quarta-feira, 28 de maio de 2008

A Internet DEIXA AS PESSOAS MAIS BURRAS?


Mark Bauerlein, que tem sido criticado na imprensa e por internautas, diz que prevalecem na web linguagem pobre e "recreações adolescentes"

"O ataque começa já no título. É a "geração mais estúpida", anuncia "The Dumbest Generation" (Tarcher, 272 págs.), lançado nos EUA há duas semanas, em referência a quem nasceu em algum momento das últimas três décadas.
A razão para tal epíteto, ainda mais controversa, é explicitada no subtítulo: "Como a era digital embasbaca os jovens americanos e põe em risco nosso futuro. Ou, nunca confie em ninguém com menos de 30".

Às já bastante vilanizadas telas de TV e de videogames o autor Mark Bauerlein junta as telas de computadores e de celulares como as responsáveis por jovens "superficiais", incapazes de lembrar (e de dar importância a) fatos históricos.

"Eles praticamente não lêem. Com toda a informação disponível on-line, como nunca antes na história, eles preferem dedicar uma quantidade inacreditável de tempo a vasculhar vidas alheias e a expor as suas próprias em redes de relacionamento como o Facebook e o MySpace", diz Bauerlein, 49, à Folha, por telefone, de Atlanta, onde dá aulas de inglês na Universidade de Emory."

Assinante da Folha de S. Paulo, leia o artigo completo de RAQUEL COZER na Ilustrada desta quarta-feira.

Para saber mais:

A Geração Mais Estúpida - Jovens estão mais burros? - aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

A Geração Mais Estúpida - O que é burrice de fato? - aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

8 Motivos Pelos Quais Esta É A Geração Mais Burra - aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Especialista discorda de críticas à internet e vê "progresso" - Folha Online

Google faz mal ao Cérebro? no blog Contraditorium

programa Ctrl+Alt+Del todas as segundas-feiras, às 15h00, pela ALLTV!!! www.alltv.com.br

4 comentários:

equipe O Paracetamol disse...

Não é a internet que deixa as pesoas burras, ela é um reflexo da sociedade. Se a sociedade é burra, a internet torna-se burra.
A quantidade de informações e texto que circula pela rede faz com que as pessoas leiam muito, diferentemente da tv que basta vê. Na verdade, eua cho que é estímulo à leitura, agora se o autor do livro quer questionar a qualidade da leitura aí são outros quinhentos, como se diz aqui em Fortaleza.
Acho que um assunto interessante a ser discutido seria o das pessoas que buscam informações na internet sobre doenças e chegam no consultório e conseguem compreender o que o médico diz.

Eduardo Marcondes disse...

Pois é, as pessoas tem um mundo à disposição na rede. Podem fazer o que elas quiserem. Quem quiser material para se ilustrar tem. Quem quiser bate-papo, redes sociais... tem também!

E viva a diversidade!!!

Mami disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mami disse...

Positivo é a interatividade entre as pessoas e possibilidade de se manter informado na hora do acontecimento.

O fator negativo é que as pessoas, os universitários e estudantes jovens no caso, usam as vantagens da internet para concretizar o fato de "emburrecimento das novas gerações", que nasceu com o surgimento das novas tecnologias.

Através do Control C + Control V, os jovens deixam de explorar as bibliotecas e o seus próprios livros da prateleira para fazer seus trabalhos escolares com mais facilidade.

Elas não estão enganando a seus professores e pais, mas sim a si mesmos no crescimento intelectual. Infelizmente para eles, infelizmente para o nosso futuro planeta.

É uma das "doenças" do novo século.

Wagner Belmonte diz: