segunda-feira, 26 de maio de 2008

Ensino a distância - características

A participação da Internet no ensino a distância

O ensino a distância, via computador, existe há apenas cerca de dez anos. “Iniciativas como o Telecurso, exibido pela TV, por exemplo, são bem mais antigas do que isso, mas, quando se fala em Educação a Distância hoje, pensa-se em internet”, pondera Vani Kenski, diretora da Abed e docente da Universidade de São Paulo (USP).

Alguns programas são inteirinhos ministrados com a ajuda do micro. Nesse caso, o aluno participa de chats e fóruns e tira dúvidas por e-mail ou programas de troca de mensagens instantâneas (MSN). A interação com o professor pode se dar ainda por meio de webcam. A EAD se baseia também em videoconferências, por meio das quais o estudante tem o conteúdo ou parte dele apresentados em um canal de TV, em fi tas VHS ou em DVDs.

No modelo mais comum, algumas aulas acontecem em um pólo de ensino, onde há bibliotecas e laboratórios e tutores, como são chamados os responsáveis pelo ensino. É no pólo também que são feitas as avaliações. Muitas instituições montam currículos envolvendo mais de uma dessas ferramentas.

Na EAD, o aluno recebe apostilas pelo correio ou lê textos em área específica na internet. “Ele pode começar a aula já tendo feito uma análise crítica do conteúdo que será apresentado. Por isso, também o docente tem de repensar a maneira como trabalha em um ambiente virtual”, explica Vani, da Abed (leia o quadro abaixo).

Professor diferenciado

Algumas características são bemvindas para quem pretende trabalhar em ambiente virtual. Vani Kenski, diretora da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), destaca três delas: conhecer bem a tecnologia, ter domínio de metodologia específi ca para ensino a distância e se comunicar bem com os alunos. “É por isso que nem sempre um bom professor presencial se sai bem com uma turma a distância.” Em classe, há um tempo predeterminado para dar conta de conteúdo específi co. Numa classe virtual, não – uma aula pode se estender por uma semana inteira ou mais, com interações freqüentes dos alunos via chats, fóruns e e-mails. Isso exige não apenas disponibilidade de tempo mas também foco para que os alunos não se dispersem em conversas paralelas ou fujam do tema. Vale lembrar que quem leciona na EAD não dispõe de ferramentas tradicionais para chamar a atenção da turma: aumentar o tom de voz e utilizar os gestos, por exemplo, não é possível na maior parte das modalidades de ensino on-line. Por isso, se ele não planejar bem as estratégias que vai usar, corre o risco de ter altos índices de evasão. O aluno de uma classe presencial pode até ter pudores em deixar um professor falando sozinho, mas, se uma atividade a distância não for interessante, ele se desconecta. Literalmente.

Questão de qualidade

Apesar do crescimento da oferta de EAD, ainda há um certo preconceito com relação a esse tipo de curso. A legislação, contudo, não faz distinção no que se refere aos certifi cados nas modalidades presencial e a distância. “Essa informação nem precisa constar no diploma”, afi rma Wilson Azevedo, professor de EAD na Aquifolium Educacional, em Parnamirim, no Rio Grande do Norte, que ministra cursos em parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro, entre outras.

VANTAGENS DO CURSO A DISTÂNCIA

Estudar em universidades distantes de casa.

Planejar o próprio horário.

Interagir com o professor por meio de e-mail, programas de mensagens instantâneas (MSN), chats e fóruns.

REQUISITOS PARA SER UM BOM ALUNO

Conhecer informática.

Ser disciplinado para estudar sozinho.

Planejar a rotina para participar das discussões com os demais alunos.

Fonte:

Revista Nova Escola

Para saber mais:

Educação a distância - Metodologia da Unisa Digital  Aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Educação a distância - Perfil do aluno - Aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Educação a distância - Perfil do professor - Aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Educação a distância tem crescimento de 571% entre cursos superiores com ajuda da Internet - Aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Ensino a distância - características - Aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Ensino a distância - números Brasil - Aqui no blog Ctrl+Alt+Del All TV

Associação Brasileira de Ensino a Distância

Ensino a distância - O Estado de S. Paulo

Educação a distância - Especial Folha Online

 

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: