terça-feira, 6 de maio de 2008

O sucesso dos Torrents

Não sei de que lado você está nessa história de Torrents e P2P (peer-to-peer, sistema de troca de arquivos). O fato é que eles permitem a troca desenfreada de arquivos que deveriam estar protegidos por copyright. Na teoria, os desenvolvedores desse tipo de tecnologia mencionam a praticidade de não ter um servidor centralizado para agilizar o download dos arquivos... na prática, me pergunto se não seria uma estratégia para que ninguém possa ser responsabilizado legalmente por isso... como identificar um responsável por algo que não está centralizado em um único computador, mas em milhares de computadores ao redor do MUNDO???

Agora a Info Exame mostra que um dos sites mais conhecidos de Torrents atinge a marca expressiva de 5 bilhões de arquivos copiados.

Segundo o artigo, após após bater a marca dos 4 bilhões de download's em fevereiro deste ano, o tracker registrou no mês passado mais de 4,7 bilhões. O conteúdo mais popular do portal são os filmes e programas de TV, que correspondem a um total superior a 64% dos downloads. As músicas ficam em segundo lugar, com 19,5% das transferências.

De acordo com medições do comScore o Mininova tem 30 milhões de page views por mês, contra 24 milhões de visualizações do The Pirate Bay, tracker sueco conhecido como o maior portal de torrents do mundo. O TPB não publica o seu número de downloads, mas afirma ter mais de 10 milhões de usuários.

Para saber mais:

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: