sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mesmo com restrições, campanha eleitoral tem seu 1º "hit" na web

DIÓGENES MUNIZ
Editor de Informática da Folha Online

O candidato à Prefeitura de Curitiba Lauro Rodrigues (PT do B) tem menos de 1% das intenções de voto, mas já pode comemorar a liderança no ranking dos vídeos mais engraçados das eleições até aqui.

Ele é o primeiro "hit" da campanha eleitoral deste ano, que começa marcada pela restrição do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ao uso de internet como instrumento de informação e propaganda. Suas tentativas de se expressar em um debate da Band foram editadas e caíram no YouTube. Resultado: mais de 85 mil acessos.

No vídeo, ao perceber que não conseguiria responder às perguntas, Rodrigues pede, ao vivo: "Corta!"

"Nunca tinha acontecido isso comigo", disse à Folha Online, por telefone. "Deu um branco."

Ele foi avisado de seu "sucesso" na rede pela filha, de 18 anos. Suas cenas somam mais de cinco minutos no site de vídeos do Google --na TV, ele terá 1 minuto e 17 segundos no horário eleitoral gratuito e "spots" publicitários de 38 segundos. O administrador de empresas de 40 anos ainda não possui site de campanha.

"Tô trabalhando para fazer uma boa diversificação dessa imagem de não saber falar", conta. "A minha primeira reação foi de constrangimento. Agora, como profissional que sou da área de administração, a idéia é capitalizar isso daí. Com esse limão, vou fazer uma limonada."

Ele também afirma que, contrariando uma sugestão do partido, irá nos próximos debates. "A direção do partido queria que eu não fosse. Mas o feio não é cair, é não levantar", diz.

Ao ser questionado sobre sobre políticos cuja oratória admira, cita o presidente norte-americano Abraham Lincoln (1809-1865), que "falava bem", e o primeiro-ministro britânico Winston Churchill (1874-1965), que "tinha umas boas tiradas". "Mas não sou um homem de ficar falando. Não dou bom dia para cavalo."

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