terça-feira, 27 de maio de 2008

Use a voz sobre IP e tenha um telefone em seu computador

Ok, admito que, como pessoa que ama a tecnologia, demorei muito, mas enfim aconteceu: comprei um bom fone de ouvido com microfone por R$ 15,00 no Extra perto de minha casa, instalei no computador e pesquisei na internet para descobrir qual o melhor serviço de voz sobre IP.

A edição deste mês da Info Exame me ajudou muito, porque na reportagem especial "Guia do Escritório Antenado" eles divulgaram uma tabela com os testes que fizeram com os principais serviços de voz sobre IP. Estão quase todos lá: NET Fone, Skype, Vono, TMais e VoIP Fone. Todos com notas dos jornalistas que testaram, qualidade do serviço e preços das ligações. Curioso que eles não tenham testado o serviço do próprio Universo On Line. Na comparação das tarifas pelas ligações, foi o que apresentou os menores valores.

O resto foi fácil. Em poucos instantes, baixei o programa que faz as ligações, coloquei o mínimo necessário de créditos pagos via cartão de crédito e pronto: eu já tinha um telefone no meu próprio computador, pronto para chamar quem eu quisesse.

É curioso que o nome "Voz sobre IP" pode assustar quem não está acostumado com a tecnologia, ou quem já viu aquelas experiências desastrosas do princípio da internet. No serviço que instalei aqui em casa, o sistema se comporta exatamente como um telefone convencional, sem nenhuma diferença. Inclusive, até o momento, não percebi nenhum tipo de distorção, ruído ou atrasos nas conversações.

O mais interessante, que eu não identifiquei nos outros serviços, é que pagando uma pequena taxa, eu ganhei direito a um número de telefone UOL, que toca direto no meu computador. E mais: eu pude escolher, em uma tela de fácil configuração, qual era o "código DDD" do meu novo número. Significa que, se eu quisesse, poderia ter instalado um número virtualmente em outra cidade, para que as pessoas possam entrar em contato comigo pagando o preço de uma ligação local.

Em resumo, é o seguinte: por R$ 15,00 eu instalei um novo aparelho de telefone aqui em casa. Viva a tecnologia! Porque é que eu não fiz isso antes???

Para saber mais:

UOL Voip

Vale a pena trocar o telefone fixo pelo IP?

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: