sexta-feira, 2 de maio de 2008

Ganhar dinheiro com o YouTube é prioridade do Google, diz chefe da empresa

Ok, ok, o Google é muito divertido e todo mundo já conhece a maneira mais simples e rápida de encontrar um bom vídeo na internet... mas parece que ainda não se encontrou um jeito de ganhar dinheiro com ele...

Tanto que o executivo-chefe do Google, Eric Schmidt, admitiu que descobrir como ganhar dinheiro com o YouTube é a maior prioridade da empresa para este ano. Durante uma entrevista à televisão norte-americana, ele disse que busca novas ferramentas no portal, na tentativa de gerar receitas publicitárias.

Estes são os mistérios da internet. A Google comprou o YouTube em 09 de outubro de 2006 por US$ 1,65 bilhão certa do potencial daquele serviço criado pelos três pioneiros do serviço PayPal. Naquele momento todo mundo sabia que estava diante de uma caixinha de fazer dinheiro... mas o que se percebe agora é que ainda não está muito claro COMO ganhar este dinheiro.

Que fazer? - Uma sugestão seria aumentar o espaço-limite dos vídeos e conversar com empresas produtoras de televisão para que adicionem seu conteúdo no YouTube. Não seria uma idéia interessante assistir ao seu seriado favorito pelo YouTube, sem precisar correr atrás dos Torrents? Poderia ser uma saída, não?

As gravadoras já correram atrás de algo semelhante. Hoje em dia é muito fácil assistir a um videoclipe de sua banda preferida no YouTube, porque os vídeos foram colocados lá pelas próprias empresas que os representam.

Tanto que a própria MTV já tentou se "reinventar", apostando menos em vídeoclipes e mais em programas. Afinal, perceberam que, se as pessoas podem buscar seus clipes preferidos na internet para ouvir o que quiserem na hora em que bem entendem, porque ficarão escravas da programação de uma emissora de televisão? Em agosto de 2006 o diretor da MTV Zico Goes já afirmava que “a música não é suficiente para segurar audiência“.

Pois a opinião dele parece não ter mudado tempos depois: “O videoclipe não é tão televisivo quanto ele já foi. Aposta em clipe na TV é um atraso.” E completou: “Videoclipe derruba audiência”.

Fonte:

Folha Online

Para saber mais:

Aumenta o tráfego de vídeos corporativos no YouTube

Wikipedia - YouTube

"Música não segura audiência", afirma executivo da MTV

MTV "mata" clipe no horário nobre e anuncia novidades para 2007

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: