e sim alertar o leitor quanto ao uso consciente dessa tecnologia, orientando sobre os possíveis danos físicos e psicológicos do uso do computador e da rede, para que aprenda a tirar o maior proveito possível desta indispensável ferramenta e proteger-se contra os crimes na rede.

O principal objetivo do trabalho é orientar os pais e educadores a identificar os principais aspectos da rede eletrônica mundial relacionados às crianças e aos adolescentes que trafegam nessa. Discorreremos sobre os prejuízos causados pelo mau uso ou uso excessivo do computador, o que pode afetar as crianças em seu processo de desenvolvimento físico - através da má postura diante do computador - psíquico e emocional - causando danos psicológicos e lesões físicas permanentes. O vício na rede mundial de computadores já extrapola as fronteiras físicas dos países e adquire caráter globalizado."

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: