sexta-feira, 9 de maio de 2008

Informação demais é anti-informação?

Há alguns anos, quando eu era repórter da Rádio Bandeirantes, fiz uma série de reportagens desbancando os Hoaxes que circulavam na internet. Descobri com muita facilidade que todas aquelas informações catastróficas que chegavam via e-mail eram mentirosas. Não resistiam a uma simples checagem. Vocês não imaginam a reação do Diretor de Marketing do Mac Donald´s quando eu perguntei pra ele se era verdade que os animais eram confinados em ambientes tão apertados que viravam outros bichos, com cartilagens ao invés ossos, e etc... tudo com base em um e-mail que recebi. O Diretor me convidou a visitar qualquer fazenda certificada por eles para constatar como era o gado.

Na época entrevistei o professor Ciro Marcondes, da USP, sobre o excesso de informação na internet. Ele dizia que um dia a rede mundial de computadores teria tanta informação que seria como uma sala cheia de gente falando ao mesmo tempo - ninguém ia conseguir ouvir muita coisa. Mais difícil ainda seria separar o joio do trigo, ou seja, saber o que ali é informação confiável.

Agora leio um artigo sensacional de Fabiano Pereira no Webinsider que recomendo a todos: "Informação demais é anti-informação?", que fala justamente que apesar da internet possibilitar um mundo de boa informação acessível a todos, as pessoas andam cada vez mais desinformadas, e se contentam apenas com o que é superficial:

"Nos tempos atuais, onde “ouvir falar” é mais importante que realmente saber, onde ter noções é mais do que conhecer a fundo; o excesso de oferta talvez assuste e desmotive a procura, trazendo uma sensação equivocada de “déjà vu” por antecipação, altamente letal para a cultura e para a sociedade, num momento seguinte, como conseqüência direta e sintoma mais pronunciado de uma glamurização da desinformação, ou algo que o valha."

Para saber mais:

Webinsider

1 comentários:

Sophie disse...

tudo demais, faz mal! vou procurar esse livro, mas sera que amor demais e odio? bom posso ver isso p meu blog

Wagner Belmonte diz: