sexta-feira, 25 de julho de 2008

Telefônica perde ao menos R$ 24 milhões com apagão de internet

A pane na rede da Telefônica, que deixou todo o Estado de São Paulo com problemas de acesso à internet no início de julho, vai gerar um prejuízo de R$ 24 milhões para a operadora, apenas com os clientes do Speedy. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (24) pela empresa, em balanço enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Em razão do problema, a companhia concordou em abater o equivalente a 120 horas (cinco dias) da fatura de todos os clientes do serviço de banda larga. A empresa admite a falha entre os dias 2 e 3 de julho --no entanto, clientes apontaram problemas ao menos até o dia 5.

"A conta do serviço Speedy contemplará uma redução equivalente a cinco dias ou 120 horas, cujo efeito na receita operacional de julho de 2008 é estimado em R$ 24 milhões", afirma a empresa, no balanço.

Nessa conta, não estão relacionados os problemas gerados em grandes empresas e órgãos governamentais, que também sofreram com a pane --pelo menos 3.500 grandes companhias sofreram com os problemas de conexão.

A Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) também quer ser indenizada pela pane. Telefônica e a Prodesp mantêm desde 2005 um contrato de R$ 250 milhões para manter a Intragov, rede de comunicação utilizada pelos órgãos do governo do Estado de São Paulo.

Para os consumidores afetados de forma indireta ou que sofreram outros tipos de prejuízo, a empresa se comprometeu a disponibilizar um um canal de atendimento específico para receber as reclamações, que deverão ser analisadas e respondidas em no máximo 15 dias.

da Folha Online

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