terça-feira, 5 de agosto de 2008

Com a colaboração de todos, faremos um mundo virtual melhor (ou ganharemos alguns trocados)

por José Eduardo Machado Marcondes

Já não é de hoje que o fenômeno Wiki, a base da Web 2.0, chama a minha atenção. Aposto que nem os gurus do socialismo/comunismo imaginaram que algo assim poderia acontecer. Já perceberam o exército de pessoas trabalhando de graça que existem na rede virtual de computadores?

Hoje em dia todo mundo quer colaborar. Pense na enciclopédia eletrônica Wikipédia e você verá o que eu digo. Enquanto instituições de renome como Barsa e Larousse pagam fortunas a alguns poucos iluminados que ganham o direito de escrever sobre determinados assuntos e assim dividirem seu conhecimento com o mundo, a Wikipédia aos poucos consegue ganhar gredibilidade e seus artigos vão ganhando "peso". Tudo isso sem gastar um centavo. Isso mesmo, a Wikipédia, a enciclopédia livre que pode ser consultada de graça, também é abastecida com informações sem gastar nem um centavo.

Que dizer então do batalhão de pessoas envolvidas na pirataria de séries de tv e filmes? Pense que um indivíduo gasta tempo e recursos (o computador, o software, etc...) para assistir à sua série preferida na televisão, gravá-la, convertê-la em algum formato popular e fazer o upload para redes P2P como o uTorrent, por exemplo. Depois outra pessoa ainda vai lá, cria legendas e o resultado é que, poucas horas depois de um programa ir ao ar na TV, ele já está disponível a todos (com legendas) na rede mundial de computadores. Ninguém cobra nada pelo serviço. Ninguém paga nada para baixá-los nos computadores. Que mundo é esse?

Agora li na Folha Online que um jovem empreendedor, que fundou sua primeira empresa aos 14 anos e hoje aos 24 tem uma fortuna de 1,4 bilhão de dólares descobriu como usar essa força toda para lucrar algum... sem idéias para investir em novos produtos na empresa de "acessórios para iPod" ele pediu a ajuda dos internautas... o resultado foi que em 3 dias 3 mil pessoas participaram do projeto e ele lançou no mercado uma capa/chaveiro para o iPod Shuffle...

Meus caros, na era da informação estamos distribuindo o bem mais precioso de todos gratuitamente na internet. Quem tem conhecimento vale ouro. E quem sabe como encontrar esse conhecimento é milionário. "Culto é aquele que sabe aonde encontrar aquilo que não sabe" disse o sociólogo alemão Georg Simmel, uma frase que me norteia toda vez que sou pego querendo mais detalhes sobre algo que ainda não sei.

Divirtam-se com a Internet, meus caros jovens internautas. Esse terreno é nosso. Vamos usá-lo para absorver e gerar conhecimento. Bem vindos à era da informação.

Para saber mais:

"Garoto-prodígio" diz que em tecnologia "basta uma boa história"

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: