sábado, 24 de maio de 2008

Assista sua série preferida pela internet

DANIELA ARRAIS, da Folha de S.Paulo, divulga hoje reportagem falando sobre o trabalho dos fãs dos seriados americanos. Segundo o texto, assim que um episódio é exibido nos Estados Unidos, alguém (lá, provavelmente) prontamente se mobiliza a gravar e enviar para a internet, normalmente por meio dos Torrents no formato AVI. Em sites como o http://www.mininova.org/ são disponibilizados os arquivos. Em três dias, o torrent mais popular com um episódio da série pode ultrapassar os 300 mil downloads.

Outros usuários ficam responsáveis pelas legendas em português, que normalmente são disponibilizadas no Legendas.TV. O que mais me impressionou no artigo foi o depoimento abaixo:

Irreversível

"O interesse dos fãs pelos seriados é positivo, na opinião de Paulo Barata, diretor do Universal Channel --o canal pago exibe séries de sucesso, como "Heroes" e "House". "É muito bom que a gente lide com um produto que gera esse tipo de fidelidade, que esteja associado a um conteúdo pelo qual as pessoas façam esse esforço", diz. "

Comentário

Acho fantástico que um executivo do próprio canal fale com naturalidade da questão dos seriados distribuídos livremente entre usuários da internet. Enquanto a Polícia Federal promete blitz contra os sites de legendas no Brasil, as produtoras parecem já ter percebido que a prática só aumenta o interesse dos fãs das séries. Eu mesmo estou viciado em Criminal Minds, por exemplo. Graças à internet, eu comecei a assistir desde o primeiro capítulo e passei dias "trancado" até chegar aos episódios atuais, que já estão na terceira temporada. Nesse ponto a internet é imbatível. Quanto tempo eu teria que esperar até que uma produtora fizesse um acordo com os estúdios americanos para lançar o box com a série no Brasil?

Graças aos arquivos na rede, já podemos assistir nossas séries preferidas com os capítulos em ordem, do primeiro ao último, em seqüência. Não ficamos mais escravos da programação desencontrada dos canais à cabo, que nem sempre seguem a seqüência correta dos episódios. E estamos livres mais ainda de assistir às séries pela TV aberta, que costumam desrespeitar totalmente a ordem dos episódios, além de mudanças repentinas no horário da grade que dificultam acompanhar o programa.

Para saber mais:

Fãs se articulam para ver séries de TV no computador

Legendas na internet: será o fim?

0 comentários:

Wagner Belmonte diz: