sábado, 3 de maio de 2008

Como escrever bem um blog

Projeto editorial do blog Ctrl+Alt+Del
por Eduardo Marcondes

Minha experiência em jornalismo de Rádio e Televisão permite que eu entre na onda das dicas para se escrever bem um Blog. Penso que algumas regras do jornalismo "falado" se aplicam muito bem aos blogs. "Seja sincero", disse o Marcelo Tas. E eu acho sinceramente que:

1. Quando for usar um artigo de outro lugar, cite sempre a fonte, é mais honesto e evita problemas de direitos autorais;

2. Mas procure ser original. Não se limite a reproduzir artigos de outras fontes, produza também material exclusivo. Os serviços de RSS já estão aí fazendo clipping... deixe claro para o leitor PORQUE ele precisa visitar o SEU Blog

3. Faça tópicos "para os mecanismos de busca". Quando escrever um título de um artigo, lembre-se que os mecanismos de busca podem levar o internauta até ele. Saiba que pode receber alguém que vem ao seu blog pela primeira vez, através daquele post.

4. Escreva de maneira simples, clara e precisa o que pretende, com poucas palavras. Troque palavra que não são do dia-a-dia por palavras mais simples, de fácil compreensão, "do jeito que se fala". Você pode demonstrar cultura sem precisar aborrecer o leitor com palavras difíceis. Exemplo: Ninguém diz "eu sou proprietário de um computador", e sim "eu sou dono de um computador";

4.1 Releia o texto e elimine palavras, de maneira a evitar palavras que cansam o leitor. Exemplo: "Releia o texto e elimine palavras que cansam o leitor". O jornalista Armando Nogueira dizia que "escrever é economizar palavras", e alguém disse que "texto bom é que nem biquíni: tem que ser curto, mas cobrir o essencial";

4.2 Evite repetições de palavras: Penso que não existe nada que seja mais chato que um texto que fica repetindo o que está dizendo com palavras que poderiam ter sido eliminadas.

5. Textos curtos, e com muitos subtítulos (em negrito) , são importantes. O internauta tem o direito de passar o olho e ler apenas aquilo o que lhe interessa. Lembre-se: ele tem a Web inteira para pesquisar aquele assunto;

6. Abuse de hiperlinks, toda vez que citar um assunto sobre o qual o internauta possa pesquisar mais se clicar. Lembre-se que os links são "o segredo do sucesso" da HTML;

7. Escreva sempre na ordem direta: sujeito, verbo e predicado, nesta ordem;

8. Evite o gerúndio, o verbo no infinitivo tem mais força: "Clicando no ícone da tela" - prefira "Ao clicar no ícone da tela";

9. Aliás, dicas e tutoriais "como fazer" funcionam melhor no imperativo, como receita de bolo: "Clique no ícone da tela";

10. Não cometa erros de informação. Verifique tudo o que escreve, cite fontes, diga como descobriu aquilo. Credibilidade é algo que os blogueiros podem aprender com os jornalistas. Deixe claro que os internautas podem confiar no que você diz.

11. Leia e entenda o que escreveu. Se ficar confuso pra você, imagine então para o internauta;

12. Leu e entendeu? Leia de novo! Não confie apenas nos serviços de correção automática... Releia sempre para verificar a clareza do post

13. Finalmente: seu post realmente interessa ao internauta? Se você acredita que sim, clique em postar e espere o resultado.

Como eu vou fazer já!

2 comentários:

Paty disse...

Oi, Edu! Acabei de fazer uma visita longa ao seu blog e adorei! Não sei se te contei, mas estou escrevendo no blog da Stella Barros Turismo, estou trabalhando lá como supervisora de comunicação... depois dá uma passada por lá! www.blogdastellabarros.com.br
Beijos e saudades!

Gairova disse...

Olá! Obrigada pelas dicas. Preciso me vigiar mais no ítem 5, ainda dou muitas voltas para chegar ao assunto propriamente dito. Valeu!

Wagner Belmonte diz: