sábado, 3 de maio de 2008

Como liberar a memória virtual no Vista

Se você está recebendo diversas mensagens do Vista avisando que a memória do computador está se esgotando e que você precisa fechar algum programa para continuar trabalhando, não se desespere... o mesmo aconteceu comigo, minha máquina tem 1Gb de memória RAM e o Vista achava pouco, mas eu resolvi o problema de forma simples e rápida!


  • Clique no menu Iniciar (logotipo do Windows)


  • Selecione Painel de Controle, Sistema e Manutenção e depois sistema



  • À esquerda você verá tarefas, vá em configurações avançadas do sistema.



  • Na aba "avançado" você verá a opção desempenho, clique em Configurações




Usuários com 512Kb de memória Ram podem considerar a hipótese de selecionar aqui a opção de deixar o computador selecionar as melhores configurações para melhorar o desempenho. Você vai deixar de aproveitar muitos dos recursos visuais do seu Windows Vista, mas vai poder trabalhar à vontade




  • Dentro das opções de desempenho, clique na aba avançado e confira o "tamanho total do arquivo de paginação". O meu veio muito baixo e por isso eu estava tendo problemas. Clique em alterar. Selecione um "tamanho personalizado" e altere o valor para algo mais alto. 1521 Mb pra mim foram suficientes.


Para minha utilização diária esta configuração foi suficiente. A memória virtual pode deixar o computador mais lento, já que o sistema vai compensar usando a gravação de dados no HD, um processo lento, por isso é bom não abusar. Se você sentir que precisa liberar muita memória virtual, vale mais a pena investir em alguns pentes de memória.

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: