segunda-feira, 5 de maio de 2008

"Blogueiro nunca é famoso. É pior que participante eliminado na primeira semana de edições passadas do BBB."

Alguns blogueiros juram que não estão "nem aí" para a fama, o sucesso e o dinheiro. É o caso do blogueiro Fernando Correia, autor dos blogs Gravatai Merengue e Imprensa Marrom. Ele começou a blogar por influência de uma amiga, Liana, em 2001. Começou para experimentar, para ver "o que era esse negócio". Ele conta que na época não havia blogosfera. "Era uma grande experiência e acho legal ter feito parte dela."

Os blogs dele já tiveram picos de 40 mil pessoas num mesmo dia, o que aconteceu quando o iG publicou na capa do portal algum texto sobre sexo "ou coisa assim". Mas a média é de 2 mil visitas no Gravatai Merengue e mil e quinhentas no Imprensa Marrom. "Mas, de mês a mês, esses números vêm aumentando, tudo graças à parceria com o Edney, do Interney

Com tantas visitas o Fernando deve estar ficando famoso, e isso deve ser muito legal, não é? Ele jura que não é esse o objetivo. "Não quero dinheiro nem fama, mas ambos são bem vindos. Na verdade, fama nunca é bem vinda. Não gosto disso, sou tímido demais e acho chato esse negócio de "ser famoso". Blogueiro nunca é famoso. É sub-sub-sub celebridade. É pior que participante eliminado na primeira semana de edições passadas do BBB. Mas dinheiro é bem vindo, desde que honesto. De todo modo, não abro mão da minha linha independente e nem vendo post. Por isso, tratei de fazer uma boa faculdade e ganhar dinheiro com a área na qual estudei e fiz pós-graduação, que é o Direito. O blog entra como diversão pura e simples. Uma parte boa é que se conhece gente bem legal, amigos, amigas e mulheres interessantíssimas."

Mesmo assim, o blogueiro admite que às vezes usa estratégias para atrair audiência. "Há duas formas. Com polêmica barata, como faço às vezes no Gravatai Merengue, falando de bandas e de capas da Playboy. Mas isso serve para uma explosão momentânea. O legal, mesmo, é manter um certo nível textual e temático, e isso agrega aos poucos mais e mais leitores fiéis. Uma coisa que faço e recomendo a todos os blogueiros é RESPONDER TODOS OS COMENTÁRIOS. Por mais que pareça chato, no fim das contas é assim que se estabelece uma relação mais humana e menos arrogante com aqueles que se dispõem a ler um blog e, além disso, escrever um comentário.

Mas afinal, quais os resultados deste trabalho de manter um blog? Quais os resultados deste trabalho? "Dentro do que quero - ou seja, escrever para passar o tempo - avalio como ótimos!"

Para saber mais:

Gravatai Merengue - "No Gravataí Merengue, a regra é não haver regras e a anarquia temática prevalece. Falo de filmes, sexo, música, comportamento, entre outras coisas bem irrelevantes, sempre numa linguagem debochada."

Imprensa Marrom - "No Imprensa Marrom, falo de política e meios de comunicação e é esse blog que me causa dores de cabeça desagradabilíssimas, mas que no fim das contas apontam para o óbvio: estou no caminho certo."

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: