terça-feira, 5 de agosto de 2008

Empresa punida por Traffic Shaping nos EUA

Você sabe o que é Traffic shaping? Não sei se ocorre com você, mas eu tenho a leitura imediata quando começo a fazer um download direto de um site como Rapishare ou Megaupload no meu computador... é assim: observe o indicador de velocidade e o tempo que seu download vai levar... nos primeiros minutos aparece uma velocidade assustadoramente rápida e a previsão é de que eu vou receber meus arquivos em questão de minutos. Pouco tempo depois, a velocidade de download cai consideravelmente (às vezes pela metade), e o tempo de download aumenta (nem sempre na mesma proporção). Isso significa que alguém lá no meu provedor programou que downloads desse tipo terão a banda reduzida para que eu não use mais do que foi contratado no meu plano (tenho 600 Kbps no meu Ajato).

Pois bem, uma empresa nos Estados Unidos foi punida pelo FCC, o "Ministério das Telecomunicações" deles, por causa dessa prática. Na decisão, a Federal Communications Commission diz que o traffic shaping é anti-competitivo, além de uma verdadeira invasão na privacidade dos clientes. E a melhor notícia nessa história toda é de que o criador do protocolo TCP/IP, ou seja, o cara que inventou parte da internet, faz um pronunciamento em defesa dos heavy users (como eu), que fazem muitos downloads... ele diz como todas as letras que limitar a velocidade disponível é bobagem, o negócio mesmo é criar regras para garantir que, nos horários de menos utilização da rede, o usuário possa baixar seus arquivos livremente...

Acho que vou mandar uma cópia desse artigo lá pro Ajato da TVA.

Para saber mais:

Papa da internet propõe solução para congestionamento da rede

Operadora é punida por prática de traffic shaping nos Estados Unidos

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: