terça-feira, 3 de junho de 2008

Xereta: Google vigia a vida das pessoas

O Google está tendo problemas com o novo serviço, chamado de Street View, do Google Maps. São vistas panorâmicas que mostram imagens ao nível do chão em cerca de 30 cidades dos Estados Unidos. O problema é que, com isso, o site já revelou um cara saindo de um clube de striptease, por exemplo. Em março desse ano o Departamento de Defesa dos Estados Unidos proibiu o Google de oferecer imagens de bases militares americanas.

E agora a cidade de North Oaks, com 4.500 habitantes, perto de Saint Paul em Minnesota, exigiu que o Google retire as imagens do local do Street View. Eles acusam o sistema de ter invadido a privacidade dos moradores, que costumam inclusive restringir o acesso apenas a convidados, uma espécie de Alphaville, aqui em São Paulo.

"Não somos pessoas presunçosas tentando descobrir como manter o mundo longe", afirmou o prefeito Thomas Watson ao jornal local "Star Tribune". "Eles [o Google] realmente não tinham autorização para entrar em propriedade privada".

O conselho da cidade mandou uma carta ao Google em janeiro exigindo que a empresa retirasse as imagens do Street View e destruísse os arquivos, sob a ameaça de sofrer um processo por violação de privacidade.

Uma porta-voz do Google, Elaine Filadelfo, afirmou que as imagens de North Oaks foram removidas após a solicitação. Ela não soube informar se outras cidades no país tinham feito solicitações similares.

Para contornar o problema dos flagrantes como o do cara do strip-tease, o Google testa uma maneira de borrar o rosto das pessoas nas imagens, o que supostamente impediria que suas identidades sejam reveladas. Mas vem cá... se um conhecido seu, digamos... meio barrigudinho e tal... aparecer numa imagem dessas... adianta borrar o rosto? Você não seria capaz de reconhecê-lo?

Fonte: Folha Online

Para saber mais sobre o Street View:

No Google (em inglês)

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: