domingo, 3 de agosto de 2008

Como melhorar o desempenho do seu computador com Windows

Depois que eu li o artigo abaixo na Folha Online, me convenci e deixei meu computador a madrugada toda fazendo um "defrag". Eu já nem lembrava mais que esse programa ainda existia e não imaginava que nos computadores modernos teria uma utilidade... mas tem!

Nos tempos de Windows 3.1 e DOS era visíviel o trabalho dessa ferramenta. Ele era capaz de liberar mais memória em HD depois de fazer a organização dos arquivos. Tinha uma função interessante também, que deixava todos os arquivos do computador organizados por tipo ou por ordem alfabética. O resultado aparecia ao pedir o diretório no prompt do DOS. Nos meus tempos de "analista de suporte" eu me divertia arrumando computadores pela empresa. Tinha até uma rotinha em BATCH (.bat) no meu acesso pela Rede Novell que fazia o Scandisk e o Defrag automaticamente pra mim... saudades!

Como o Defrag deixa o computador mais rápido?

Quando deletamos um arquivo qualquer do computador, o espaço "físico" que era usado por ele no HD fica ali, não é deletado. E por meio dessa "sombra" que muitos técnicos conseguem recuperar um arquivo que já foi deletado do seu computador. Só que essa sombra fica como espaço vago "morto", quando precisar de mais espaço em disco o computador não vai procurar ali, vai direto pro fim do HD. É como imaginar que você tira uma meia de sua gaveta de meias e não usa aquele espaço vazio que ela deixou. Os computadores são meio burros nesse sentido...

Então você roda o defrag, que pega todo esse espaço sobrando e torna disponível ao computador. Ele elimina os espacinhos vazios e joga lá pro fim do HD. Libera mais espaço em disco e ainda por cima o computador fica mais rápido. Lembro que questionei um técnico de informática: como essa organização toda deixa o computador mais rápido? E ele respondeu, naquele exemplo da gaveta de meias: Tente achar a sua meia preferiada no meio de uma gaveta desorganizada, que mistura meias novas com meias velhas, e que tem um monte de espaço em branco não aproveitado entre elas... agora imagine uma gaveta em que tudo já está separadinho... mais rápido não? Com o computador é a mesma coisa: depois do defrag, é mais rápido encontrar o dado que você procura.

Segue o artigo da Folha Online:

Windows tem utilitários para melhorar performance da máquina

O Windows já vem com ferramentas que ajudam a otimizar o desempenho. Dê uma olhada nas Ferramentas do sistema (Iniciar, Programas, Acessórios) e no Painel de controle (Iniciar, Configurações). Abaixo, alguns destaques:

Limpeza de disco - Remova arquivos desnecessários para liberar espaço. Em Ferramentas do sistema, selecione Limpeza de disco. Escolha a unidade de disco. Selecione os itens que deseja apagar e dê OK. Na aba Mais opções, você pode desinstalar programas e componentes do Windows e apagar pontos de restauração. Basta clicar em Limpar... e seguir as instruções. Atenção: para remover um componente do Windows, você deve deixar sua caixa de seleção em branco.

Desfragmentação - A fragmentação ocorre quando dados relacionados são divididos e gravados em diferentes partes do disco rígido, em vez de serem armazenados de forma contínua. Desfragmentadores servem para reorganizar esses dados em blocos seqüenciais, o que geralmente aumenta a velocidade do sistema. Abra o Desfragmentador de disco (em Ferramentas do sistema), escolha o disco e clique em Analisar. Caso necessário, clique em Desfragmentar.

Erros no disco - Analise o disco rígido e corrija erros. Abra o Meu computador, clique com o botão direito na unidade, Propriedades, aba Ferramentas, Verificar agora.... Selecione as opções e clique em Iniciar.

Visual - Pressione Windows+Pause/Break ou abra o item Sistema no Painel de controle. (No Vista, clique no link Configurações avançadas do sistema.) Clique na aba Avançado. Sob Desempenho, clique em Configurações. Quanto mais efeitos visuais você desabilitar, mais rápido o sistema tende a ficar.

Relatório de erros - Ao desativá-los, você deixa de enviar os erros à Microsoft. No XP, pressione Windows+Pause/Break ou abra o item Sistema no Painel de controle. Na aba Avançado, clique em Relatório de erros e selecione Desativar relatório de erros. No Vista, siga Painel de controle, Relatório de Problemas e Soluções, Alterar configurações, Configurações avançadas e Desativado.

Leia mais

RAFAEL CAPANEMA

da Folha de S.Paulo
EMERSON KIMURA
Colaboração para a Folha de S.Paulo

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: