quinta-feira, 22 de maio de 2008

Saiba o que escrever em um blog

Que coisa fascinante o Google Analyitics! Ele me informa que as pessoas estão vindo ao meu blog pelo Google depois da seguinte pergunta: "o que escrever em um blog?".

Andei lendo muito material sobre o assunto, adorei as dicas do blosque.com sobre a definição de um nicho em primeiro lugar. Quem procura escrever um blog deveria ter, na minha opinião, uma visão bem clara sobre qual ou quais assunto(s) lhe interessa(m) mais divulgar. Como jornalista, penso que não precisa ser necessariamente um tema que você domine, mas PRECISA ser um tema no qual você terá PRAZER em se aprofundar. Mesmo que o tema escolhido seja o seu cotidiano, suas histórias, sua vida!

Para arranjar assunto para o seu blog é preciso pesquisa. Muita pesquisa. É preciso tempo. Disposição. Vontade. Vou dar um exemplos concreto:

Você decidiu fazer um blog sobre cachorro:

a) Em primeiro lugar, crie uma pastinha no seu "favoritos" sobre o tema e mão à obra: vá ao Google e procure por revistas especializadas no assunto. Leia tudo o que puder sobre o tema. Estude. Pense. Ponha-se no lugar de um dono de cachorro. Depois, com o mesmo espírito, visite os sites sobre o tema. Veja como são feitos. O que existe de legal? O que existe de ruim? Por que são legais ou ruins? O que você faria de diferente? Por último, pesquise a "concorrência". Existem outros blogs sobre cachorros? O que andam dizendo? Como abordam o assunto?

b) Em segundo lugar, é preciso "viver" o tema. Tem um cachorro? Leve-o ao parque... observe o que o faz feliz num passeio. Anote. Observe os outros cachorros e seus donos. No que são iguais ao seu cão? No que são diferentes? Anote. Tudo isso é material para escrever. Leve-o ao veterinário. Seu cachorro é daqueles que entendem aonde estão indo? Fica com medo? Ou encara numa boa? Tudo isso é assunto. E acredite: rendem excelentes histórias. Duvida? Desde que o Walcyr Carrasco escreveu sobre o cachorro que ele tinha, que estava doente, choveram cartas pra redação comentando. E desde aquele dia, tanto ele quanto o Ivan Angelo escrevem regularmente sobre seus bichos

Para ter inspiração, é fundamental ler os bons escritores. Leia crônicas e contos. Sugiro Fernando Sabino, Rubem Braga, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos. Leia o pessoal da Vejinha que citei aí acima. Você vai ver como eles têm o dom de transformar as cenas simples do cotidiano em belíssimas histórias.

Divirta-se!

Para saber mais:

Como escrever bem um blog

A arte de escrever bem na Internet

Como afugentar seus visitantes
Meu jeito "hedonista" de escrever blogs
Os caça-paraquedistas

Post anterior: Vai, Massa, parte 4: olé!

Próximo post: Por que um blog acaba?

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: