domingo, 20 de julho de 2008

O que é uma rede de computadores doméstica:

Até recentemente, as redes domésticas eram domínio quase que exclusivo dos tecnófilos: a maioria das famílias ou não precisava ou não podia adquirir mais que um computador. Mas agora, um único computador não é mais suficiente para muitas famílias. Em um lar com vários computadores, uma rede caseira torna-se uma necessidade mais do que um brinquedo tecnológico.

Se estiver pensando em colocar os computadores da sua casa em rede, você tem várias opções para explorar. sobre os diferentes tipos de redes de computador domésticas, como elas funcionam e o que você deve saber se estiver planejando criar uma.

O que é uma rede doméstica?

Uma rede doméstica é simplesmente um meio para permitir que os computadores se comuniquem uns com os outros. Se você tiver 2 ou mais computadores em casa, uma rede permite que eles compartilhem arquivos, impressoras e a internet.

Os tipos rede doméstica:

Os dois tipos de rede doméstica mais populares são as redes sem fio (wireless) e Ethernet (cabo de rede TP). Em ambos os tipos, o roteador faz a maioria do serviço direcionando o tráfego entre os dispositivos conectados (ex: computadores, impressoras, Cdrom e etc).

Conectando os computadores a sua rede:

A maneira mais fácil e menos cara de conectar os computadores na sua casa é usar uma rede sem fio (wireless), que usa ondas de rádio em vez de fios. A ausência de fios físicos faz com que esse tipo de rede seja flexível. Por exemplo, você pode mover um laptop de cômodo em cômodo sem perder tempo com cabos de rede e sem perder sua conexão. A desvantagem é que as conexões sem fio são geralmente mais lentas que as conexões Ethernet.

Se você quiser construir uma rede sem fio, vai precisar de um roteador. Os sinais de um roteador sem fio se estendem por cerca de 30,5 metros em todas as direções, mas as paredes podem interromper o sinal. Dependendo do tamanho e da forma da sua casa e do raio de ação do roteador, você pode precisar adquirir um extensor de alcance ou repetidor para obter uma cobertura completa.

Você também vai precisar de um adaptador sem fio em cada computador que será conectado à rede. Você pode acrescentar impressoras e outros dispositivos à rede também. Alguns modelos novos têm recursos embutidos para comunicação sem fio. Você pode usar uma ponte de Ethernet sem fio para acrescentar recursos sem fio àqueles que não os têm.

Se decidir construir uma rede sem fio, vai precisar realizar algumas etapas para protegê-la (você não quer que seus vizinhos peguem carona no seu sinal sem fio). As opções de segurança sem fio incluem:

Wired Equivalency Privacy (WEP) (privacidade equivalente à rede com fio);

WiFi Protected Access (WPA)(acesso protegido Wi-Fi);

Endereço MAC (Media Access Control - controle de acesso à mídia).

Você pode escolher qual método (ou combinação de métodos) quer usar quando configurar seu roteador sem fio. Embora sejam fáceis e flexíveis, as redes sem fio não são para todos.

Algumas pessoas simplesmente sentem-se mais seguras usando uma rede com fio e outros têm a necessidade de transferir dados muito rapidamente. Em ambos os casos, uma rede Ethernet com fio é a melhor escolha. As redes Ethernet são mais rápidas que as redes sem fio e conseguem ser muito acessíveis. Todavia, o custo do cabeamento Ethernet é cumulativo: quanto mais computadores na rede e quanto

mais longe eles estiverem um do outro, mais cara será a sua rede. Além disso, a menos que você vá construir uma casa nova e instalar os cabos de Ethernet dentro das paredes, você verá os cabos correndo de cômodo em cômodo pela casa.

Se planeja conectar somente dois computadores, tudo o que vai precisar é de um cartão de interface de rede (NIC) em cada computador e um cabo para ligá-los. O cabo mais comumente usado é o UTP (cabo de par trançado sem blindagem de categoria 5) Se quiser conectar vários computadores ou outros dispositivos, você precisará de um equipamento adicional: um roteador Ethernet. Também vai precisar de um cabo para conectar cada computador ou dispositivo ao roteador.

Depois de reunir todo o equipamento, basta instalá-lo e configurar os computadores para que possam se comunicar uns com os outros. O que você precisa fazer exatamente depende do tipo de rede e do seu hardware. Por exemplo, se escolher uma rede Ethernet e seus computadores vierem com cartões de rede já instalados, tudo o que vai precisar fazer é comprar um roteador e cabos e configurar os computadores para usá-los. Independentemente do tipo que você escolher, os roteadores, adaptadores e outros hardwares que você comprar devem vir com instruções de configuração completas.

O que é um Roteador?

Roteadores são equipamentos especializados que enviam suas mensagens aos seus destinos, por meio de milhares de caminhos, ou seja, ele cria uma rota para que a sua mensagem chegue ao destino.

Conectando um roteador à sua conexão internet de modem DSL (Digital Subscriber Line) de Dial-up (Telefônica-Speedy) ou modem a cabo (Net-Virtua), você também pode permitir que múltiplos computadores compartilhem uma conexão com a Internet. Muitos roteadores novos combinam a tecnologia sem fio e a Ethernet e incluem um firewall (parede de fogo) para hardware.

Se você for conectar sua rede à Internet, precisará de um firewall. O firewall é simplesmente um programa ou dispositivo de hardware que protege a rede de usuários maliciosos e sites ofensivos. Muitos programas de firewalls bloqueiam (por padrão) todas as informações que entram e pedem a sua permissão para deixar a informação passar. Dessa maneira, o firewall consegue descobrir que tipos de informação você permite entrar na sua rede.

Proteção de sua Rede Doméstica:

Devemos sempre pensar em proteger nossas informações e nossos computadores em rede, principalmente estando acessando a internet em nossa rede doméstica, para isso, podemos contar com alguns programas de Anti-Virus (protege contra vírus) e programas de Anti-Spyware (protege contra espiões na rede).

Existem excelentes programas pagos mensalmente e bons programas gratuitos pela internet, a saber:

Programas Pagos:

- Inoculate, McAfee, Norton, e outros

Programas Gratuitos:

- AVG, Avast, Spyboot e outros

Para saber mais:

Consultoria Doméstica

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: