segunda-feira, 26 de maio de 2008

Educação a distância tem crescimento de 571% entre cursos superiores com ajuda da Internet

A oferta de cursos superiores de EAD (Educação a Distância) cresceu 571% entre 2003 e 2006 -- o número passou de 52 para 349. A participação destes alunos no universo dos estudantes passou a ser de 4,4% em 2006, sendo que, um ano antes, essa participação representava 2,6%, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

A Diretora da Unisa Digital, Maria Alice Pereira, entrevistada do Ctrl+Alt+Del desta segunda feira, confirma o crescimento vertiginoso da educação a distância no Brasil, mas ressalta que daqui para frente os números devem estabilizar e o desafio agora é melhorar a qualidade. " A Unisa Digital nesse histórico já está desde 99 percorrendo o caminho da educação a distância. É claro que vários percalços, tanto tecnológicos quanto o preconceito da academia, fizeram com que tivéssemos alguns entraves". Segundo ela, as notas dos alunos de ensino a distância no último Exame de Desempenho dos Estudantes (Enade) começam a mudar o olhar que se dá a esta modalidade no Brasil. Segundo o Inep, os estudantes do ensino a distância obtiveram uma pontuação superior à dos alunos dos cursos convencionais em 7 de 13 graduações - entre elas Matemática, Biologia, Física e Administração - avaliadas no último Exame de Desempenho dos Estudantes (Enade). Nos outros 6 cursos avaliados, dos quais se destacam Letras, História e Geografia, as notas foram semelhantes.

Internet

A Internet pode ser a explicação para o aumento significativo no interesse pelos cursos a distância. Em janeiro, segundo pesquisa IBOPE//NetRatings, o número de internautas residenciais ativos chegou a 21,1 milhões em janeiro deste ano, um crescimento de 50 por cento em comparação ao ano anterior. E o Brasil lidera o tempo médio de navegação, com 23 horas e 12 minutos por pessoa no mês, à frente de países como a França, que marcou 21 horas e 38 minutos, dos Estados Unidos, que cravou 20 horas e 39 minutos, e da Austrália, que registrou 19 horas e 13 minutos em janeiro.

Maria Alice Pereira destaca que a educação a distância ganhou muito com a internet "No Brasil a modalidade existe há mais de 60 anos e a internet traz um ganho grande na educação a distância. Hoje você consegue ter informações imediatamente, com uma vasta gama de ferramentas que foram desenvolvidas para educação a distância. Temos a comunicação entre o professor e o aluno simultaneamente de forma síncrona, que são os chats, o bate-papo para tirar duvidas, e temos as ferramentas assíncronas, em que você propõe atividades, discussões em fóruns, novos materiais de reconhecimento, hiperlinks em que você pode levar para novas informações e cada vez mais o conhecimento é acessível muito facilmente".

a Coordenadora do Curso de Comunicação Social, Publicidade e Propaganda da Unisa Digital, Júlia Lúcia de Oliveira Albano da Silva, lembra que os programas de computador disponíveis no apoio aos educadores também evoluíram muito. "Os softwares que são utilizados nos portais das universidades que oferecem ensino a distância são mais amigáveis e propiciam ao aluno fácil interação. Hoje a gente tem o aluno muito mais voltado pra cultura digital, cultura da internet. Mesmo se ele tiver dificuldade inicial com a linguagem digital de internet, essas plataformas auxiliam o aluno a interagir e utilizar essas ferramentas."

Fonte:

Número de internautas ativos no Brasil cresce 50% em um ano - Uol Tecnologia

Para saber mais:

Ouça entrevista sobre ensino a distância

Unisa Digital

Educação a distância - Democratização da Educação Aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Educação a distância - Perfil do aluno - Aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Educação a distância - Perfil do professor - Aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Educação a distância - Metodologia da Unisa Digital - Aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Educação a distância tem crescimento de 571% entre cursos superiores com ajuda da Internet - Aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Ensino a distância - características - Aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Ensino a distância - números Brasil - Aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Associação Brasileira de Ensino a Distância - Aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Ensino a distância - O Estado de S. Paulo

Educação a distância - Especial Folha Online

   

1 comentários:

marcia adriana disse...

Fico feliz q o ensino a dist. esteja tomando esse rumo, eu mesma quero entrar em um ainda este ano. Contudo, ainda tenho muito receio de ser vista com inferioridade na hora de procurar emprego. O preconceito ainda existe e infeliz/te por parte de muitos professores desenformados. Isso é trágico, visto q a educ a dist, além de ter qualidade, elimina o problemas terrível de locomoção q enfrentamos hj nas grandes cidades, encurta distâncias e sem falar q sai mais barato.É urgente q se aumente o apoio a educ à dist.
Abç!

Wagner Belmonte diz: