quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Férias

Durante as minhas férias, KAKO ANDRADE estará no comando do programa Ctrl+Alt+Del todas as segundas-feiras, às 11h00. Até outubro !!!

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

No ar novo blog sobre jornalismo

Olá,

Queria convidar vocês a conhecerem meu novo blog, que montei no Wordpress. É um blog sobre as principais notícias dos jornais com comentários, quando pertinentes. Agradeceria a participação de vocês. É só clicar no link abaixo:

Eduardo Marcondes no Wordpress

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Vendas pela internet sobem 45% no País no 1º semestre

As vendas por meio da internet no Brasil cresceram 45% nos seis primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2007, totalizando R$ 3,8 bilhões. Os dados foram divulgados hoje pelo o e-bit, instituto de pesquisas sobre comércio eletrônico, e pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net). Segundo o relatório WebShoppers, o aumento do número de usuários conectados e as facilidades nos meios eletrônicos de pagamento alavancaram as vendas.
O número de consumidores na internet atingiu 11,5 milhões de pessoas no primeiro semestre, alta de 42% na comparação com os seis primeiros meses do ano passado. "As facilidades de pagamento parcelado e a queda de preço dos computadores fizeram com que o comércio eletrônico tivesse um crescimento relevante no ano por conta da entrada de novos consumidores na web, principalmente da classe C", afirmou o diretor-geral do e-bit, Pedro Guasti.

De acordo com a pesquisa, o porcentual de consumidores com renda familiar de R$ 1 mil a R$ 3 mil realizando compras na internet encerrou o semestre em 38%, ante 32% de 2001. Enquanto isso, as pessoas com renda de até R$ 1 mil foram responsáveis por 8% das transações, ante uma participação de 6% em 2001. "A classe C é a que vem apresentando a maior freqüência nas compras pela internet, principalmente de informática", explicou Guasti.

Já o nível de satisfação com o mecanismo de venda oferecido pelas lojas na internet ficou em 86% de janeiro a junho, contra 78% registrado em 2001. "Os consumidores estão derrubando os medos e as restrições que tinham em fazer suas primeiras compras pela internet. E a tendência é de crescimento contínuo, já que depois da primeira experiência o internauta percebe as vantagens, como melhores preços", afirmou o presidente da camara-e.net, Manuel Matos.
O valor médio de gastos em cada compra online apresentou um incremento de 9% de janeiro a junho, para R$ 324,00. Entre os produtos mais adquiridos via web estão livros, com uma participação de 17% sobre o volume de pedidos, seguidos por informática (12%), saúde e beleza (10%), eletrônicos (7%) e eletrodomésticos (6%).

Fonte:
Da Agência Estado

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Como uma empresa pode aproveitar os blogs de forma positiva

SÃO PAULO – Os blogueiros não devem se preocupar em construir um império para disputar com os gigantes da comunicação.

Essa é a opinião do publicitário Wagner Martins (conhecido também pelo apelido de Mr. Manson), sócio da agência Espalhe Marketing de Guerrilha e criador do site Cocadaboa , que se apresentou no Seminário INFO de Redes Sociais, realizado na segunda-feira (18).
Martins fez uma analogia da blogosfera com a torre de Babel. “Um povo cheio de cultura se descobriu poderoso e decidiu construir uma torre para se igualar a Deus, mas cada grupo falava uma língua diferente”, ilustrou. Na opinião de Martins, o cenário é de descentralização, em que muitos escrevem para poucos.

Para conquistar a blogosfera e utilizá-la como mídia, as empresas devem fornecer conteúdo de relevância para os blogueiros, acredita Martins. “Se você oferecer dinheiro para um blogueiro publicar algo sobre sua empresa, estará forçando uma conversa que ninguém quer ter”, diz. “Encare sua empresa como um fornecedor de conteúdo, comporte-se como sempre tivesse que fazer um show”, recomenda.

Para ter um conteúdo relevante, é preciso oferecer um bom conteúdo e um bom relacionamento com o leitor, segundo Martins. Enquanto a mídia tradicional oferece um conteúdo de qualidade, não consegue ter um bom relacionamento como os blogueiros profissionais. “É preciso repensar e expandir o conceito de RP.

Não basta falar com celebridades, imprensa, clientes, é preciso gerar assunto, conversar e convencer as pessoas”, disse.

Blogueiros e “dinossauros”

A imprensa tradicional (que Martins chama de forma bem humorada de “dinossauros”) e a blogosfera podem viver em harmonia, na opinião do publicitário. “Não adianta tentar diminuir a mídia de massa, que nos une como sociedade”, disse.

Por outro lado, Martins observa que a mídia de massa comunica, mas não mobiliza ou convence como a blogosfera, que atinge nichos. “Sites de nicho não são aqueles que interessam a poucas pessoas, é uma toca de coelho onde eu posso ir fundo no assunto”, compara. Por isso, Martins acha que o nicho deve alimentar a mídia tradicional com assuntos, para que esses assuntos possam chegar à grande audiência.

Martins contraria a idéia de que não há blogs bons na mídia tradicional. “Juca Kfouri, Paulo Henrique Amorin e Marcos Mion estão entre os maiores blogueiros do Brasil”, disse. “Eles entenderam a descentralização e perceberam que podem falar diretamente ao público, sem passar por um editor.

Fonte:
Kátia Arima, da INFO

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

O mundo pós-moderno

(...) Seja lá qual for o nome dessa coisa, seus elementos estão por toda parte. Ela é bem visível no mundo fashion, em que a moda deu lugar ao "estilo"; na estética, em que o que é considerado "belo" varia conforme o tempo e lugar; na música eletrônica, em que a composição e a regência se fundem... um exame um pouco mais dedicado e a encontramos em raves, novas drogas, "ficar", antidepressivos, anfetaminas, energéticos, MDMA, encasulamento, culto ao corpo, networking, comunidades virtuais, blogs, fotologs, sistemas de mensagens instantâneas via comutador e celular, P2P, MP3, games, LAN houses, MMORPGs, pirataria, open sourcing, CreativeCommons, wikis, transgênicos, orgânicos, iPod, iTV, TiVo VoIP... um pequeno vacilo e surge uma nova tendência, uma coisa de nerd vira cult e se você não sabe do que se trata, já era.

(...)

Hoje o "velho" é quem não usa as "novidades" e as compara com os "bons tempos". Ele pode ser qualquer um, incluindo eu ou você. Não se espante, isso é uma excelente notícia. O que separava as gerações - períodos de 30 anos, acredite - nos anos 60 era a resistência às novidades. Hoje, qualquer um com vontade de aprender e abertura para o novo é, tecnicamente, jovem. Por mais que as academias de ginástica e empresas de cosméticos tentem provar o contrário. (...)

Leia o artigo completo

"O Pós-Moderno" por Luli Radfahrer

Obra coletiva feita pela internet será lançada na Bienal do Livro

O "Livro de Todos" --que integra a campanha de divulgação da 20ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e foi idealizado pela agência DM9DDB-- concentra em um projeto a grande palavra-chave desta edição do evento: envolvimento.
Com o objetivo de aproximar o público, especialmente o jovem, da leitura e da escrita por meio da internet, o projeto de criação coletiva feito na internet, recebeu 14 mil acessos em um mês --entre 16 de maio a 16 de junho.
Segundo a assessoria da Bienal, que começa hoje no Pavilhão de Exposições do Anhembi (zona norte da cidade), o lançamento da versão impressa do "Livro de Todos" vai contar com diversas sessões de autógrafo e a presença dos participantes envolvidos na publicação. O lançamento ocorrerá em diferentes momentos dos 11 dias de programação do evento.
No período em que esteve aberta a contribuições, a obra coletiva recebeu 362 textos que resultaram em mais de 257 mil caracteres distribuídos nas 43,5 mil palavras e 1.411 parágrafos que compõem a história.
Com o primeiro capítulo feito pelo autor Moacyr Scliar, a narrativa é composta por 18 capítulos e foi escrita por 173 "autores-participantes". Entre as dezenas de anônimos, escritores famosos emprestaram seu nome à iniciativa como Roberto Shinyashiki e o vencedor do Prêmio Jabuti, Menalton Braff.
A assessoria da Bienal informa ainda que todos os textos enviados foram avaliados, selecionados e editados por uma comissão da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo sob supervisão do jornalista Almyr Gajardoni. A edição e a impressão também foram feitas pela empresa.

Fonte:
Folha Online

Para saber mais:
Livro coletivo ou "O Maior Livro do Mundo"

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Advogado é preso por falsificar perfil no Orkut

Um advogado de Florianópolis (SC) está preso por ter falsificado o perfil de duas pessoas em uma página de relacionamentos na Internet. Guilherme Stinighen Gottardi, 26, é acusado de criar profiles difamatórios de uma colega de trabalho no Orkut - em que ela aparece nua em montagens fotográficas - e do noivo dela, apresentado como homossexual no site.

O acusado vai responder por falsidade ideológica, cuja pena pode ser de um a três anos de prisão, mais multa.Gottardi e a vítima trabalham em uma agência do Besc (Banco do Estado de Santa Catarina). Em 2007, o noivo dela registrou um boletim de ocorrência em razão da criação de um perfil no Orkut em que aparecia como gay. A polícia passou a vigiar usuários de cafés e lan houses da cidade. "Começamos a monitorar e fazer serviço de inteligência, levantando os suspeitos", explica o investigador da Polícia Civil, André Silveira.Em seguida, foi criado um perfil da garota, cujo nome é Juliana, em que seu rosto aparecia em fotos pornográficas.

Há duas semanas, um outro profile foi produzido, no qual constava que ela era funcionária do Besc e falava mal de outras colegas.Novamente, foi registrado boletim de ocorrência e, na quarta-feira, no início da noite, Gottardi foi preso em flagrante em uma lan house, quando atualizava os perfis. Ele foi detido portando um CD com fotos e informações das vítimas.

O trabalho de investigação foi feito com o apoio da direção do Orkut. Mesmo assim, o investigador André Silveira afirma que é complicado apurar delitos virtuais deste tipo. "A polícia não está preparada e não há lei envolvendo crime na Internet, o que complica a investigação. É ruim também o contato com o Orkut. Não há telefone de contato", reclama.

O pai da garota vítima da difamação estava junto com os policiais no momento da prisão do advogado. Ele afirmou que vai processá-lo por danos morais e pedir reparação de danos morais. O CD com as fotos e informações será analisado por profissionais do IGP (Instituto Geral de Perícias) de Santa Catarina.

Luiz Nunes Especial para o UOL De Florianópolis (SC)

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Blogueiros protestam contra falso 'rosto bonito' de Pequim

PEQUIM - Na quarta-feira, os blogueiros estavam enfurecidos diante da decisão da China de usar na cerimônia de abertura da Olimpíada de Pequim uma menina bonita como cantora, mas com a voz dublada por outra menina cujos dentes são tortos.

Muita gente diz que se sente trapaceada por um dos momentos mais tocantes da elogiada cerimônia de abertura ter sido forjado. "Eu francamente acredito que isso seja repelente. Sério, são crianças de sete e nove anos de idade! Tão jovens!", escreveu uma adolescente furiosa de Nova York em seu blog.

Lin Miaoke, 9, foi elogiada por seu belo desempenho mas os organizadores admitiram na quarta-feira que ela era apenas uma substituta fotogênica para a verdadeira cantora, Yang Peiyi, rejeitada para aparecer diante das câmeras devido à sua aparência. "Acho triste que eles tenham arruinado uma cerimônia de outro modo tão maravilhosa com essas falsificações", outro blog argumentava. "Ou seja, vamos esquecer de Pequim 2008. A melhor abertura continua a ser a de Sydney 2000. Eles não viram necessidade de usar imagens alteradas em computador para impressionar o mundo", afirma o texto.

Os organizadores também admitiram que a cerimônia de abertura transmitida "ao vivo" incluía imagens de fogos de artifício gravadas com antecedência. Uma busca por blogs no Google mostra quanta confusão essas decisões estão causando. A reação primordial é uma mistura de indignação e espanto. "Aparentemente, a menininha cuja voz eles usaram, Yang Peiyi, não era bonita o bastante.

Foi considerado ruim para a China mostrar uma menininha com o dentes tortos", se queixava um blog. Hollywood já foi culpada de algumas decisões semelhantes no passado --tanto Audrey Hepburn em "My Fair Lady" quanto Natalie Wood em "West Side Story" foram dubladas pela cantora Marnie Nixon. Os blogs aceitam essa prática, mas um deles comentou que "existe algo de basicamente errado --não existe outra palavra-- quanto a rejeitar uma criança por ter os dentes tortos".

As autoridades chinesas foram acusadas de querer controlar demais os jogos. "A China quer a Olimpíada como palco que mostre uma imagem perfeita ao mundo, e a perfeição era claramente um objetivo da deslumbrante cerimônia de abertura", escreveu um blog.

PAUL MAJENDIE - REUTERS

terça-feira, 12 de agosto de 2008

O Google é uma empresa do setor de mídia?

Digite "buttermilk pancakes" (panquecas de leite de manteiga) no Google, e entre os primeiros três ou quatro resultados da busca você terá um link para uma detalhada receita completa com a foto de uma esplêndida pilha de panquecas de um site chamado Knol, que pertence ao Google.

Para o Google, o Knol é visto como o lugar onde os especialistas poderão compartilhar seu conhecimento em uma grande variedade de tópicos. Espera montar uma espécie de enciclopédia online a partir das contribuições de dezenas de indivíduos. Mas enquanto a Wikipedia é editada coletivamente e sem anúncios, os contribuintes do Knol assinam seus artigos e têm controle de edição sobre o conteúdo. Podem escolher se vão colocar anúncios, vendidos pelo Google, em suas páginas.

Leia o artigo completo no blog do jornalista Wagner Belmonte

Fonte:
New Media (New York Times)
Miguel Helft
publicado no Estadão.com.br

Orkut na torcida brasileira durante as olimpíadas



A rede social Orkut, do Google, lançou um layout temático para os Jogos Olímpicos. Com o slogan "Time Brasil: um só grito, um só coração", a rede social mais popular do país disponibilizou uma interface em verde e amarelo que pode ser ativada com um clique.
Após logar no sistema, basta apertar a estrela amarela que fica na parte superior da tela, ao lado do e-mail do usuário. Para voltar ao layout tradicional, em azul, é preciso fazer o mesmo caminho.
Conforme dados do Ibope/NetRatings, o Orkut teve em maio 16,1 milhões de usuários únicos em ambiente residencial no Brasil. O país é o que tem mais pessoas cadastradas no portal (54%), seguida pela Índia (17%) e Estados Unidos (15%).

da Folha Online

Wagner Belmonte diz: