quarta-feira, 4 de junho de 2008

Qualquer informação da Web serve? - os jovens não identificam mais informação ruim

Os blogs transmitem informação. A qualidade da informação que eles apresentam é o usuário que determina. Um pode estar interessado em “desinformar” e a informação que ele julga errada é aquela que atende às suas necessidades e, portanto, de qualidade para o seu uso. A maioria deseja o inverso. Nessa disputa entra a informação certa e a errada, a informação com qualidade e sem qualidade, entra a questão da relatividade. A informação só poderá ser qualificada se houver a possibilidade de relacioná-la com algum dado ou informação. Se não houver a possibilidade de qualquer comparação ou relação não se pode adivinhar se a informação é certa ou errada. Se eu ler num blog que a população do Brasil é de 100 milhões de pessoas e em outro de que é 188,5 milhões, somente a partir de uma comparação/relação com outra informação será possível decidir qual a certa, assumindo o atributo confiabilidade importância relevante para essa decisão.”

Na entrevista "A web 2.0 é uma ameaça à cultura" na Revista Época, o pensador inglês que é um dos pioneiros da internet na Califórnia dos anos 90, Andrew Keen, faz coro aos avisos de que a falta de pano de fundo transforma os jovens em ingênuos consumidores de qualquer informação da Internet: “Não tenho problemas com a blogosfera se você ler o jornal antes. A blogosfera depende de a pessoa ser familiarizada com a mídia sofisticada. Se você está familiarizado com notícias, se entende como a tecnologia funciona, a blogosfera pode ser útil. Mas preocupa-me que, especialmente para os jovens, a blogosfera se torne uma fonte substituta de notícias. Eles acreditam em tudo o que lêem, então me preocupo que a blogosfera se torne forte numa sociedade em que as crianças não fazem a menor idéia de como ler “através” das notícias. Elas estão perdendo sua capacidade crítica. Você sabe que o The New York Times é pró-Israel e socialmente liberal. Sabemos que o The Wall Street Journal é editorialmente muito conservador. Não há jogos, é óbvio, você pode ler através. Em muitos blogs, não.”

· Índice do especial “A geração mais burra”

· Artigo completo Especial “A geração mais burra”

- ouça ou baixe a versão em áudio

1. A Internet cresce assustadoramente. Todo mundo quer acrescentar alguma coisa. Qualquer Coisa

2. Quem se importa em encontrar conhecimento na internet? Os jovens não!

3. Jovens desperdiçam tempo na Era da Informação com MSN, Orkut e blogs ao invés de conhecimento

4. Que é isso, professor? Os jovens estão ficando burros???

5. A cobra morde o próprio rabo, o excesso de informação prejudica o interesse pela informação

6. Com a falta de interesse pela informação de qualidade, os veículos de comunicação se concentram em dados irrelevantes

7. “Quem lê tanta notícia?” perguntou Caetano Veloso nos anos 60. Que diria hoje em dia???

8. A situação das empresas na era da informação – elas também sofrem

9. A angústia com velocidade da informação na internet vai piorar

10. Qualquer informação da Web serve? - os jovens não identificam mais informação ruim

11. Os jovens não querem mais saber de informação com qualidade

12. A web 2.0 empobrece a informação na internet

13. Mas, Professor Mark Bauerlein, talvez os jovens não sejam burros quanto o senhor diz

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Wagner Belmonte diz: