segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Por que sou contra a pirataria de Software

por José Eduardo Machado Marcondes

Ok, ok, atire o primeiro CD-Rom comprado no Stand-Center quem nunca cedeu à tentação de comprar por R$10,00 um pacote de softwares que resolver sua vida... entretanto, meus caros, tenho argumentos para dizer que acho que a ação de multar os lojistas que vendem software pirata não está errada. E, ao contrário do que possa parecer, ela não vai prejudicar os usuários de computador, muito pelo contrário! Como? Vou explicar...

O problema do software proprietário (aquele que a gente paga para usar) é que no Brasil ele é muito caro. Caro demais. Além de todas as questões de direitos autorais, existe um detalhe que encarece demais o programa original: o peso dos impostos. Esse não é um problema da indústria de software em particular, mas de toda a nossa economia em geral. (Compare os preços de produtos eletrônicos nos EUA e o preço no Brasil e você verá o peso de nossos impostos na conta final).

Descartado esse problema, para o qual não há solução simples (já que o presidente Lula até agora não mexeu uma palha pela reforma tributária), resta-me dizer aos caros internautas que, com meus parcos conhecimentos de economia, a tendência é que as ações anti-pirataria com o tempo façam cair o preço do software original no Brasil.

Em economia existe um conceito chamado ganho de escala, e é isso o que pode acontecer se todos nós, a partir de agora, começarmos a comprar software original. Com o tempo, vai ficando mais barato produzir para um mercado aquecido, os custos se diluem, os investimentos compensam e o resultado é queda no preço de revenda.

Eu, que sou cada vez mais entusiasta do software proprietário, só vejo vantagens em saber que em breve vai ser mais fácil ter apenas produtos originais na minha máquina. Quais as vantagens? Enumero algumas:

1. Suporte On-line e upgrade na maioria das vezes
2. Documentação completa e tutoriais
3. Software 100% livre de Adware, Spyware e outros Malwares que nos importunam


Espero estar certo sobre o futuro do software no Brasil. Apenas frisando o que eu disse no início do texto: não condeno ninguém que até hoje tenha caído na tentação comprar um piratão por R$ 10,00 ao invés de pagar fortunas por um software... mas imaginar que em breve poderemos todos pagar um preço justo por um produto de qualidade me anima. E eu começo a ter esperança na indústria de software no Brasil.

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: