sexta-feira, 13 de junho de 2008

Avô cria navegador de web para neto autista

Taí uma iniciativa muito legal. John LeSieur trabalhacom software e percebeu que os computadores não estavam preparados para crianças autistas como o neto dele, Zackary, de seis anos de idade. A grande oferta de atividades nos computadores pessoais confundiam o menino, que frustrado, jogava o mouse longe.

O avô então procurou na internet ferramentas on-line que pudessem audar o menino autista, mas não encontrou nada. Insatisfeito com o resultado, ele criou pessoalmente um programa para crianças autistas. Claro que o soft foi apelidado de Zac Browser, em homenagem ao neto.

O programa está disponível de graça para quem estiver interessado. (http://www.zacbrowser.com/). O sistema simplifica a tarefa de usar o computador, ao bloquear o carregamento de vários sites, impedir o acesso a materiais violentos, de conteúdo sexual, etc... e apresenta algumas opções de sites com jogos educacionais, músicas, vídeos e imagens divertidas, como um aquário virtual, por exemplo.

Ao utilizarem o navegador de LeSieur, as crianças selecionam as atividades clicando em ícones maiores que os normais, como uma bola de futebol para jogos e uma pilha de livros para histórias. O Browser Zac também configura a tela para barrar propagandas e outros tipos de distração que eventualmente surgiriam diante do usuário.

Fonte:

Folha Online

3 comentários:

Eduardo Marcondes disse...

COMENTEM!!!

Anônimo disse...

Então é bom criar programas com Zac Browser, para as crianças para que não vejam sites improprios. Traduzindo combatendo a rede de pedofilia.

glamour girl disse...

Com um tantinho de atraso vou deixar minha opinião: eu acho super válido usar a tecnologia+net como meio de inclusão social de portadores de necessidades especiais. Já vi inclusive vários programas que facilitam a comunicação dessa população, como o sistema bliss por exemplo.
Se te interessar esse assunto tem uma turma fera na USP que trabalha com isso.
Bjo grande,
GG

Wagner Belmonte diz: