domingo, 20 de julho de 2008

O sucesso de redes sociais como o Orkut, o Facebook e o My Space é uma ameaça à segurança de redes corporativas

O sucesso de redes sociais como o Orkut, o Facebook e o My Space é uma ameaça à segurança de redes corporativas, avalia um estudo da Trend Micro.

Em empresas dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Japão, 19% das pessoas acessam redes sociais de seus PCs no trabalho.

A Trend Micro avalia que estes sites são mais perigosos que a média, por exibir conteúdo gerado pelos usuários e por permitir que crackers mascarem de forma mais criativa códigos maliciosos.

A empresa de segurança anotou, ainda 1,5 milhão de ocorrências ameaças em sites de web 2.0, como redes sociais e blogs, por mês este ano. Até o final de 2007, este número era 50% menor, diz a análise.

No Brasil a maioria das empresas já bloqueia o acesso do internauta a sites como o Orkut, mas os funcionários sempre arrumam um jeito de burlar a norma (com soluções tipo os sites que fazem proxy, uma maneira de acessar informações como se você estivesse em outro ponto da rede).

Claro que as empresas têm com o que se preocupar. Em tempos em que dados sigilosos são repassados a outros usuários via e-mail, imagine o estrago que um funcionário insatisfeito poderia causar se resolvesse usar a rede social para divulgar dados ou destilar seu veneno rancoroso no ambiente de uma rede social. Mas os riscos não param por aí. Sabendo que sites como o Orkut são terreno fértil para crimes cibernéticos, dá pra imaginar o que aconteceria se os computadores de uma empresa fossem utilizados para visitar comunidades de pedofilia, por exemplo. Qual administrador de rede aceitaria saber que o endereço IP fornecido para o trabalho está sendo mal utilizado por funcionários que visitam sites pornográficos ou sabe-se lá quais crimes cometem dentro do ambiente virtual da empresa? A preocupação procede e tem que ser levada a sério.

Além disso o próprio estudo da Trend Micro mostra que as redes sociais têm inúmeras ciladas para fazer o internauta infectar um micro. Já imaginou os danos causados por um vírus que se espalhasse por toda a rede?

Gostaria sinceramente de promover um debate sobre essas questões no Ctrl+Alt+Del All TV. Alguém aí conhece um bom administrador de redes que tope falar sobre o assunto?

Fonte:

Rede social ameaça empresas, diz Trend Micro - Plantão INFO

Technorati Marcas:

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: